Importância do UX Design para o e-commerce

UX Design para o e-commerce
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 14 de setembro de 2023

Entenda como a experiência do usuário pode ser decisiva para o sucesso do seu negócio

Você sabia que o E-commerce e UX Design devem andar juntos?

Com o avanço das tecnologias e seu uso cada vez maior no cotidiano das pessoas, as compras online vêm crescendo continuamente.

Isso significa que sites voltados para o e-commerce precisam estar antenados com as necessidades e mudanças de comportamento dos usuários.

Todo mundo que faz compra online quando vê uma promoção em um site, acaba vendo várias outras parecidas. Hoje em dia não basta apenas oferecer ofertas incríveis. Acima de tudo, é preciso entregar uma experiência positiva e satisfatória.

É aí que entra o UX Design no e-commerce. Um site que se baseia em estratégias voltadas na experiência do usuário, vai criar um ambiente que faça com que ele navegue em sua loja virtual de maneira espontânea e efetue a compra facilmente.

Esse é o primeiro passo para não só vender mais, mas fidelizar o consumidor à sua marca.  

Está pronto para potencializar o design do seu site? Vamos lá! E, se quiser fazer isso agora, fale com nós da Studio Visual.

 

Importância do UX Design para o e-commerce

 

Conteúdo:

 

Qual a importância da experiência do usuário no e-commerce?

Segundo a pesquisa feita pela Adobe, 38% dos usuários que fazem compra online abandonam o site porque o layout e as fotos não são atraentes. E 39% dos usuários também abandonam o site porque as imagens não carregam.

Esses fatores estão atrelados ao UX. A experiência do usuário é o que vai definir um fluxo de compra mais efetivo, prático, rápido e seguro

 

Por que devo investir em UX no meu e-commerce?

O UX vai cuidar de todos os aspectos relacionados aos sentimentos dos usuários ao acessarem o seu site, não é apenas uma questão de estética. 

Por isso, é importante pensar na disposição dos produtos, e em categorias e subcategorias bem ordenadas. Dessa maneira, será mais fácil para o usuário encontrar o que ele quer e navegar de forma mais objetiva pelo site.

Mesmo com um fluxo de compra bastante eficiente, o mais importante da experiência do usuário no e-commerce é o ROI (Retorno Sobre Investimento, na tradução).

Esse é um cálculo feito para saber se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com um investimento feito. 

Portanto, com uma boa usabilidade no site, a tendência é o ROI do e-commerce ser positivo, já que ele provavelmente irá aumentar o número de conversões dentro do site. Isso significa investir menos e ter um lucro maior na sua empresa.  

 

Como é a jornada do usuário no e-commerce?

Até mesmo os consumidores mais impulsivos não entram por acaso em um site e compram qualquer coisa que aparecer pela frente. Todo consumidor passa por alguns processos antes de finalizar a compra.

É o que nós chamamos de jornada do usuário. Ela começa ainda quando ele está pesquisando no Google e descobre que precisa de um produto X, tem o seu primeiro contato que com o seu site, descobre que em sua loja tem o que ele procura, considera a compra e, por fim, decide comprar.

Ou seja, a jornada começa na busca por um produto. De modo geral, para que o cliente finalize a compra é fundamental se atentar para as seguintes pontos:

  • Apresentação do produto e como pode resolver o problema do cliente. Isso pode ser feito na rede social, por exemplo, com um post patrocinado no Facebook ou uma ação nos stories do Instagram. 
  • Quando o cliente entrar no site, ele deve ser influenciado pelo fluxo de compra que você montou para ele. 
  • Ele deve achar o produto facilmente e navegar tranquilamente até colocar no carrinho.
  • O mais importante é a segurança. O cliente deve estar se sentindo seguro na hora de colocar os dados pessoais e o pagamento
  • Após isso, deve ser garantida uma entrega eficaz. Rápida e de forma humanizada. 
  • Uma dica é pensar em uma embalagem personalizada e com um recado para ele. Essa é uma maneira dele se fidelizar com sua marca. 

Além disso, é importante ressaltar que cada tipo de e-commerce possui suas peculiaridades. Então, essa jornada pode sofrer algumas mudanças dependendo do produto que vende. O fundamental é que a experiência seja positiva. 

 

Jornada do usuário

 

Vantagens de UX para e-commerce

O design produzido com estratégias UX pode oferecer um leque de vantagens muito maior do que um tema pronto que não leva em consideração a jornada do usuário. Ou seja, o lucro da sua empresa pode crescer com essa estratégia muito bem aplicada. 

Desse modo, veja a seguir todas as vantagens que um design nesse formato pode proporcionar ao seu negócio. 

  • Aumento da taxa de conversão: mais clientes irão entrar na sua loja e efetuar compras;
  • Divulgação espontânea: as pessoas irão fazer propaganda boca a boca sobre o seu comércio digital. Uma boa experiência gera satisfação e, portanto, o usuário  irá recomendar o seu produto para outras pessoas, de forma genuína.
  • Fidelização do cliente: uma vez que o cliente compra e tem uma excelente experiência, a tendência é que ele compre novamente. 
  • Satisfação do consumidor: sendo bem atendido e com um produto de qualidade em mãos, você terá um cliente muito satisfeito. 

 

Como é aplicado o UX na prática?

Sabendo que o UX é uma estratégia de design pensada no consumidor, quais os benefícios para o negócio? Como ele será aplicado na prática? São questões que certamente você deve estar se fazendo nesse momento.

Desse modo, para te ajudar com essas dúvidas, confira quais são os principais motivos para investir em User Experience e como as estratégias podem ser empregadas dentro de um projeto.  

  • Usabilidade do site: É fundamental para uma boa navegabilidade que a navegação seja rápida e, acima de tudo, ofereça segurança no momento que o usuário estiver acessando sua loja. 
  • Acessibilidade: disponibilizar as informações e conteúdos do site para qualquer tipo de usuário, de maneira segura e autônoma. Desse modo, independente se o usuário tem algum tipo de deficiência, necessidades específicas, ou até mesmo se não tenha muito contato com o mundo digital, é fundamental que ele consiga ter acesso a tudo no site.  
  • Arquitetura da informação: as informações precisam estar bem estruturadas dentro do site. Além disso, é preciso ter cuidado com as informações, se o cliente perceber que o conteúdo é cópia ou está desatualizado, isso vai afetar a credibilidade do seu negócio. Por isso, certifique-se de que as informações estão completas e atualizadas. Sem falar que é preciso ter um menu bem organizado, onde o usuário encontre todas as categorias e subcategorias.
  • Informações sobre a empresa e produtos: uma área onde o usuário possa conhecer a empresa, a visão e os valores da marca. Assim como as informações do produto.
  • Proximidade com o cliente: humanize a relação com o cliente. Mesmo sendo um e-commerce, mostre que ele pode contar com a sua marca e que se tiver qualquer problema, terá todo o amparo necessário para uma boa compra. Um bom exemplo são empresas como a Magazine Luiza e a Netshoes, que quando uma compra é efetuada, o cliente recebe mensagens informando todas as etapas do seu pedido. No entanto, essas mensagens são tão humanizadas que dão a impressão que não são automáticas e oferece muita proximidade, mas de maneira muito profissional.
  • Check-out: área do site com informações de compra, inserção de informações pessoais e do cartão. Ofereça um checkout claro e ágil. Por isso, lembre-se que nesse momento o cliente deve se sentir seguro para incluir seus dados.
  • Canal de contato: caso o cliente tenha algum tipo de problema, disponibilize um canal de contato eficiente e que realmente ajude o consumidor quando ele precisar. 
  • Uso de botões atraentes e chamativos: a inserção de botões podem ajudar o cliente a comprar o produto de maneira mais rápida e fácil. Dessa maneira, esse pode ser um recurso valioso para atrair o usuário. 
  • Tamanhos de tela: o usuário não acessa o e-commerce apenas por uma plataforma. É preciso pensar em telas para smartphone, tablet e PC. Ele pode começar vendo seu produto pela rede social no celular, e efetuar a compra pelo computador, por exemplo. Portanto, em todos esses lugares, o site precisa entregar uma boa experiência. 
  • Testes A/B: uma excelente ferramenta de teste. Duas versões do mesmo site, porém, com sutis diferenças. Avalie qual deles mais agrada o cliente. Dessa forma, essa é uma maneira de ver, na prática, como o usuário de comporta dentro do site.   

 

Como a Studio Visual pode ajudar no desempenho do seu negócio?

Se está querendo montar um e-commerce ou dar uma nova cara para o seu negócio, saiba que a Studio Visual possui uma equipe de designers e desenvolvedores especializada em experiência de usuário. 

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Nós iremos fazer uma análise do seu projeto e apresentar as melhores soluções para seu e-commerce entregar uma ótima experiência para seu cliente. Vem conversar com a gente! 

 

Conte com a Studio Visual

 

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