Guia de imagens com dimensões para Facebook e Instagram

Criar imagens para redes sociais de acordo com suas dimensões e formatos é uma boa prática para ter um bom desempenho. O resultado de suas publicações e anúncios em links patrocinados depende também de determinadas particularidades que devemos seguir na hora de criarmos banners, posts ou imagens. E não seguir essas “regras” é prejudicar o engajamento de suas ações de marketing digital em problemas, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Destacamos, neste artigo, os principais tamanhos para publicações/anúncios no Facebook e Instagram em 2018. Além disso, desenvolvemos um GUIA GRATUITO com informações sobre formatos, dimensões e dicas para sua empresa atingir mais pessoas nas redes sociais.

 

Tamanho para publicações e anúncios no Facebook

Antes de falarmos sobre os principais formatos e tamanhos de imagens para Facebook, temos uma recomendação importante para salvar os arquivos de forma correta. Lembre-se, sempre que sua imagem tiver algum tipo de conteúdo (texto) ou até mesmo o logo da sua empresa, salve esse arquivo no formato PNG. É uma prática para garantir a melhor leitura das informações dispostas na imagem – para não ficar pixelado.

Agora, vamos entender as características de cada formato e dimensões de imagens para o Facebook.

Imagem de perfil e foto de capa no Facebook

Foto de perfil

O Facebook tem uma opção para recortar a imagem de forma que caiba em um quadrado de acordo com suas dimensões. O tamanho recomendado para a imagem de perfil é de 170 x 170 pixels (Desktop) ou 128 x 128 pixels (Smartphone).

Dica: Centralize o logotipo da sua empresa na imagem para se enquadrar nas dimensões da foto de perfil.  

Foto de capa

A capa de imagem do Facebook deve seguir o padrão de imagens salvas em PNG – como mencionamos acima -, pois é comum que tenha conteúdo ou logos.

O tamanho mínimo da capa deve ser de 399 x 150 pixels para que a plataforma possa ajustar a imagem. Porém, o tamanho recomendado é de 851 x 315 pixels e arquivo deve estar no formato sRGB JPG, com menos de 100kb. Isso permite que a imagem carregue mais rapidamente.  

 

Imagens no Facebook

Publicações com imagem

Para imagens no Facebook é possível seguir formatos de proporções verticais e horizontais – visto que a plataforma vai adaptar o tamanho da imagem de acordo com device (desktop, tablet, celular).

O tamanho mínimo para imagens na horizontal deve ser de 600 x 315 pixels. O recomendável é seguir dimensões de 1200 x 630 pixel.

Publicações com vídeo

Para vídeos no Facebook é importante se atentar que a duração deve ser de até 120 minutos. Além disso, há variações de acordo com a proporção do vídeo – tamanho mínimo e miniaturas (horizontal ou vertical).

Esses tamanhos são classificados em:

  • Dimensões mínimas do vídeo – 504 x 283 pixels
  • Miniatura grande – 319 x 179 pixels
  • Miniatura pequeno – 157 x 87 pixels

 

Compartilhar links e carrossel no Facebook

Publicações com Link

O Facebook vincula imagens aos links compartilhados na rede social, que são adaptadas para um tamanho mínimo 600 x 315 pixels. Por isso, é importante, sempre que publicar um artigo em seu blog ou quando compartilhar um link, se certificar de que há imagem.

Recomendamos usar imagens nos tamanhos de 1200 x 268 pixels em publicações feitas no WordPress. Pense que essas informações serão exibidas quando compartilhar o artigo no Facebook.

Fique atento também aos títulos e descrições que aparecem logo abaixo, pois é possível editar antes de publicar o conteúdo.

Carrossel

O carrossel do Facebook é uma sequência de imagens ou vídeos miniaturas quadradas para apresentar produtos ou serviços. Também há tamanhos recomendados para uma boa visualização do conteúdo – assim como títulos e descrições.

O tamanho recomendado para criar essas imagens é de 1080 x 1080, em uma proporção de 1:1.

 

Formatos de imagens para anúncios no Facebook

Anúncio com imagem

Os anúncios do Facebook com imagem – ou banners – são os formatos mais comuns para links patrocinados na plataforma. É possível incluir imagens ou o link da imagem – como mencionamos nos tipos de publicações orgânicas.

O Facebook tem uma regra organizar o conteúdo da imagem nos anúncios, que não deve ter mais que 20% de texto. Porém, isso não é problema visto que há espaço para descrições e títulos.

As dimensões recomendadas para anúncios com imagem é de 1200 x 628 pixels.

Anúncio com vídeo

As dimensões e características dos anúncios de vídeo no Facebook seguem as mesmas regras dos anúncios de imagem. Porém, é possível incluir legendas – que são opcionais, mas recomendamos para ter engajamento. O vídeo deve ter duração de até 120 minutos. Quanto ao conteúdo, é possível incluir descrições de até 90 caracteres e títulos com até 25.

As dimensões recomendadas links patrocinados com vídeos é de 1280 x 720 pixels, em uma proporção de 16:9.

Anúncio de Carrossel

Os anúncios com formato de carrossel seguem o mesmo padrão de publicações orgânicas no Facebook. O número máximo de cartões (imagens) é de 10 e os vídeo s têm duração de até 240 minutos.

É possível incluir links em cada cartão – caso queira apresentar produtos ou serviços -, conteúdos e títulos (chamadas). Há também uma regra quanto à quantidade de textos em cada imagem, que é de até 20%, caso contrário, seu anúncio pode ter um alcance menor.

As dimensões recomendadas são de 1080 x 1080,  em uma proporção de 1:1.

 

Tamanhos para publicações e anúncios no Instagram

Hoje, mais de 80% dos usuários que navegam em redes sociais retêm informações em publicações e anúncios com imagens. E como não falar do Instagram, que é totalmente dedicado a compartilhar fotos?  

Se sua empresa considerou o Instagram em suas ações de Marketing de Conteúdo, vamos falar sobre os formatos e tamanhos recomendados. 

Foto de perfil

A foto de perfil do Instagram não segue as mesmas características do Facebook. Seu formato é circular e também não é possível ajustar ou recortar o tamanho da imagem no aplicativo. Dessa forma, é fundamental seguir suas dimensões para ter uma boa visualização no computador e no celular.

O tamanho recomendado é de 152 x 152 pixels, com o conteúdo ou logo – se houver – centralizada na imagem.

 

Tamanhos e formatos para publicações no Instagram

Imagens e Vídeos

No Instagram, as dimensões seguem dois formatos: imagens quadradas e retangulares (vertical e horizontal).

  • Square (Quadrado): Esse é o formato clássico de publicações no Instagram e o mais recomendado, pois costuma ter um alcance orgânico de 30% a 35%. As dimensões recomendadas é de 1080 x 1080 pixels.
  • Landscape (Horizontal/Paisagem): O formato expande a imagem na horizontal e é recomendado para fotos panorâmicas. As dimensões recomendadas é de 1800 x 945 pixels.
  • Portrait (Vertical/Retrato):  Esse tem sido muito usado, pois ocupa todo o feed do usuário no aplicativo, porém o alcance é menor. As dimensões recomendadas é de 1080 x 1350 pixels.

As dimensões e formatos para vídeos são as mesmas para imagens, mas o ponto que deve-se levar em consideração é o tempo de duração, que é de até 1 minuto.

Stories

O Stories do Instagram é uma função que tem conquistado os usuários e empresas já o adotaram em suas estratégias para redes sociais. As fotos são apresentadas durante 5 segundos e os vídeos têm a duração de até 15 segundos.

As imagens e vídeos para o Stories seguem diversas dimensões – devido ao tamanho da tela de cada celular -, onde o recomendado é criar em tamanhos de 1080 x 1920 pixels com proporção de 9:16.

 

Agora é possível pensar em seu plano estratégico de marketing digital com foco em resultados. Otimizar suas imagens para redes sociais é fundamental para engajar seu público.

Leia também: Como definir um bom tema WordPress?

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉