Por que sua empresa precisa de um blog?

Sabemos que ter um bom site é fundamental para alcançar pessoas no ambiente digital. Além disso, contribui para apresentar seus produtos ou serviços de forma dinâmica, tendo em suas mãos a possibilidade de criar vínculos com novos clientes. E o blog? Por que sua empresa precisa dele? Quais as vantagens de investir nesta estratégia?

Poderíamos citar, neste artigo, dezenas de motivos pelos quais sua empresa deveria ter um blog, mas vamos ser objetivos. Entenda como um blog corporativo em sua estratégia de marketing pode ser combustível para colher bons resultados.

Afinal de contas, ser presente na internet não significa falar de tudo o tempo todo, mas, sim, conversar com seu público sobre o que ele realmente tem interesse para gerar vendas.

 

Conquiste as melhores posições no Google

Uma das principais vantagens para sua empresa ter um blog é a possibilidade de destacar seu site nos mecanismos de busca. E ter um conteúdo de qualidade que envolva seu público garante um relacionamento único com pessoas. Afinal, elas esperam encontrar informações que realmente as ajudem.  

É nesse momento que temos a oportunidade de falar sobre assuntos relacionados aos nossos produtos ou serviços como forma de conteúdo.

O Google, neste contexto, assume um papel importante na forma que sua empresa vai levar essas informações às pessoas. Seus algoritmos permitem analisar se o seu conteúdo é ou não de qualidade. Em outras palavras, se você escrever bons artigos em seu blog, automaticamente irá conquistar novas posições nos buscadores.

O resultado disso? O aumento de visitas no site da sua empresa e, consequentemente, uma melhora positiva em suas vendas.

Além disso, ter um blog corporativo possibilita otimizar seus investimentos em Adwords, por exemplo.

 

Otimização de seus investimentos em Marketing

Ter um blog não significa que sua empresa irá demandar parte do seu tempo produzindo conteúdos. A principal vantagem está em seu baixo custo de investimento em marketing.

O WordPress é uma das plataformas mais utilizadas para montar um blog, além de ser totalmente gratuita. É ideal para estruturar páginas otimizadas, não tendo a necessidade de possuir conhecimentos técnicos.

Além disso, você pode organizar sua frequência de publicações de acordo com seu segmento e o comportamento do seu público na internet. Ou seja, não será necessário se dedicar em posts diários. Isso possibilita organizar melhor seu tempo ou até mesmo seus investimentos na hora de contratar profissionais para produzir conteúdos de qualidade.  

A principal vantagem de se ter um blog corporativo é a otimização de seus investimentos financeiros em mídia paga.  Se um dia deixar de pagar seus links patrocinados, por exemplo, seus resultados não serão diretamente impactados visto que o blog estará bem posicionado no Google, mantendo ainda um bom tráfego em seu site.  

 

A principal ferramenta do marketing de conteúdo

Entendemos que o blog ajuda a conquistar as melhores posições no Google e que possibilita otimizar seus investimentos em marketing digital. Agora, vamos entender como ele serve de ferramenta para suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

O blog é um dos principais pilares para a estruturação de ações de marketing digital voltados para conteúdo. Ele permite pensar em formatos criativos para conversar com seu público, redescobrir temas por meio das palavras-chave mais buscadas no Google e métricas que possibilitam analisar os resultados do seu blog.

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é engajar seu público para colher informações sobre ele. Isso permite conhecê-lo melhor a fim de planejar os próximos passos de suas ações de marketing. Uma oportunidade para criar um canal de comunicação com clientes prospectos.  

 

Oportunidades para vender e conquistar clientes

O Marketing de Conteúdo contribui para envolver seu público com a sua empresa. Isso permite colher dados preciosos de pessoas que podem se tornar clientes. O blog, nesta perspectiva, é uma das principais ferramentas para aproximar, conquistar e fidelizar clientes.  

Investir em conteúdos educativos vinculados a formulários para captar leads, por exemplo, é uma das oportunidades que o blog proporciona. A partir disso, você pode montar estratégias de e-mail marketing para enviar outros artigos e acompanhar de perto a jornada de compra do consumidor.

Tudo isso é perfeito para sua empresa vender produtos ou serviços no momento certo e da maneira correta.

Por fim, ter um blog é pode incentivar novas interações com pessoas no ambiente digital. Gerar discussões a respeitos de assuntos relacionados ao seu segmento e ter feedbacks de produtos que são destaque no mercado. Ou seja, motivos que podem fazer da sua empresa referência de forma duradoura.

Leia também: Como escolher um bom tema WordPress?

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