Há mais ou menos dois anos, o Google Think apresentou ao mundo o conceito de Micro-Momentos. Isso trouxe mudanças na maneira como as empresas enxergam o comportamento das pessoas em relação à internet mobile, que buscam sempre por informações cada vez mais imediatas. Porém, pensando em estratégia, como podemos pensar em marketing digital nesses pequenos e simples momentos de atenção?

Os micro-momentos são parte de rápidos acontecimentos relacionados – não diretamente – à intenção de tomada de decisão durante a jornada de compra do consumidor. Essa breve experiência – se positiva – faz com que cada usuário decida sobre determinado produto ou marca (de forma objetiva).  

Mas como esse imediatismo cresceu na era digital? Devido ao crescimento no número de acessos via smartphones. As pessoas buscam por conteúdos rápidos para obter informações na palma das mãos. É aí que todo o jogo muda quando estamos falando de resultados digitais.

Faremos, neste artigo, um breve overview para entendermos o que são os micro-momentos. Além disso, como podemos aplicar isso em nossa estratégia de marketing digital.

 

O que os dados móveis dizem sobre os micro-momentos?

É notável que os hábitos dos novos consumidores digitais mudaram… o crescimento de smartphones e o acesso à internet móvel deu liberdade de poder para tirar dúvidas diretamente no celular quando e como quiser.

Enquanto no desktop há dezenas de janelas abertas e interações previsíveis que disputam atenção, o smartphone explora as experiências fragmentadas. Ou seja, os usuários agora mantêm o foco em pequenas e determinadas ações,  como: troca de mensagens, redes sociais, pesquisas, entre outras.   

Isso só comprova que os micro-momentos se tornaram a base deste novo comportamento. Segundo o Google, as pessoas olham seu celular, em média, 86 vezes durante o dia. Nesse mesmo contexto, podemos notar que, mesmo que cada usuário tenha mais do que uma ação, sua atenção não é mais motivo de disputa, pois tudo está relacionado aos seus interesses.

Um dado importante quanto aos acessos mobile é o crescimento no tempo de navegação. Isso destacou também alguns aspectos relacionados à atenção dos usuários nos smartphones.

Os consumidores digitais são objetivos e esperam que empresas tornem essa experiência cada vez mais simples. É por isso que hoje tanto se fala em experiência do usuário, mobile friendly e otimizações para os buscadores em smartphones.

 

O que são os micro-momentos do Google?

Os micro-momentos estão relacionados ao que cada usuário busca ao desbloquear seu celular. É nessa hora que procuram por respostas, esperam encontrar informações que os ajudem a tomar decisões.

Segundo o Google, os micro-momentos de cada usuário são classificados em:

  • Quero saber – Momento em que o usuário busca por informações sobre determinado assunto. Um dado curioso, segundo Google, é que mais de 69% das pessoas usam o telefone para fazer pesquisas quando estão no meio de uma conversa.
  • Quero ir – Quando o usuário usa ferramentas de geolocalização do Google para chegar no local que tem interesse. Um número interessante relacionado a esse momento: mais de 82% das pessoas usam o celular para buscar empresas próximas do local onde estão.
  • Quero fazer – O momento “faça você mesmo”… os usuários realizam buscas desde receitas a tarefas mais técnicas. Os vídeos se tornam o grande destaque e conteúdos de qualidade ganham a confiança das pessoas.  
  • Quero comprar – O momento mais importante e também o mais delicado… é quando os usuários usam o celular para buscar informações que influenciam em sua decisão de compra. É a etapa final de vendas, que pode melhorar a sua conversão.

Essa estrutura ajuda empresas a pensar estrategicamente no comportamento de cada usuário em seus micro-momentos. Nesse contexto encontramos um novo campo de batalha, onde é necessário entender o que cada pessoa busca para conquistar clientes no ambiente digital  – principalmente quando estamos falando de mobile.

 

Tendências quando o assunto são os micro-momentos

Entendemos que os micro-momentos estão linkados às ações de cada usuário. Além disso, que o Google criou um conceito que se divide em 4 momentos. Porém, como estamos falando de marketing digital, quais são as tendências deste novo comportamento?

Veremos como os consumidores se comportam ao realizarem buscas em seus celulares:

Consumidores informados e empoderados

O novo consumidor é mais inteligente e tem em suas mãos a possibilidade de fazer o que quiser em seu momento. Em relação a compras, notamos que ele pensa e pesquisa cada detalhe antes de tomar uma decisão final.

Um exemplo disso é a própria palavra “melhor” seguida de um produto, serviço ou segmento. As pessoas buscam nos mecanismos sempre o que é melhor antes de pensar em preços. Afinal, a maior preocupação é se isso de fato vai solucionar o seu problema.  

Por conta disso muitas decisões passaram a ser tomadas por impulso. Logicamente que isso vai depender do que esse consumidor encontrar e da confiança que vai depositar em determinado conteúdo.

Consumidores imediatistas, mas o tempo todo conectados

Os micro-momentos estão atrelados ao imediatismo, pois tudo faz parte do “time” de cada usuário. O consumidor, porém, passa boa parte do seu tempo conectado. Mas, devido ao avanço na velocidade e cobertura móvel, além de softwares e páginas otimizadas, espera-se que tudo seja simplificado para ele.

Isso gera um misto de experiências que leva esse consumidor digital a querer o imediatismo. Ou seja, se eu tenho acesso rápido e minhas ações são tomadas pelo impulso, espera-se que esse momento seja prático.

Consumidores preparados para fazer uma compra

Se o consumidor se tornou mais objetivo, solucionar seu problema na internet deve ser uma tarefa simples. Se o seu micro-momento é buscar informações para realizar compras, ajude-o com informações que o ajudem nesse processo.

Pense no quanto pode evoluir em vendas sabendo que consumidor está mais propenso a realizar compras imediatas no celular. Aproveite esse momento para dar a ele o que de fato procura enquanto busca sobre um produto ou serviço que a sua empresa oferece.  

 

Como amarrar seu planejamento aos micro-momentos?

O grande segredo dos micro-momentos é ser encontrado na internet para que sua empresa tenha em mãos oportunidades de novos negócios. O Marketing de Conteúdo, neste caso, é a base para que os usuários se relacionem com sua empresa e que seus interesses sejam o gatilho para idealizar uma venda.

Listamos algumas ideias do que deve ser levado em conta nos micro-momentos:

  • Otimização SEO (Mobile Friendly):  A maneira que as pessoas realizam buscas no celular é diferente do desktop, pois seus interesses – e momentos – são diferentes. Estrutura o conteúdo do seu site para tablets e smartphones.  
  • Melhor usabilidade para seu site ou App: Invista em UI e UX para garantir uma boa experiência de navegação ao usuário.  
  • Blog atualizado: Considere ter um planejamento de conteúdo para seu blog a fim de ajudar os usuários com dúvidas de forma objetiva.

Estamos aqui para falar sobre os micro-momentos do Google e te ajudar a pensar em estratégias com foco em resultados.

Leia mais: Otimização de SEO On-page 

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