Estivemos no Facebook F8 – conferência para desenvolvedores do Facebook – na edição de 2018 para acompanharmos as novidades dos principais serviços da empresa. O evento aconteceu entre os dias 1 e 2 de maio, onde destacou a inovação e a responsabilidade quanto à criação de novas ferramentas na empresa.

Embora ainda seja um momento delicado para o Facebook – após as denúncias sobre o uso irregular dos dados de seus usuários  -, os números ainda são surpreendentes. No último ano, por exemplo, foram mais de 300 mil bots ativos por mês. O WhatsApp chegou a um número expressivo de 65 bilhões de mensagens enviadas por mês.  Ficamos surpresos!

Mark Zuckerberg iniciou o F8 com um discurso sobre a importância de que as ferramentas criadas pela empresa devem ser utilizadas apenas para o bem. Logo em seguida, vieram as as apresentações das novidades para os serviços do Facebook.   

 

Novidades para o Facebook anunciadas no F8

Limpar histórico de navegação

Uma das principais novidades anunciadas pelo Facebook durante o evento é que agora será possível limpar todo o seu histórico de navegação da rede social. É similar ao que vemos disponível em navegadores de  web e garante que você possa impedir que o Facebook colete esse tipo de informação.

É um recurso que mostra o quanto a empresa está disposta a reverter as acusações sobre políticas de privacidade. Prova disso é que o Facebook anunciou que o objetivo é trabalhar em parceria com especialistas em privacidade de informações e alunos de políticas públicas.

Ainda não há data confirmada para o lançamento, mas acredita-se que estará disponível na rede social já nos próximos meses.  

Dating – Um novo aplicativo de paquera

Vai ter Tinder no Facebook, sim! O Dating é o novo aplicativo de relacionamento e paquera anunciado pela empresa no F8.  O grande diferencial do App é que a rede social irá aproveitar os dados de cada usuário. Isso parece um pouco polêmico… mas vamos entender como vai funcionar.  

Os principais destaques do aplicativo estão ligados à privacidade e à discrição dos usuários do Facebook. Será possível criar um perfil totalmente diferente – separado da rede social. Ou seja, seus amigos não podem acompanhar suas atividades no aplicativo. A parte mais curiosa é que usuários que têm em seu perfil “Relacionamento Sério” – exceto relações abertas ou não-monogâmicas – não podem criar uma conta.

O Facebook não anunciou uma data oficial para o lançamento do aplicativo, mas acredita-se logo a novidade já estará no ar.

Upvote e Downvote

Outro importante recurso anunciado pelo Facebook no evento é a nova interação entre usuários, o “Upvote” e “Downvote”. O recurso permite classificar os tipos de comentários na rede social – se é de boa ou má qualidade. Essa interação não será como um “não curti”, pois seu objetivo é saber se determinados comentários contribuíram para uma discussão de forma construtiva.

Segundo o Facebook, o recurso é uma forma de melhorar a qualidade dos comentários em publicações com grande engajamento.

Acredita-se que estará disponível nos próximos meses.  

 

O que a rede social Instagram vai ter de novo?

Durante o F8, o Facebook anunciou também novidades para o Instagram – um dos principais aplicativos da empresa. O foco agora é melhorar a interação dos usuários na rede social e explorar mais os tipos de conteúdo e recursos de vídeo.

Uma das novidades é o AR Studio, que agora permite criar diferentes filtros e recursos criativos a partir da realidade aumentada. Segundo seus desenvolvedores, a ideia é garantir aos seguidores novas experiências como forma de conteúdo.  

Além disso, agora será possível realizar vídeo-chamadas nos chats do aplicativo. Esse tipo de recurso já estava disponível para o Messenger e WhatsApp, e agora está atrelado ao Instagram Direct. As vídeo-chamadas podem ser feitas entre 2 ou mais pessoas. Ao que tudo indica, a novidade será lançada já nas próximas semanas.  

Stories

Vamos falar sobre as novidades para o Stories do Instagram, que agora ganha um novo recurso: compartilhamentos nos aplicativos de serviços streaming. Os usuários podem publicar em seus stories as músicas que estão ouvindo no Spotify. Não será mais necessário fazer um screen da tela do celular para publicar no Instagram.

Novo explorar

Por fim, um novo design para a função Explorar do Instagram foi anunciado. A versão agora conta com abas para descobrir novos conteúdos no aplicativo e será personalizado para cada usuário – de acordo com seus interesses e seguidores. O recurso estará disponível no aplicativo já nas próximas semanas também.  

 

Tem novidades para o WhatsApp também

Novas funcionalidades para o principal aplicativo de mensagens do Facebook foram anunciadas também. Agora, será possível realizar vídeo-chamadas nos grupos, que permite conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Outra novidade que já percebemos nos stories do Instagram são os stickers. Agora, o WhatsApp passa a ter adesivos divertidos além dos emojis.

 

Oculus Go – A grande aposta do Facebook

O que recebeu grande destaque no F8 foi o lançamento do Oculus GO, que será a aposta da empresa para os próximos anos. O óculos foi desenvolvido para suportar aplicativos e jogos, que garante aos usuários a experiência da realidade aumentada.

O slogan “Build the future together” deixa isso claro! A empresa afirma que pensa em desenvolver novos produtos com foco em PC, Mobile e principalmente em VR. O headset já está à venda e custa apenas U$ 199 em mais de 20 países.

Este é o resumo das principais novidades anunciadas no Facebook F8, em San José, Califórnia. Logo, vamos falar com detalhes sobre as funcionalidades de cada ferramenta e como isso pode contribuir para estratégias de Marketing Digital.

Leia também: SXSW [2018] – Uma análise para o mercado mundial 

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉