As tendências de web design para 2018  chegaram para quebrar padrões. Esqueça as cores pastéis e os grids alinhados. Neste ano, você terá que manter a cabeça e os olhos para novas as tendências que estão surgindo a todo momento.

Para ajudar os web designers a acompanhar o mundo das tendências, separamos algumas que serão mais fortes esse ano e não passará tão rápido:

1 – Cores e gradiente

Cores bem saturadas é a grande aposta para este ano, com destaque para cor ultravioleta, que ganhará espaço em muitos templates.

Desde o ano passado foi possível notar a volta do gradiente, e, agora, ele terá mais espaço nos templates (tanto para os dois tons de cores parecidos ou mesclando cores quentes com frias).

 

2- Ilustrações

As foto deixaram de ter destaque nos site. Uma das tendências de web design agora são as ilustrações!

As ilustrações trazem uma identidade única para o site, pois podem ser criada do zero e ajudam projetar a identidade de seu cliente ou a sua para o seu site, diferentemente de usar fotos genéricas de banco de imagens, que consequentemente criam um estereótipo para o usuário.

3-  Cursor interativo

O cursor de mouse interativo é uma grande aposta para os web designers.

Adicionar um cursor personalizado com um novo design é uma aposta para mostrar o lado criativo do seu site. É uma forma de incentivar o usuário a navegar por mais tempo em sua página e explorar seu site. É uma boa estratégia para conquistar novos leads.

 

4- Layouts “mal-diagramados”

Sabe toda aquela preocupação para um layout dentro da régua bem diagramado – deixar tudo bem simétrico? Não se prenda mais a esses padrões e esqueça tudo aquilo que foi dito sobre um layout dentro da régua.

A nova aposta são layouts quebrados, fora da régua e você pode testar isso sem medo, já que é uma tendência se aproveite disso para pensar um pouco fora da caixa.

 

5 –  Conte uma história com o Scroll

Os web designers precisam de um novo olhar para o scroll.

O scroll é a ferramenta mais importante para usuário, pois é comum acessarmos as páginas e logo rodar a tela para baixo. Pensando desta forma, muitos web designer passaram a usar o scroll como um “contador de história”. Ou seja, passaram a montar um storytelling com o intuito de despertar a curiosidade do usuário na página.

 

6 –  Interface conversacional

Os formulários eletrônicos irão começar a perder força e credibilidade para o usuário, pois são considerados pouco eficientes e não atendem as dúvidas dos usuários.

Mas para todo problema existe uma solução, o chatbot é um sistema de inteligência artificial que simula uma conversação com o usuário e também forma barata e eficaz para cumprir a demanda de seus usuários.

 

Um conselho final para profissionais sobre as tendências de web design

Com todas as dicas que listamos aqui baseadas nas principais tendências de web design para 2018, podemos dizer: vamos ficar atentos!

O mercado muda constantemente e devemos mudar com ele. É preciso se renovar, estudar e se colocar uma posição constante de inovação. Não tenha medo de pensar fora da caixa e arriscar a criar layouts quebrados, por exemplo.

É importante observar tudo sobre o web design, ler e procurar informação e saber filtrá-las.

Leia também: SXSW – As tendências para o mercado

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉