fbpx

Post se tornou um termo extremamente comum na internet sendo muito importante quando falamos sobre marketing digital. Mas afinal, o que é post? Vamos explicar tudo sobre ele!

Conteúdo:

Definição simplificada sobre o que é post

Post é o conteúdo criado e publicado em alguma plataforma da internet. Essa publicação pode ter o formato de imagem, vídeo, texto, áudio ou todos eles juntos.

As principais plataformas de publicação de posts são as redes sociais e os blogs.

Sendo assim, post é todo o conteúdo que é postado na internet. 

E o que é postar? É o ato de publicar, tornar público o conteúdo que foi elaborado por você.

Para que a definição de post fique mais clara para você, separamos alguns exemplos de posts, vamos a eles?

O que é post?

O que é post?

1 – Posts de redes sociais – O que é post?

Esse tipo de post está entre os mais relevantes da internet, principalmente quando falamos de posts de Instagram e posts de Facebook.

Esse é o conteúdo padrão das redes sociais, normalmente você o encontra no seu feed, são conteúdos produzidos por usuários pessoas ou usuários empresas, e ele pode ter temas variados, dos quais destacamos:

1.1 – Posts de entretenimento

Talvez esse seja o principal tipo de post que vemos hoje em dia nas redes sociais, posts criados para entreter as pessoas, que divertem e que são engraçados.

Normalmente geram muito engajamento (curtidas e comentários), além de viralizarem mais facilmente (geram muitos compartilhamentos entre os usuários da internet).

Normalmente você encontra esse tipo de post no formato de imagens ou de vídeos.

1.2 – Posts de dicas e motivacionais

Esse tipo de post também é muito comum nas redes sociais, os posts com dicas com assuntos relacionados ao segmento da sua empresa, ou a alguma expertise que você possua.

Além disso, também temos os posts motivacionais, com frases inspiradoras.

São posts comuns porque também costumam gerar muito engajamento para o usuário que o produz.

1.3 – Posts notícias

Normalmente esses posts são publicados por empresas de notícias em suas redes sociais, tratam sobre acontecimentos atuais e situações importantes da atualidade e da sociedade como um todo.

1.4 – Posts de cases

Muitas empresas usam este tipo de post para divulgarem os seus principais projetos desenvolvidos. Cases são exemplos, demonstrações do que as empresas fizeram para os seus clientes.

1.5 – Posts com questionamentos

Alguns posts são elaborados com o único intuito de gerar discussões entre os usuários.

Fazem uma pergunta, normalmente polêmica, relacionada ao tema da página na rede social.

Questionários e discussões nas redes sociais podem ser muito interessantes para aumentar o engajamento do usuário com a sua empresa, desde que essas discussões não se transformem em brigas e agreções verbais entre os usuários.

Tente sempre manter um clima bom dentro da sua página, e caso algum usuário passe dos limites no seu discurso é importante que ele seja penalizado.

Concluindo sobre os posts de redes sociais, acreditamos que esses são os principais tipos de posts trabalhados nas redes. A forma como se trabalha esse conteúdo pode variar de acordo com a rede social em que é publicada.

Caso você queira entender mais sobre os tamanhos de posts e suas dimensões nas redes sociais recomendamos que você leia outro artigo nosso: Dimensões para Facebook e Instagram [2020].

2 – Posts para Blogs – O que é post?

Posts para blog

Posts para blog

Blog post o que é? Esse tipo de post é menos conhecido do que os posts de redes sociais mas também é extremamente importante para o marketing digital.

Inclusive recomendamos para todos os profissionais de marketing digital: busquem a fundo saber o que é blog e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, por exemplo, por meio das estratégias de otimização de SEO.

Além disso, sempre ressaltamos a necessidade de conhecer plataformas diferenciadas para a publicação de blog posts, busque saber o que é WordPress, uma das melhores plataformas para criação de blogs que existe na internet.

Os posts dos blogs são conteúdos produzidos diretamente no site da empresa, ele é desenvolvido por meio de textos, imagens, vídeos e áudios.

Normalmente os temas dos posts são sobre o mercado que a sua empresa atua, ou sobre as expertises e conhecimentos individuais do produtos desse blog.

Os blog posts buscam principalmente resolver dúvidas que o público-alvo da empresa possui.

Apesar dos temas não mudarem tanto, nós também conseguimos separar os blog posts em diferentes tipos, entre eles destacamos:

2.1 – Guest post o que é?

Guest post é o conteúdo de blog post publicado em blogs de terceiros, ou seja, de outras empresas. Além de contribuir para a distribuição de conteúdo de qualidade em outros canais da internet essa é um forma de obter links valiosos para o seu site.

Os posts serão publicados no site de terceiros, mas poderão ter links direcionados para o seu auxiliando no SEO da sua empresa.

2.2 – Posts de conversão

Quando falamos de posts de conversão  falamos de posts desenvolvidos especificamente para gerar conversões, como vendas ou cadastros.

Por meio deles você irá fornecer informações sobre algum produto ou serviço e irá atrelar essas informações a algum link de venda.

Post de conversão

Post de conversão

2.3 – Posts Evergreen

Os posts evergreen são posts sobre temas que não saem da moda, normalmente temas explicativos e generalizados.

São conteúdos que, apesar do passar do tempo, continuam atuais e possuem uma busca constante pelos usuários da internet.

Eles são muito interessantes de se trabalhar no blog da sua empresa pois trarão um tráfego constante para a mesma, desde que estejam sempre bem classificados nos mecanismos de busca.

2.4 – Posts de Tendências

Esses posts são o oposto dos posts evergreen, são conteúdos que acompanham tendências, são interessantes de se desenvolver pois normalmente conseguem um alto engajamento na época em que são publicados.

Quando um assunto está muito em pauta, fazer um post no seu blog falando sobre ele pode ser uma ótima estratégia para conseguir uma grande quantidade de acessos ao site naquele momento.

Porém, quando o assunto, ou a tendência, saem da pauta social, o seu post também acaba saindo, ou seja, acaba sendo esquecido pelos mecanismos de busca, já que não teremos mais pesquisas sobre ele.

O que é post? Post de tendências

O que é post? Post de tendências

Concluindo, o que é post?

Post é todo o formato de conteúdo publicado na internet podendo ser encontrado em diferentes formatos e mídias.

Neste artigo discutimos duas das principais mídias para publicação de posts na internet, as redes sociais e o blog.

Vale sempre ressaltar que o post de qualidade é aquele original, que agregar valor ao seu usuário, seja entretendo-o ou educando-o.

Confira também: Ebook Gratuito – Como a performance do seu site influencia nas suas metas.

Leave a Reply