fbpx

Saiba como o Style Guide auxilia no desenvolvimento do design do seu projeto

No começo do projeto é praticamente impossível que você já tenha todas as telas que serão usadas, por exemplo. Também não tem como prever se o seu app irá crescer ou mudar ao longo do tempo. Certo?!

 E aí que entra o UI Style Guide. Ele irá manter a coesão de todos os estilos e formas que serão utilizados na interface. Facilitando no trabalho dos designers e desenvolvedores, para que estejam alinhados e de acordo com os padrões visuais da empresa.

Por isso, ele é importantíssimo para manter a consistência ao longo do projeto. Além de auxiliar o desenvolvedor a aplicar esse estilo no código, entre outros benefícios.

Quer saber mais sobre como o guia de estilo ajuda no projeto? Acompanhe o artigo e descubra a importância de manter um padrão visual da sua empresa.

 

Style Guide

 

Conteúdo:

 

Quando usar UI Style Guide para desenvolver um projeto?

É importante ter em mente que é a partir do UI Style Guide que será definido os padrões a serem seguidos durante o projeto. 

A depender do tamanho do projeto é fundamental que ele tenha, pelo menos o básico, como as cores principais, botões (e quais tipos serão usados), estilos dos formulários, hierarquia tipográfica, além de elementos da navegação

Se for um projeto muito simples, de apenas uma landpage para capturar e-mails, não há muita necessidade, portanto, de um Style Guide. 

Em suma, todo projeto grande precisa de um Style Guide. Através do guia de estilo de interface do usuário ajuda a melhorar o UX, documenta o estilo e oferece manutenção ao longo do projeto. Aqui na Studio, criamos um Style Guide em todos os nossos projetos.

 

Benefícios em criar um Style Guide

Já pensou se no meio do projeto você notar a necessidade de aumentar a equipe? Introduzir esse novo designer no ritmo e estilo da empresa pode ser algo demorado. 

Portanto, um Style Guide vai ajudar a esse novo membro a seguir o projeto com o mesmo design e utilizar os componentes que estão documentados.

Além disso, mesmo que o UI Style Guide possa parecer algo trabalhoso, ele é muito importante para o desenvolvimento de um produto. 

Para esclarecer, se ainda tem alguma dúvida se vale a pena criar um guia de estilo a cada projeto, separamos os principais benefícios de usar um.

  • Determina um padrão visual: o Style Guide possibilita que seja exposto diferentes tratamentos, mesmo que parecidos para os elementos de uma interface;
  • Aumento da velocidade no desenvolvimento: com tudo documentado, o time envolvido no projeto acaba trabalhando mais rápido e de maneira mais eficaz, por exemplo;
  • Garante criar todos os componentes fundamentais: o Style Guide vai possibilitar que os componentes utilizados na interface sejam contabilizados. Além disso, ainda que precise acrescentar algum componente novo, já se tem uma base para que não pareça que esse item foi adicionado de última hora.
  • Ajuda no planejamento de diferentes dispositivos: nem sempre é possível criar o design responsivo de imediato. Como resultado, a equipe de criação pode recorrer ao Style Guide para analisar quais os componentes que são mais fáceis de serem convertidos ao responsivo.

 

Como deve ser a apresentação do Style Guide?

Um bom Style Guide deve ser apresentado de maneira muito clara para que todos os envolvidos no projeto entendam as informações. Ou seja, exatamente como um manual funciona. 

Além disso, se ele for muito confuso ou prolixo, pode correr o risco de que nem todos consigam entender com clareza.

Para esclarecer, selecionamos alguns princípios para garantir consistência no entendimento de como será o projeto. 

  • Layouts simples: os layouts precisam ser limpos, organizados e legíveis. Portanto, não se deve incluir muitas informações visuais. 
  • Instruções concisas: não use textos muito longos nos layouts. Além disso, os parágrafos devem ser curtos, é construa frases concisas, use tópicos, se necessário. Além disso, dê preferências às imagens no lugar das palavras.
  • Informações de uso (transições, animações, etc): prefira fazer uso dos recursos visuais. Forneça, portanto, exemplos que demonstrem claramente o cenário e o caminho adequado a seguir.

 

O que deve conter no guia de estilo para o desenvolvimento do projeto?

Há alguns componentes que devem entrar no seu Style Guide para auxiliar em todo o desenvolvimento do produto.

Com ele você terá todas as informações seja acerca da tipografia, paleta de cores, etc. Esses itens são importantes, acima de tudo, para manter a consistência no projeto

Em suma, são todos os elementos que compõem o projeto, os espaçamentos e as nomenclaturas que deverão ser utilizados. Confira quais são os componentes cruciais de design nos guias de estilo da interface do usuário:

 

  • Paleta de cores

A paleta de cores deve seguir a identidade visual da empresa, caso tiver. Além disso, é importante também propor variações de acordo com as aplicações.

 

Paleta de cores

 

  • Esquema de tipografia

A tipografia define boa parte do seu site. Por isso, é essencial definir a hierarquia tipográfica:  H1, H2, H3 e assim por diante. 

Aqui também entra o tamanho do texto e a escolha da tipografia e da cor devem oferecer maior legibilidade,  espessura da linha, espaçamento entre caracteres, parágrafos, palavras em destaque, links… Tudo isso entra, portanto, na questão da tipografia. 

 

  • Grid

O grid vai definir os espaçamentos, os elementos de um layout e também para o design responsivo. Ou seja, vai apontar onde estarão o conteúdo e outros elementos, como fotos e gráficos no layout.

 

  • Gráficos e ícones 

Esses elementos irão ajudar na organização do conteúdo apresentado. Em outras palavras, sua função é promover o equilíbrio visual entre os componentes. Os ícones precisam ter boa visibilidade e ser de fácil entendimento.

 

  • Botões

Os botões são elementos muito importantes para a interação dos usuários. Portanto, no Style Guide devem estar especificados os tamanhos, estilos, cores, posicionamento, espaçamento e elementos tipográficos. 

 

Botões

 

 

  • Cards

As informações em boxes e imagens, como chamada para um post, vídeo ou conteúdo também devem estar documentadas. Além disso, as imagens precisam ter as informações de  largura e a altura para que fiquem alinhadas com os outros elementos.

 

  • Navegação

É fundamental ter a caracterização dos elementos de navegação pelo site.  Ou seja, todos os menus e links, qual o tamanho da fonte, se tem ícone junto ao menu, sub-menu, alinhamentos, cores de fundo e da fonte, peso das fontes, etc.

 

  • Layout responsivo e versões mobile

Deve estar documentado os layouts de interface que serão usados no mobile. Você pode incluir notas ou exemplos dos espaçamentos, preenchimento e o posicionamento.

 

Como a Studio Visual pode ajudar no desenvolvimento do seu projeto

Quer que o seu projeto saia do papel e ganhe vida? A Studio Visual vai ter o prazer em realizar seu desejo.

Estamos no mercado há mais de 15 anos e contamos com equipes qualificadas em design e TI que irão atuar de maneira conjunta no seu projeto para entregar sempre o melhor.

Converse com a gente, que iremos traçar um plano para que o seu projeto seja desenvolvido da maneira mais eficiente.

Studio Visual Style Guide

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

Leave a Reply