Para montar sua primeira campanha no Google Adwords é importante pensar nos interesses do seu público frente a seus produtos ou serviços. Por isso, realizar estudos para ações de marketing digital contribui para estratégias de links patrocinados com foco em resultados. Bom… o Google, neste contexto, passa a ser uma das principais ferramentas para isso.  

Mas como montar uma campanha de links patrocinados no Google? Listamos neste artigo algumas dicas e quais os pontos que deve se atentar ao acessar o sistema pela primeira vez. Vamos lá?!

 

Um breve resumo sobre o Google Adwords

O Adwords é o serviço de publicidade do Google – como formato de mídia paga -, que tem como base os anúncios em links patrocinados. É um sistema baseado em palavras-chave que traz resultados relacionados às buscas dos usuários na plataforma.

Há tipos de campanha no Google Adwords com formatos de anúncios, como: rede de pesquisa (buscas do Google), Google Shopping, YouTube, Rede de Display (banners hospedados em sites parceiros do Google), entre outros.

Além disso, os anúncios do Google são baseados em três tipos de campanha:

  • CPC – Custo por Clique
  • CPM – Custo por Impressão
  • CPA – Custo por Aquisição

 

Primeiros passos ao acessar o Google Adwords

Antes de iniciar seu planejamento para criar campanhas no Google Adwords é fundamental focar em seu público-alvo. Estruture um estudo com base nos reais interesses dos usuários frente aos seus produtos e serviços. É nesse momento que irá definir o modelo de análise para saber o impacto de suas campanhas – com base em seus investimentos em marketing digital.

Agora, vamos entender na prática… 

Sua empresa já possui uma conta no Google? Considere este passo como o primeiro antes de falarmos sobre como configurar sua campanha. Lembrando que há diversas ferramentas e recursos Google  que contribuem para estruturar sua estratégia digital com foco em resultados.

Ao acessar a interface do Google Adwords pela primeira vez é o momento de criar a sua campanha inicial.

Foque sua estratégia em seus produtos e/ou serviços quanto aos interesses do público pelo que sua empresa vende. É importante pensar em palavras-chave e termos relacionados ao seu negócio (vamos falar sobre isso mais a frente).

 

Selecione o tipo de campanha

O segundo passo da estruturação do seu primeiro anúncio no Google consiste em definir o tipo de campanha e como vai atingir seu público. Ou seja, em qual mídia sua campanha será exibida: Rede de Display, YouTube, Google Shopping, Rede de Buscas, entre outras.

Nessa mesma hora considere filtrar sua campanha com base na localização que ela será exibida. Logicamente que seus anúncios não serão exibidos para todos os países do mundo – ou até mesmo cidades que sua empresa não atende. É uma forma de segmentar melhor sua campanha e obter um melhor desempenho de acordo com os termos de busca definidos – em caso de campanhas Rede de Buscas.

 

Determinar qual será seu investimento em Adwords

Se estamos falando de investimento em mídia paga no marketing digital é importante definir qual será o seu budget. Estabeleça um valor mensal para suas campanhas no Adwords.

O Google Adwords possui métodos de pagamento que facilitam seus investimentos na plataforma – no Brasil, por exemplo é possível realizar os pagamentos via boleto ou cartão de crédito. Lembrando que sua campanha só vai ao ar após a confirmação do pagamento.

 

A importância das palavras-chave

Essa é a etapa mais importante na hora de montar sua campanha no Google Adwords. Defina as palavras-chave baseadas nos interesses do seu público e de acordo com seus produtos ou serviços. É partir disso que será definido sua estratégia de lances por termos e o orçamento diário dos seus anúncios.

Uma forma de realizar o estudo desses termos para estruturar sua campanha é utilizar o planejador de palavras-chave Google. Faça uma análise da relevância de cada palavra para montar sua campanha – não deixe de pesar o grau de cada termo que deseja usar assim como seu lance e o grau de dificuldade para obter um melhor desempenho do anúncio frente aos seus concorrentes.

Um ponto importante nessa hora é não deixar de escolher as palavras-chave negativas para segmentar melhor sua campanha. Como isso funciona na prática? Imagine que vai anunciar “calça jeans masculinas”. Logo, seu anúncio não deve ser relacionado ao termo “calça jeans feminina”. Isso contribui para atingir um público que busca de fator por seus produtos.

 

Um bom conteúdo é fundamental em seus anúncios

Por fim, algumas dicas na hora de escrever o conteúdo que será exibido em seus anúncios no Google.

Considere incluir a palavra-chave foco em seus títulos em uma estrutura de até 25 caracteres. Quanto ao conteúdo base, ele deve ser objetivo e específico. O texto deve conter até 35 caracteres, ou seja, deve ser uma mensagem curta e que destaque informações com base no que esses usuários buscam.

Pense que seu anúncio não será o único a ser exibido na página de busca do Google. Sendo assim, é importante destacar os diferenciais do que será anunciado. Use chamadas de ação para incentivar esse público a clicar em suas campanhas e mostre a eles o que vai encontrar.

Este artigo fala sobre algumas dicas de como iniciar sua primeira campanha no Google Adwords. Esperamos que seja útil para pensar em novas estratégias de marketing digital com foco em resultados. Nas próximas publicações, vamos falar sobre a importantância de performance em seus anúncios a cada etapa da estruturação de suas campanhas.

Leia também: Motivos para otimizar seus investimentos em Adwords com SEO

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