O foco da sua empresa está em obter resultados por meio de processos escaláveis? Primeiro, vamos entender o que é como funciona a automação de marketing. É a união de tecnologias e ferramentas que possibilitam otimizar processos para se relacionar com seu público. Segundo pesquisa da E-mail Monday, mais de 50% das empresas no mundo já aplicam a estratégia. 

Neste artigo, vamos esclarecer a importância desta métrica e como ela ajuda a compreender o comportamento dos usuários na internet. O foco é personalizar suas ações de marketing de forma escalável.  

 

Como funciona na prática a automação de marketing?

A automação de marketing permite simplificar os processos do seu time. Além disso, contribui para melhorar a geração de leads a partir de ferramentas que ajudam a criar sistemas simplificados e personalizados.

Seu objetivo principal consiste em reduzir o trabalho manual e ajudar a melhorar os resultados. A ideia está atrelada à diminuição do tempo de cada tarefa do seu planejamento de marketing digital.

Quanto às ferramentas de automação, sua empresa pode gerenciar campanhas de e-mail marketing, posts em redes sociais e até mesmo acompanhar a jornada do consumidor.

Todo o contexto desta métrica ajuda a entender o comportamento do seu público para saber o momento ideal para ofertar seus produtos ou serviços. Ou seja, preparar sua base de contatos para possíveis negociações e relacionamento entre marca e consumidor. 

 

Por que automatizar processos de marketing?

Gerar mais leads

Criar um bom relacionamento com seus potenciais clientes é um passo importante na hora de prepará-los para a etapa de compra. É um processo que está relacionado à criação de bons conteúdos a partir de um fluxo de comunicação contínuo.

A automação permite trabalhar de forma rápida e personalizada de acordo com o perfil de cada persona estabelecida no planejamento. Isso garante a criação de landing pages e réguas de e-mails eficazes bem estruturadas para obter bons resultados em suas campanhas. 

Oportunidades de venda

A automação é um métrica eficiente dentro do funil de vendas. Dessa maneira, é possível acompanhar em qual estágio está cada lead para saber se deve ou não ofertar seus produtos ou serviços.

As ferramentas de automatização são estruturadas para acompanhar a jornada da sua base de contatos. Com isso, se estabelece uma boa integração entre seu time de marketing e vendas e ações mais assertivas.

Redução do ciclo de vendas

A automação de marketing ajuda a diminuir o ciclo de vendas do seu time comercial e a melhorar o desempenho dos seus vendedores. Os leads que passaram pelo funil de vendas estão mais qualificados para a compra e passam a ter um bom relacionamento com a sua empresa.

Além disso, é uma oportunidade para compreender melhor os interesses do seu público e criar novas métricas de relacionamento a partir de processos automatizados.  

 

As ferramentas de automação de marketing

Mídias sociais

A maioria das ferramentas permite gerenciar diversas plataformas. É possível também agendar publicações ou criar uma rotina de monitoramento diário. É uma maneira de acompanhar o comportamento do seu público na internet para entender seus interesses.  

E-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing são uma estratégias mais importantes na automação de marketing. É a partir delas que criamos um fluxo de comunicação entre sua empresa e seus leads.

Um exemplo de como utilizar a ferramenta são os disparos de e-mails automáticos a cada interação do usuário com o seu site. Desde o preenchimento de um formulário, adicionar itens no carrinho de compras, até o fechamento da compra.

Gerenciar leads

Muitas ferramentas permitem criar modelos de landing pages otimizadas para captação de leads e réguas de relacionamento.  A ideia é acompanhar a jornada do consumidor desde o cadastro até o momento de compra.  

Alguns das principais ferramentas de automação de marketing para estratégias de geração de lead são o Mautic, Unbounce, Analytics do próprio Google e Mailchimp.

Agora que entendeu o que é e como funciona a automação de marketing digital, podemos pensar em como aplicá-la em sua estratégia. É importante sempre focar no fluxo de comunicação com seus leads e em otimizar processos do seu time de marketing e vendas.

Afinal, automatizar processos tem como objetivo sempre diminuir o tempo de produção e melhorar os resultados.  

Leia também: O que são chatbots e por que aplicá-los à sua estratégia 

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉