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Descubra como o web design pode te ajudar a converter mais

Já reparou que um site bem estruturado nos leva a fazer ações sem perceber? Intuitivamente vamos navegando e de repente… compra efetuada com sucesso!

Se isso já aconteceu com você, pode apostar que a empresa investiu em design para conversão de site. Essa estratégia vai muito além da aparência, ela pode impulsionar o crescimento das buscas, dando um excelente ranqueamento no Google.

Um design com foco em resultados, usa estratégias para que o usuário permaneça mais tempo na página, o que, consequentemente, aumentam as chances de vendas. Entenda, neste post, o poder que o design tem em seu site um aliado para o aumento das vendas. 

Quer aumentar as conversões e deixar seu site com design incrível? Nós, da Studio Visual temos o prazer de te ajudar nesse desafio.

 

Design Para Conversão de Site

 

Conteúdo:

 

Estratégias de web design e UX que aumentam sua conversão

A fusão entre estratégias do marketing digital com web design e técnicas de UX são armas poderosas para aumentar a conversão de seu site. 

Portanto, se quer entender como essas estratégias podem ajudar o seu negócio, veja, a seguir táticas assertivas para ampliar as vendas do seu negócio online.

 

  • 1. Desenvolva um layout responsivo: um site responsivo é essencial para uma boa navegação. Ou seja, o usuário pode acessar o site de diversas telas diferentes. Desktop, tablet ou celular, por exemplo. Porém, ele precisa ter uma boa experiência em todos os lugares. Por isso,a importância de se investir em um layout responsivo.

 

layout responsivo

 

  • 2. Seja mobile first: geralmente os sites eram feitos primeiramente na versão desktop e, depois disso, adaptados para a versão mobile. Mas, atualmente isso mudou, seu site é feito primeiro na versão mobile, para só depois ser adaptado ao desktop.
  • 3. Faça testes sempre: verifique se as ferramentas que incluiu em seu site estão funcionando. Faça testes desktop e mobile para conferir se todos os campos, além dos links e áreas do seu site, estão funcionando corretamente.
  • 4. Faça o monitoramento dos resultados: para verificar se as estratégias UX estão dando certo, é preciso acompanhar os resultados. Portanto, é importante que seu site seja atualizado de acordo com as necessidades do usuário e tendências UX.
  • 5. Simplifique os processos: para uma melhor usabilidade do seu site, é preciso que todas as etapas por quais o usuário irá passar sejam simples. Além disso, um bom exemplo é dar a opção do usuário se logar em seu site usando as redes sociais, assim, evita que ele fique preenchendo muito formulários. 
  • 6. Garanta que as informações estão claras e precisas: mensagens objetivas melhoram a navegação, além disso certifique-se de que as descrições não estão confusas.
  • 7. Garanta a conversão em múltiplos devices: uma boa tática de usabilidade é possibilitar que o usuário possa salvar os produtos no carrinho e não perder essas informações caso troque o acesso via celular ou desktop. 
  • 8 Evite elementos de distração do cliente: informação demais irá sobrecarregar seu cliente, e pode até acabar distraindo-o em relação a que veio fazer ali. Acima de tudo, lembre-se que um UX estratégico irá conduzir o usuário a fazer alguma ação com foco em resultados.
  • 9. Use adequadamente o Call to Action: pode parecer uma técnica simples, mas os botões de CTA (que são as chamadas para a ação) devem ser um elemento interativo no seu site, que irá gerar leads e, na mesma linha, aumento de vendas. Portanto, eles precisam se destacar, ser objetivos e convidar o usuário a querer apertá-lo. Para isso, é necessário que estejam posicionados de maneira estratégica ao longo do texto.

 

Call To Action

 

  • 10. Dê liberdade de escolha para o usuário: nenhum cliente gosta de se sentir pressionado a tomar alguma ação. Por isso, o seu site deve ser estruturado de maneira que ofereça liberdade para seu cliente tomas as decisões por conta própria. 
  • 11. Peça e ofereça feedback para o usuário: ter o feedback do usuário é muito importante para medir como foi a experiência dele em seu site. Essas pesquisas servem para monitorar como está a usabilidade do cliente.
  • 12. Acesso ao cadastro de e-mail deve ser sempre acessível: é importante ter um campo onde o cliente possa cadastrar seu e-mail para receber mais conteúdo. Além disso, é interessante observar que um bom formulário fortalece o relacionamento da empresa com o cliente.
  • 13. Respeite a hierarquia das informações: uma interface funcional deve manter os padrões da plataforma, de modo que o usuário faça essa identificação facilmente. Como resultado, ele encontrará o que deseja mais rapidamente.
  • 14. Evite conteúdos extensos sem necessidade: conteúdos muito longos sem que haja necessidade para isso assusta qualquer um. Lembre-se que seu site deve ter uma interface limpa e objetiva.

 

Elementos importantes de design para conversão

Há alguns elementos de usados pelos designers que são importantes ferramentas para a conversão do seu site.  Confira quais são e como elas podem auxiliar no crescimento de usuários e vendas do seu negócio online.

  • Espaçamento: um layout com um design limpo e simples facilita a leitura para os usuários, certificando-se de que ele encontre com facilidade o que deseja na página em que estiver. Vale ressaltar que espaços em branco transmitem a sensação de leveza.
  • Navegação intuitiva: uma interface amigável e intuitiva proporcionam uma melhor experiência ao usuário. Ele irá conseguir, portanto, encontrar o que deseja em seu site com mais facilidade.
  • Botões: há diversos tipos de botões que é possível inserir em seu texto, os CTA, botões primários, secundários, aqueles chamados de Ghost Buttons, botões com ícones, etc. É importante que eles estejam bem caracterizados, inseridos nos locais onde os usuários esperam encontrá-lo. Para promover uma comunicação efetiva e que forneça um feedback de interação, por exemplo.
  • Imagens: sabe aquele ditado: uma imagem vale mais que mil palavras? Então, em primeiro lugar, as imagens possuem uma linguagem universal e, em segundo lugar, são excelentes aliadas para promover uma boa navegação. Explore melhor o uso das fotos, mas, vale frisar que elas devem transmitir a mensagem certa, ser relevante para o contexto, capturar a atenção do usuário e ter um tamanho adequado para todas as telas e plataformas.

Imagens 

  • Web fonts: a tipografia é uma parte integrante e poderosa no design. A escolha das fontes podem influenciar de maneira negativa ou positiva para quem está navegando em seu site. Elas devem, portanto, facilitar a leitura e interação do usuário com o seu site. 
  • Branding: uma marca que oferece uma experiência diferenciada tem mais chances de conquistar o maior número de clientes. Um UX alinhado com o Branding proporcionam expectativas aos usuários, e se superadas, os clientes não passam a comprar a marca, mas sim a ideia da sua empresa.
  • Cores: a escolha errada das cores pode ser prejudicial para o seu site. Por isso, escolha e use cores pertinentes, investindo na combinação certa. Use a psicologia das cores para estimular a emoção que você quer que o usuário sinta quando estiver navegando em seu site. Além disso, faça uso das cores da sua empresa em seu site.

cores

 

Por que o design UX e UI é importante para o sucesso do meu site?

Sabe aquele site que você começa a navegar e quando vê passou um bom tempo ali? Então, certamente a equipe de design que desenvolveu o site fez um ótimo trabalho.

Já deu para notar que a estrutura de um site, o layout, imagens e outros recursos não são meros detalhes para a aparência, eles podem ajudar significativamente nas conversões. 

Mas, quer saber como? Veja a seguir algumas  tendências de UX e UI que proporcionam uma experiência completa ao usuário e que ajudam no aumento das conversões:

  • Influência na credibilidade da marca: um site desorganizado, pouco intuitivo e de difícil navegação fazem com que os usuários percam a vontade de ficar na sua página, consequentemente, afetando a credibilidade da marca. Um site com UX e UI bem estruturados tem o poder de transformar usuários em clientes fidelizados.
  • Aumenta a taxa de conversão de novos clientes: quando um site de vendas é criado, umas das primeiras dúvidas que nos vem à mente é: como aumentar o número de vendas? O UX e UI são algumas estratégias utilizadas para fazer esse número crescer. Certamente, a experiência do usuário enquanto navega em seu site é um fator decisivo para a compra.
  • Aumenta o tempo de sessão dos acessos: um site agradável de navegar, responsivo e intuitivo aumentam as chances do usuário ficar mais tempo navegando nas páginas do seu site. Consequentemente, isso faz com que cresça a rentabilidade do investimento. 
  • Diminui a taxa de rejeição: se seu site oferecer uma experiência ruim ao usuário, ser confuso ou de difícil navegação, dificilmente será convidativo para a permanência do usuário, levando-o a abandonar o site. 

 

Agência para design UX e UI do seu site

Deu para perceber que utilizar o UX e UI para encontrar soluções para deixar o seu site mais agradável, fácil de navegar e com uma boa usabilidade e ainda conseguir converter mais não é tarefa fácil, não é mesmo? 

Ou seja, se quer que seu site se destaque, é altamente recomendável que contrate um profissional qualificado para isso.

 

Como a Studio Visual pode ajudar você

A Studio Visual é uma agência especializada em WordPress e que conta com uma equipe altamente qualificada para estruturar seu site a partir do zero, focando sempre em soluções para sua empresa se distinguir entre as concorrentes.

Seu negócio estará em boas mãos durante todo o projeto. Irá contar com profissionais que irão desenhar projetos digitais capazes de transformar a experiência do usuário em seu site em  conversões de vendas.

Entre em contato com um dos nossos profissionais!

Como a Studio Visual pode ajudar no Design de conversão

 

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