Melhores soluções para automação de atendimento

automação de atendimento
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 17 de janeiro de 2024

Descubra como aderir ao atendimento automatizado no seu negócio

Com os avanços tecnológicos, atualmente, os sistemas de automação de atendimento estão ficando cada vez mais eficientes.

Automatizar o atendimento em seu site pode ser uma ótima alternativa para atender o cliente de forma rápida e sem falhas de interpretação ou erros ortográficos.

Confira ao longo deste artigo tudo sobre automação de atendimento e ofereça uma ótima experiência aos visitantes do seu site.

Conteúdo:

Melhores ferramentas de automação de atendimento online

Por meio das ferramentas da automação, alguns processos de atendimento podem ser realizados por “robôs”. Isso não significa que terá um robô no lugar do atendente fazendo seu trabalho, mas é quase isso.

Através de plugins, ferramentas ou plataformas é possível implementar em seu site procedimentos para um primeiro atendimento ou atendimento mais simples. 

Antes de implantar o sistema de automação de atendimento em seu site, veja a seguir as melhores plataformas para utilizar o recurso.

Plataformas de autoatendimento

Através das plataformas de autoatendimento é possível implementar em seu site um primeiro atendimento e até resolver problemas mais simples, sem precisar do atendimento humano.

Para oferecer atendimento automatizado em seu site, é possível contratar empresas especializadas no assunto ou instalar plugins em seu site que ofereçam automação do setor de atendimento ao cliente.

Bots de automação de atendimento

Sabe aqueles chats de atendimento que aparecem assim que entra em algum site, principalmente aqueles voltados para vendas e serviços? Então, esses chats são chamados de chatbots. Mas, para implementar o processo de automação do atendimento em seu site é preciso recorrer a empresas especializadas, confira algumas opções:

  • Jivochat: poderoso plugin que possibilita interligar diferentes canais para oferecer um ótimo atendimento. Fácil de usar, de acordo com informações apresentadas faz automaticamente o processo de integração entre as redes sociais, site e outros meios de comunicação da sua empresa.
  • Nexcore: empresa brasileira que oferece softwares para gestão e comunicação empresarial. Utilizando a inteligência artificial para oferecer soluções de atendimento e comunicação omnichannel mais eficazes.
  • Global Bot: outra empresa que utiliza a inteligência digital para automatizar o atendimento em diversos canais de divulgação da sua empresa. O processo combina os chatbots com atendimento humano. 
  • Voll Solutions: empresa especializada em automação do atendimento em WhatsApp e outros canais digitais, visando oferecer um alto padrão de atendimento aos usuários.

Plugins de CRM

Para te ajudar a automatizar o setor de atendimento, confira os melhores softwares para implementar em seu site:

  • Pipedrive: atualmente é o plugin que mais usamos. Ele permite a gestão de funil de vendas, integração de e-mail, análise de relatórios de vendas, previsão de vendas, aplicativos móveis, formulários web e outras funcionalidades.
  • Zendesk: essa plataforma é uma das mais usadas no mundo inteiro, porque ela simplesmente oferece a interação por meio de qualquer canal. Ou seja, os processos de atendimento em diversos canais, tais como telefone, internet, chat online, redes sociais e e-mail, ficam interligados.
  • Bitrix24: com essa plataforma é possível melhorar e aumentar a eficiência dos processos de atendimento ao cliente. Além disso, é possível gerenciar seu ciclo de venda e usar estratégias de marketing para converter clientes.
  • WP ERP: plataforma especializada em gerenciamento do seu negócio que usa ferramentas para automação do atendimento ao usuário. As vantagens incluem registrar todas as vendas em um único lugar, fácil visualização dos dados e segurança para as transações.
  • WP-CRM: esse é um plugin do WordPress que expande as funcionalidades de gerenciamento dos usuários em seu site. É possível organizar os usuários cadastrados, emitir gráficos com dados, enviar notificações em grupo e outras facilidades para tornar o setor de comunicação com o cliente mais eficiente.

Automação de atendimento com WhatsApp

O WhatsApp oferece uma ferramenta para que as empresas possam atender seus clientes diretamente na plataforma, o WhastApp Business. Com ele, é possível automatizar alguns processos, como as boas-vindas, algumas mensagens automáticas de agradecimento ou “como poderemos te ajudar?”, além de mensagens de ausência.

É possível implementar um botão para encaminhar o cliente a uma conversa automática, oferecendo a primeira assistência. 

A versão Business da plataforma também possibilita outras funcionalidades, como acompanhar as métricas de quantos clientes estão recebendo e vendo as mensagens, fazer campanhas e levar seus clientes para outras mídias da sua empresa.

O que muda no atendimento online com ferramentas de automação?

As ferramentas de automação oferecem uma nova experiência aos usuários. Uma delas é poder contar com um atendimento 24 horas. 

Além disso, como as respostas são feitas de maneira automática, o atendimento acontece de maneira muito mais rápida e sem a possibilidade de erros de português ou falhas de comunicação.

No entanto, para problemas mais complexos, ainda não temos tecnologia suficiente para resolução desse tipo de adversidade. Por isso, é importante que o seu negócio misture atendimento automático com aquele feito por pessoas físicas.

Vantagens de ter um atendimento online automatizado

Apesar de alguns procedimentos ainda não poderem ser feitos de maneira totalmente automatizada, alguns pontos são benéficos para o seu negócio quando se automatiza o setor de atendimento, ou pelo menos parte dele. Confira as vantagens:

    • Capacidade de atender mais de um usuário: o atendimento automatizado traz para o setor de atendimento mais agilidade. Isso porque os chatbots, por exemplo, são programados para oferecerem atendimento simultâneo e imediato a várias pessoas ao mesmo tempo.
    • Melhora a produtividade em equipe: como alguns processos do atendimento podem ser substituídos pela automação, sobra mais tempo para se dedicar aos problemas que não podem ser solucionados por máquinas, então, o funcionário pode ter maior dedicação e foco nas questões urgentes.
    • Torna os procedimentos mais rápidos: por mais eficiente que seja a sua equipe, quando implantamos um chatbot em nosso site, as respostas são feitas de maneira automática, fazendo com que o atendimento seja bem mais dinâmico, oferecendo capacidade plena para problemas que ocorrem de maneira repetida. 
    • O serviço fica mais acessível para os clientes: a modernização do atendimento proporcionou um aumento na satisfação dos clientes quando precisam de assistência. Afinal, os robôs oferecem uma abordagem padrão, ágil e precisa. Clientes com experiências ruins e péssimas, têm maior probabilidade de abandonarem a compra ou deixar de fazer negócio com a sua empresa.
    • Eficiência de baixo custo: manter um call center para atendimento diário submete um custo bem alto para investir e manter, além de oferecer baixo retorno. Isso sem falar que muitos usuários reclamam da eficiência do atendimento. No entanto, os chatbots funcionam 24 horas por dia, todos os dias, não precisam de investimentos adicionais, apenas de implementação e manutenção (mas, há alguns que são gratuitos, a depender do tamanho do seu negócio). Além disso, oferecem a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades da empresa.
    • Resoluções práticas que melhoram o ROI: ROI significa retorno sobre investimento. Já foi comprovado que utilização da inteligência artificial para atendimento traz um bom retorno para a sua empresa. Afinal, os usuários têm problemas resolvidos com mais rapidez, além de avaliarem a empresa de maneira favorável em relação ao atendimento.
    • Criação de relatórios completos: com automação no atendimento é possível acompanhar e analisar as métricas de perto. Sendo possível calcular quantos clientes prosseguem no atendimento, conferir pesquisas de satisfação e se as dúvidas dos clientes estão sendo sanadas.
    • Melhora o pós-atendimento: o pós-atendimento é uma excelente ferramenta para fidelizar clientes. Já que através da coleta de dados, é possível evitar novos problemas.
    • Auxilia na visão integrada do atendimento: como há diversos tipos de clientes, é importante sempre conferir o panorama do suporte de atendimento para verificar os pontos que estão dando certo e quais precisam ser remanejados.
    • Processos atualizados e modernos: modernizar os processos internos é uma ótima oportunidade para a sua empresa ser bem vista no mercado.
    • Diminui o número de problemas reincidentes: quando se automatiza o atendimento, os processos são feitos de maneira automática, o que diminui a margem de erro. Afinal, quando o atendimento é oferecido por pessoas, o profissional pode cometer falhas por conta de “n” motivos. Quando o atendimento é feito pelos bots isso não acontece, porque eles seguem um padrão bem estruturado para ter o mínimo de falhas possíveis.
    • Oferece qualidade e acompanhamento em tempo real: É possível acompanhar as ações do suporte de atendimento em tempo real, podendo monitorar os objetivos estipulados, metas e resultados.
    • É compatível com multicanais de atendimento: há diversas ferramentas que são possíveis de utilizar em seu site para integração do atendimento. Assim, um usuário que está usando o atendimento em seu site pode migrar para outra plataforma com a continuidade do atendimento de forma automática.
    • Facilita o acompanhamento do cliente a longo prazo: mesmo após um cliente finalizar a compra, é importante usar estratégias de marketing para trazer de volta esse cliente para uma nova conversão. E para conseguir novos resultados com esse tipo de cliente é importante acompanhar a jornada de compra dele. Com os processos automatizados de atendimento é possível fazer isso através de análises de relatórios.

Dicas para ter um bom atendimento automatizado

Não é só implementar um sistema de automação em seu site que todos os seus problemas estarão resolvidos. É preciso fazer alterações em alguns processos e implementar algumas estratégias. 

Veja a seguir algumas dicas para um atendimento automatizado eficaz.

  • Defina mensagens personalizadas para respostas automáticas: as plataformas ou plugins de automatização de atendimento geralmente oferecem a opção de personalizar as respostas automáticas, use isso a seu favor. Implemente perguntas que tenham a cara, linguagem e valores da sua empresa. 
  • Tenha um script para cada tipo de atendimento e cliente: ter scripts diferentes para diferentes problemas faz com que o atendimento fique mais dinâmico e menos mecânico. 
  • Mantenha o FAQ atualizado: conforme surgirem clientes com novos problemas, não esqueça de fazer a atualização do FAQ. Assim, outras pessoas com as mesmas dúvidas poderão fazer uso desse suporte de autoatendimento.
  • Aplique a técnica Omnichannel: através da integração dos dados dos clientes, a técnica Omnichannel possibilita um atendimento super interligado. O que significa que o cliente consegue transitar em diferentes mídias sem se dar conta disso. 

Empresa para fazer a automação de atendimento

Apesar de parecer um processo simples à primeira vista, a automação de atendimento de seu negócio pode ser bastante complexa. 

Vale lembrar que investir em um bom atendimento ao cliente, é uma estratégia eficiente de conseguir maior número de conversões e uma melhora na imagem da sua empresa, em relação às avaliações.

Por que fazer a automação de atendimento com profissionais?

Pelos motivos descritos acima, é importante que todo o trabalho de automatizar os processos de atendimento do seu negócio seja feito por profissionais qualificados e integrados ao que há de mais novo no mercado. Afinal, eles são especialistas no assunto.

Se a ideia é melhorar a experiência do seu usuário, automatizando o atendimento, fale com a Studio Visual, uma empresa especialista WordPress. Nós iremos idealizar um projeto que tenha a cara da sua empresa, mas que seja voltado para o crescimento do seu negócio, contando com uma equipe dedicada e altamente qualificada. Converse com a gente!

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