É possível sim investir em Adwords – mídia paga do Google – sem dedicar todo o seu investimento em Marketing Digital a uma única metodologia. Há estratégias focadas em resultados orgânicos, que possibilitam otimizar seu site a partir de palavras-chave bem posicionadas. Sim… estamos falando de SEO!

Entenda a importância de conquistar as primeiras posições do Google e como isso influencia positivamente seu investimento em links patrocinados. Afinal, é uma forma rentável de estruturar suas campanhas e destinar seu budget para outras ações digitais.

 

A diferença entre SEO e Adwords

Para compreendermos a melhor forma de otimizar seus investimentos em marketing digital, vamos esclarecer as principais diferenças entre Google Adwords e SEO. Lembrando que uma estratégia não deve anular a outra. Elas devem ser trabalhadas em conjuntos para melhorar os resultados e dar um passo à frente do seu concorrente.

Google Adwords

O Adwords é o sistema de publicidade do Google, que apresenta anúncios em forma de links patrocinados. É um serviço que permite definir como sua empresa vai aparecer nos resultados de pesquisas a partir de palavras-chave relacionadas ao seu segmento.

Com o Google Adwords é possível controlar seus investimentos com base no tipo de anúncio que irá fazer: campanhas ou planos (diários, semanais ou mensais). Além disso, você pode definir como será realizada a cobrança desses anúncios:

  • CPC – Custo por Clique
  • CPM – Custo por Impressão (a cada 1000 vezes que o anúncio aparecer no Google).
  • CPA – Custo por aquisição (somente quando alguma conversão

O principal formato dos anúncios do Google Adwords são os resultados com base na rede de pesquisas. Além disso, é possível montar campanhas a partir da Rede de Display, que são exibidos em forma de banners e vídeos em áreas visíveis em sites parceiros do Google.

A título de exemplo: banners de produtos que aparecem em portais de notícias.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é parte de um conjunto de estratégias que tem como foco melhorar os resultados de pesquisas orgânicas do seu site. Sua base é similar ao Adwords apenas por se basear em palavras-chave, porém a métrica é completamente diferente.

Segundo pesquisa realizada pela Proto Fuse, 90% das pesquisa que realizam pesquisas no Google clicam apenas nos primeiros resultados – desconsiderando os anúncios de Adwords.strong

Um dos principais fatores para o ranqueamento de páginas é o conteúdo. É importante ter uma estrutura com informações relevantes com base em palavras-chave. Um estudo deve ser realizado para saber o que as pessoas buscam para falar sobre determinados assuntos.

Além disso, um outro fator relacionado à otimização de páginas no Google são os links de saída e entrada do seu site. São chamados de backlinks… outros conteúdos relevantes que garantem a autoridade de suas páginas. É importante que todos estejam amarrados ao tipo de conteúdo que escreve e que os links que recebe de outros sites sejam relacionados ao seu segmento de atuação.  

 

Por que dedicar seus esforços em otimização SEO?

Agora que entendeu a diferença entre as duas estratégias, vamos explicar porque se dedicar em otimizar as páginas do seu site no Google. Ainda que o SEO seja uma estratégia de médio/longo prazo, os resultados são prolongados.

Conquistar as primeiras colocações do Google permite revisitar sempre suas campanhas de Adwords. Isso contribui para diminuir seus custos e obter mais resultados – seja para aumentar o número de visitas do seu site ou até mesmo para gerar mais leads.

Por isso, separamos alguns tópicos do porque vale a pena investir em SEO para economizar com o Adwords:

Recurso barato

Uma boa estratégia de Marketing Digital conta com uma boa otimização SEO. O tempo dedicado consiste em realizar estudos para desenvolvimento de conteúdos de qualidade de acordo com a sua persona e se tornar autoridade em seu segmento.

Com o SEO é possível atingir um público que busca por informações de acordo com seus interesses sem investimentos (mídia paga). É uma forma de atrair pessoas para o seu site e melhorar o tráfego de forma totalmente orgânica. Os conteúdos… bom, nem precisamos dizer o quanto apenas sua empresa entende tão bem do seu negócio.

Aumento de tráfego

Os principais resultados nas páginas de busca são aqueles com excelente desempenho em conteúdos de qualidade. Isso permite aumentar o tráfego do site por meio de palavras-chave e garante que sua empresa se torne referência em assuntos que estejam relacionados ao seu mercado de atuação.

Se posicionar com palavras-chave com alto índice de busca pelos usuários ajuda a aumentar o seu tráfego e, consequentemente, gerar mais vendas.

Experiência do Usuário

Um dos fatores que o Google usa para ranquear seu conteúdo é a experiência do usuário ao navegar pela página. Uma arquitetura do site bem otimizada ajuda o usuário a compreender o conteúdo do seu site. O carregamento das páginas também é um fator importante a ser analisado quando se trata de otimização SEO.

Não esqueça que desenvolver bons conteúdos contribui para que seu site conquiste novas palavras-chave e determina do que se trata cada página. Isso resulta em uma forma mais fácil para os usuários encontrarem as informações que necessitam.

 

Como isso influencia em seu Adwords?

Para agregar mais valor ao seu negócio é preciso que você esteja sempre em constante evolução quanto ao seu SEO.

Quanto mais seu site estiver otimizado, melhor será seu ranqueamento. Ou seja, mais palavras-chave vai conquistar nas primeiras colocações e poderá definir campanhas de links patrocinados mais segmentadas.

Direcione seu time de marketing digital para criar parâmetros de análise do quanto seu site está otimizado para buscas orgânicas. Considere sempre revistar seus investimentos em Adwords em paralelo à estratégia de SEO. Não há forma mais rentável do que atrair pessoas para o seu site com investimentos baixos e bons resultados.

Leia também: 5 recursos Google para pensar em inovação e resultados digitais

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