fbpx

O conceito de mobile first vem sendo disseminando cada vez mais, todavia, ainda é pouco conhecido e pouco utilizado pelos profissionais de desenvolvimento web.

Mobile first refere-se ao desenvolvimento de sites e projetos web focados na estrutura mobile, ou seja, seu layout e funcionalidades são desenvolvidos primeiramente para a tela do celular, e a partir disso, adaptado para telas maiores, como dos desktops.

Podemos considerar essa metodologia de desenvolvimento de sites inovadora já que por padrão a maioria dos sites são desenvolvidos pensando na tela do computadores e depois adaptados para os celulares.

Mobile first o que é

Mobile first o que é

Mas por que isso está mudando? E por que o mobile first é tão importante?

Quando paramos para analisar a quantidade de acessos web provenientes dos celulares nos dias de hoje, percebemos a importância de pensarmos mais nos sites para celular do que para desktops.

A quantidade de acessos a sites provenientes de celulares ultrapassou aos acessos por computadores aqui no Brasil em 2014, já faz tempo que isso ocorreu e mesmo assim ainda não valorizamos o mobile first como deveríamos.

Ser mobile first é inverter a estrutura padrão de desenvolvimento de projetos web, é começar o desenvolvimento pensando no uso pelo mobile para depois pensar no desktop.

Quantidade de acessos à internet pelos celulares ultrapassou dos desktops

Quantidade de acessos à internet pelos celulares ultrapassou dos desktops

Vantagens do mobile first

Agora que você entendeu o que é mobile first deve estar se perguntando se deveria adotar essa metodologia de desenvolvimento de sites e principalmente, quais seriam os seus principais benefícios.

Sem dúvida existem diversos benefícios de se construir sites pensando primeiro no mobile e depois no desktop, entre eles destacamos:

1 – Objetividade de conteúdo e layout

Quando criamos um layout pensando no espaço oferecido pelo celular somos obrigados a desenvolvê-lo de forma objetiva e prática.

Isso faz com que o layout acabe sendo mais clean e objetivo, o que é excelente para o usuário.

Focamos nos pontos principais, do que deve ser passado para o usuário e consequentemente tornamos a interface e experiência do usuário muito melhor (trabalha-se assim o UI e UX design do site).

UX mobile first

UX mobile first

2 – Praticidade do projeto

Depois de se desenvolver um layout clean para o celular, passá-lo para o desktop se torna algo muito mais fácil do que seria se o processo fosse inverso.

Vários profissionais acabam enfrentando diversos problemas para passar a estrutura do desktop para o celular, seja porque ela é muito complexa, ou porque possui um quantidade de conteúdo muito grande.

Porém quando passamos a estrutura do mobile para o desktop praticamente não encontramos dificuldade pois partiremos de uma tela menor para uma maior, com muito mais espaço para se trabalhar aquilo que foi colocado e desenvolvido na tela menor.

3 – Melhoria de performance e funcionalidades

Quando falamos de performance em projetos web, as estruturas mobile costumam apresentar mais desafios do que as estruturas de desktop.

Inclusive, normalmente os acessos mobiles são feitos em redes e dispositivos menos potentes para internet do que os desktops.

Logo, o desafio para se ter um site mais veloz e potente no mobile é maior.

Performance e funcionalidades mobile

Performance e funcionalidades mobile

Quando desenvolvemos pensando no mobile first, temos desafios não apenas estruturais, como também desafios de performance e funcionalidades.

No quesito funcionalidade também podemos considerar o mobile mais desafiador já que o seu uso acontece de forma manual, todo o contato com o site é feito por meio do contato do dedo diretamente na tela.

Resumindo, no mobile o desafio de criação vai além da estrutura e layout do site, englobando também questões de performance e usabilidade de uma forma mais complexa do que no desktop.

4 – Melhoria na experiência e usabilidade do usuário

Quando juntamos todos as vantagens citadas acima a consequência é essa: melhoria na experiência do usuário.

Com a melhoria da experiência do usuário temos outra consequências interessantes como o aumento da taxa de engajmento dos usuários, aumento do tempo médio gasto no seu site assim como o aumento no número de conversões ou vendas.

Uma coisa leva a outra, o usuário que possui uma boa experiência ao visitar o seu site está bem mais propenso a conhecer melhor a sua empresa, o seu serviço ou produto e consequentemente fechar negócio.

Vantagens mobile first: Melhoria na experiência e usabilidade do usuário.

Vantagens mobile first: Melhoria na experiência e usabilidade do usuário.

Como aplicar o mobile first no seu site?

Para aplicar essa metodologia basta você criar ou editar seu site pensando primeiramente na estrutura do celular.

Ou seja, comece pelo desenvolvimento no dispositivo móvel e depois leve-o para o desktop.

Semelhante ao que os programadores fazem ao desenvolverem aplicativos.

Nesse caso seu site é planejado de uma forma semelhante a um app, para depois ser transformado em um site para a tela do computador.

Conclusões sobre o mobile first

O celular se tornou um dos objetos mais importantes no dia a dia das pessoas. O usamos de tal forma que criamos uma certa dependência desse aparelho.

Não por menos, pensar em mobile é quesito obrigatório para qualquer projeto web.

A maioria dos acessos de quase todos os sites são feitos por dispositivos móveis e isso é tão relevante que o próprio Google utiliza do critério da responsividade (mobile friendly) para avaliar a qualidade do seu site.

Ou seja, um dos fatores de ranqueamento dos sites na plataforma de buscas é a responsividade do site, a sua adptação para dispositivos mobile.

Mas além de tudo isso que citamos, acreditamos que a justificativa mais relevante para se adotar essa metodologia é o fato de tornar o seu projeto mais objetivo e amigável para o seu usuário.

Afinal tudo o que desenvolvemos é pensando no usuário final!

Confira também: Ebook Gratuito – Como a performance do seu site influencia nas suas metas.

Leave a Reply