Vamos começar este artigo com uma pergunta objetiva: Afinal, quem são os prosumers?

É fato que a internet chegou para dar voz às pessoas. Cada vez mais curtimos e compartilhamos conteúdos que fazem sentido para nós. O que isto significa? Que mostramos ao mundo nossos interesses. Buscamos informações de um jeito simples e expressamos nossas opiniões com base em tudo o que lemos junto à nossa bagagem cultural.  

Ok… agora é válido deixarmos este assunto um pouco mais claro. Entenda neste post o que são e a importância dos prosumers e como isso reflete em uma nova estratégia digital.  

 

Introdução aos prosumers no Marketing Digital

Cada vez mais o consumidor se preocupa com o que compra e com os benefícios X malefícios de determinado produto. Isso faz com que ele se torne mais exigente a ponto de cobrar um posicionamento da marca da internet frente ao que ele oferece aos seus consumidores.  

Os prosumers se destacam dos consumidores comuns… pois, normalmente, eles são influenciadores digitais. Como base de perfil, eles possuem um grande número de seguidores em diversas redes sociais e inspiram seus seguidores sobre determinado produto ou serviço.  

Neste cenário, entende-se que os prosumers são consumidores que buscam por informações sobre determinados produtos ou serviços. Ou sejas, se preocupam em saber o que consomem e qual é a marca atrelado a isso para expressão o que acha para seus seguidores.  

O foco desses consumidores está relacionado à qualidade e ao posicionamento da marca em redes sociais e blogs.  

 

E como um prosumer contribui para sua estratégia?

É necessário criar um tipo de relacionamento com seu prosumer, pois é necessário observar de perto o que ele acha da sua marca. Além disso, entender como a opinião dele influencia seus seguidores nas redes sociais e como isso vai impactar as outras pessoas.

Separamos algumas dicas de como se relacionar com um prosumer e como torná-lo um aliado da sua marca na internet:

  • Esteja presente nas redes sociais – é ali que eles estão e possivelmente estão falando da sua marca.
  • Crie um relacionamento com o prosumer – após diagnosticar seu prosumer saiba como conversar com ele, demonstre interesse em saber o que ele pensa sobre sua marca.
  • Convide o prosumer para conhecer sua empresa e construa um relacionamento de verdade, ele pode ser um grande aliado para propagar sua marca.
  • Saiba lidar com comentários negativos da parte do prosumer, seja atencioso e busque se mostrar com sua opinião.

Agora que você entendeu o que são os prosumers, que tal montar uma estratégia de marketing digital focada em resultados?

Leia também: Marketing de conteúdo é nova chave para seus negócios

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