Otimização de SEO On-Page

otimização de seo on page
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de abril de 2024

O que é SEO ON-Page?

O trabalho de SEO é classificado em duas vertentes fundamentais:

  • On-Page – São técnicas de otimização de SEO dentro do seu site. Apenas você tem o controle dessas mudanças internas que influenciam no posicionamento orgânico do site.
  • Off-Page – São todos os fatores externos ao site, que não dependem de você. Porém, que podem ser ajustados por meio de técnicas para otimização de SEO Off-Page.

Antes de aprofundar neste assunto, recomendamos que você entenda o que é SEO.

Caso você já saiba a definição básica de SEO, vamos entender agora os principais fatores de ranqueamento do Google e dicas simples de como otimizar seu site para os mecanismos de buscas.

Itens importantes para SEO On-Page

Itens importantes para SEO On-Page
Itens importantes para SEO On-Page

1 – Conteúdo e definição de palavras-chave

Um dos principais fatores de ranqueamento do Google é a qualidade do conteúdo produzido, ele deve ser original e elaborado pensando nas melhores palavras-chave, aquelas que são mais pesquisadas pelo usuário.

Além disso, ao estruturar o blog post recomendamos que você trabalhe com imagens, vídeos e áudios, além dos textos.

Os algoritmos do Google irão relacionar a palavra-chave ao seu conteúdo para exibir em seus resultados de pesquisa.

Para a pesquisa das melhores palavras-chave a serem trabalhadas no seu blog e no site, destacamos as seguintes ferramentas:

Também é recomendável que você entenda tudo sobre o que é blog, um dos canais mais importantes para a classificação do seu site nas pesquisas do Google.

2 – Uma URL amigável faz toda a diferença

A URL amigável funciona como porta de entrada para a página que deseja otimizar. Além disso ela é analisada pelos mecanismos de busca na sua classificação.

Tente sempre trabalhar com a palavra-chave que você quer se classificar na URL e título principal da página. 

Uma dica importante para ajudar a classificar seu conteúdo é criar categorias para seu site. Relacione essas categorias ao conteúdo e deixe apresentável em sua URL.

3 – A otimização de imagens também é importante

Já falamos da importância de se trabalhar com outros tipos de conteúdo além do texto nos seus blog posts.

Isso porque é importante que você torne os seus posts mais interessantes e menos maçantes, para isso buscar formas de ilustrar aquilo que está escrito, usando por exemplo, imagens, é bem visto pelo Google.

Além disso busque sempre colocar descrições no atributo ALT das imagens (texto alternativo) com as palavras-chave que você quer se classificar. Isso pode facilitar a indexação das suas páginas.

Imagens originais, feitas por você, ou com fotos tiradas por você são bem vistas pelo Google.

4 – Seu conteúdo dividido por Heading Tags

As Heading Tags são códigos que organizam os títulos do conteúdo de suas páginas.

São classificadas do H1 ao H6 e cada uma delas tem um peso diferente, sendo o H1 o maior e H6 o menor.

Seguir essa estrutura garante uma leitura simplificada aos usuários e ajuda o Google a entender melhor quais são as informações mais relevantes na sua página.

O H1 é o título principal da página e deve conter a palavra-chave foco. Não pode haver outro H1 na estrutura da página.

Já os H2, são considerados complementos que ajudam a compor o conteúdo da página. Seriam os seus tópicos principais.

Dica: Use a H3 dentro da H2, como um subtópico dos seus tópicos principais.

Otimização SEO On-Page
Otimização SEO On-Page

5 – Os links internos são de extrema importância

Se a sua empresa possui um blog, estude a possibilidade de fazer links internos entre os blog posts.

O Google utiliza esses links internos para vasculhar quais são as principais páginas no seu site, os principais links e quais são mais citadas dentro do seu próprio texto.

Dica: Sempre que possível faça links externos ao seu site no seu conteúdo (desde que não seja para páginas concorrentes à sua), isso também é bem avaliado pelo Google.

6 – Usabilidade e experiência do usuário (UI e UX)

O Google também avalia a experiência dos usuários que navegam em seu site.

Pensar em usabilidade é parte de uma estratégia de Marketing Digital que visa resultados, pois isso reflete em conversações e interações entre páginas. Sem contar que garante que seu site tenha um bom layout para navegação.  

Incentive que o usuário navegue entre as páginas do seu site de maneira simples e intuitiva.

Fique atento ao tempo de carregamento das páginas e na disposição do conteúdo para que fique fácil encontrar a informação que o usuário busca.

Yoast – Ferramenta de otimização SEO On-Page

Ferramenta de otimização SEO On-Page
Ferramenta de otimização SEO On-Page

Além das ferramentas citadas acima de pesquisa de palavras-chave, recomendamos efusivamente o uso do Yoast SEO para a elaboração dos textos do seu site, pensando em estratégias de SEO.

Isso porque essa ferramenta lhe auxilia na criação de posts que vão se posicionar melhor para o SEO com estatísticas sobre o que está sendo escrito.

Por exemplo, se você escreve um post que se utiliza pouco da palavra-chave da qual você quer ranquear, o Yoast irá alertar.

No caso de textos com legibilidade ruim, ou que possuam parágrafos muito longos, ele também avisa.

Tudo isso é fundamental quando falamos de estratégias de SEO On-Page.

Uma breve conclusão sobre otimização On-Page

Simples modificações internas no seu próprio site podem fazer com que ele consiga melhorar suas posições no Google.

Sempre que for produzir novos conteúdos no seu site recomendamos que pense nessas estratégias de SEO On-Page. Além disso, caso possua conteúdo antigo que não está adaptado ao SEO dentro do seu site, recomendamos que edite imediatamente com as táticas de otimização SEO On-Page citadas acima.

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