Estruturar seu modelo de automação de marketing com o Mautic permite ter recursos alinhados ao seu funil de vendas.  A plataforma Open Source (Código Aberto) trouxe um novo modelo de gerenciamento de dados para obter resultados do seu jeito.

Hoje, notamos que a maioria das empresas e startups estão focadas em otimizar processos de venda e marketing a partir de ferramentas de automação. Neste sentido, observamos que a estruturação de metodologias para uma comunicação customizada e em larga tornou-se um grande desafio. Por quê?  O alto custo mensal ao investir em ferramentas de Automação de Marketing do mercado.  

É então que o Mautic se destaca, pois ela trouxe a realidade do código aberto ao Marketing Digital. Conquistar leads e clientes no ambiente digital de forma automatizada do ponto de vista que todas as empresas possam obter resultados de forma igual.  

 

O que é e como funciona o Mautic?

O Mautic é uma ferramenta para automação de marketing digital de código aberto criada por engenheiros – totalmente gratuita. Segundo seu fundador, David Hurley, a ideia da plataforma é proporcionar às empresas igualdade de oportunidades a partir das mais poderosas ferramentas de marketing digital do mundo.

Possui um custo baixo de manutenção quando comparado às principais ferramentas pagas do mercado, como RD Station, HubSpot, Jumplead, entre outras. O custo/benefício do Mautic se destaca a partir dos recursos que oferece – disponíveis em algumas ferramentas pagas – para gerenciar leads, mídias sociais, campanhas de marketing digital, criação de landing pages, entre outros relacionados à automação de marketing.

Além disso, é possível fazer a integração do Mautic no WordPress – usando o plugin Mautic

Para utilizar o Mautic é necessário definir qual o tipo de infraestrutura que vai utilizar na ferramenta. É possível criar sua própria infraestrutura, que é o recomendável, pois isso garante total segurança dos seus dados e leads. O Hosted Account (Infraestrutura do Mautic) também oferece recursos para automação de marketing, mas é limitado e todos os seus dados são acessíveis por outros usuários.  

A instalação da plataforma é simples e o primeiro passo é acessar o fazer o download gratuitamente do MauticTodos os recursos já estarão disponíveis ao acessar pela primeira vez, mas lembramos da importância em organizar a infraestrutura da ferramenta para sua empresa.

Conheça a Comunidade Mautic para saber sobre atualizações ou recursos sobre automação de marketing com o Mautic – assim como plugins e integrações.  

 

Recursos do Mautic para o Marketing Digital

O Mautic é uma excelente ferramenta que contribui para  otimizar processos e ações dos times de marketing e vendas. Afinal, estamos falando de automação de marketing, que tem sido um dos pontos de maior interesse dessas áreas.  

Alguns dos recursos que a plataforma oferece permitem pensar estrategicamente na melhor maneira de conversar com seu público a fim de melhorar suas vendas. Além disso, o Mautic tem integrações com grandes plataformas e ferramentas que torna o planejamento totalmente simplificado.  

O que é possível fazer com o Mautic? 

  • Gestão de Leads: Cadastrar novos contatos e ter uma lista completa simplificada, visualização de todos os conteúdos, informações detalhadas, histórico de contatos e relatório de relacionamento diário com seus leads.
  • Mídias Sociais: É possível utilizar a ferramenta para gerenciar suas contas em redes sociais e também ter uma visão do perfil das mídias sociais de seus leads.
  • Landing Page: Para uma boa estratégia de atração no marketing digital é necessário criar landing pages de sucesso. O Mautic possui uma função para construir páginas e formulários inteligentes para captação de leads e dados de contato.
  • E-mail Marketing: Faça integrações com os principais serviços de e-mail e crie fluxo de envio para campanhas de marketing digital, gestão de leads e ações de Inbound Marketing.
  • Integrações com CRM:  O Mautic permite fazer integrações com CMRs próprio, mídias sociais e outras ferramentas para ter acesso à sua lista contatos e clientes.

 

O que  sua empresa precisa para implementar o Mautic

Mencionamos, inicialmente, que o Mautic é uma ferramenta gratuita de código aberto.  

Mencionamos inicialmente que o Mautic é uma ferramenta gratuita de código aberto. Porém, há fatores que precisam ser levados em consideração – assim como para ter um site em WordPress. Todavia, o custo para implementar o Mautic não se compara aos investimentos em ferramentas pagas.

Para ter uma contato no Mautic e iniciar suas ações de marketing, é necessário:

  • Domínio ou Subdomínio
  • Servidor
  • Serviços de e-mail
  • Serviços SMTP

O Mautic é uma ferramenta que ajuda sua empresa a otimizar seus investimentos em automação de marketing. O fato de possuir um código aberto para melhorias contribui para o crescimento de novas estratégias. Além disso, garante um novo modelo para que pequenas/médias empresas possam investir mais em ações de Marketing Digital.

Se quiser saber mais sobre o Mautic e como sua empresa pode implementar a ferramenta, estamos aqui para te ajudar.

Leia também: Boas práticas de e-mail marketing para obter resultados

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