O que é SEO? Esse termo está cada vez mais disseminado no mercado sendo uma das principais estratégias de marketing digital.

Objetivamente falando, o termo SEO se refere a “Search Engine Optimization”, na tradução literal significa: “Otimização para Mecanismos de Busca”.

Indo além da tradução literal, podemos considerar que SEO envolve todas as estratégias para alavancar o seu site ou o seu blog nas páginas de busca da internet, como no Google.

O trabalho de SEO é feito para que, quando as pessoas pesquisarem determinados termos (palavras-chave) no Google, encontrem entre os primeiros resultados da busca o seu site!

Para isso, trabalha-se com otimizações estruturais e de conteúdo, no site ou blog da sua empresa.

O que é SEO?

O que é SEO?

1 – Exemplos e estratégias de SEO

Para que o termo fique mais claro buscamos alguns exemplos práticos de estratégias de SEO utilizadas para melhorar a posição do site nos mecanismos de busca. Vamos a elas?

1.1 – Otimização da arquitetura do site e do seu conteúdo estrutural

Muitos desenvolvedores utilizam estratégias de SEO para a preparação do conteúdo do site, ou seja, dos seus textos, títulos, menus principais e submenus.

Isso porque a parte estrutural de um site é analisada pelo Google e já influencia na classificação do mesmo nos mecanismos de busca.

Para isso, o profissional de SEO pesquisa pelas principais palavras-chave relacionadas àquela empresa, normalmente palavras que remetem aos serviços ou produtos prestados pela mesma.

Esse profissional consegue analisar quais são as principais pesquisas feitas pelo público-alvo no Google, o que procuram, quais palavras usam para buscar os serviços oferecidos pela empresa e quais são as principais dúvidas relacionadas ao segmento em que a empresa atua.

A partir dessa pesquisa, todo o projeto do site é direcionado para ser construido utilizando na sua estrutura essas palavras.

Tudo isso é feito para que o seu negócio seja um dos primeiros a aparecer como resultado de pesquisa do Google.

Faça o planejamento das palavras-chave que serão usadas na estrutura do seu site.

Faça o planejamento das palavras-chave que serão usadas na estrutura do seu site.

1.2 – Otimização do conteúdo em blog

Praticamente o mesmo trabalho realizado na otimização da arquitetura do site também pode ser feito para o blog da empresa.

A diferença do SEO em blog, quando o comparamos com o SEO estrutural do site, é que ele permite que você explore palavras-chave mais amplas e que as trabalhe de uma forma mais criativa e dedicada.

Por exemplo, nele você pode criar um texto totalmente focado em responder alguma dúvida específica do mercado em que sua empresa atua, ou então fazer um estudo de caso de algum projeto desenvolvido por sua empresa.

Além disso, no blog, dedica-se toda uma estrutura complexa de textos em cima de uma palavra-chave específica, e com isso conseguimos resultados mais expressivos no ranking do Google.

O blog também pode ser considerado uma forma de utilizar e trabalhar numa frequência maior uma palavra-chave (já que vários textos novos podem ser publicados no seu site por meio dele, com uma alta frequência).

Trata-se de uma estratégia fundamental quando  falamos de SEO, inclusive recomendamos que você busque mais informações sobre o que é blog, e também sobre plataformas onde ele normalmente é desenvolvido, como o WordPress.

1.3 – Otimização da responsividade, velocidade e design do site

Essas otimizações estão relacionadas com o site em si, com sua velocidade de carregamento, responsividade das páginas e facilidade de uso pelo usuário (UX e UI).

Essas questões são fundamentais para o SEO pois influenciam no tempo que o usuário gasta no seu site, na forma como ele usa o site, e tudo isso é analisado pelo Google!

Sites com estruturas ruins, que são lentos e difíceis de usar serão penalizados pelo mecanismo de buscas.

Com isso queremos dizer que você não pode se preocupar apenas com o conteúdo do site, mas também com a sua aparência.

Responsividade é um dos fatores de SEO analisados pelo Google

Responsividade é um dos fatores de SEO analisados pelo Google

1.4 – Link Buiding (construção de links)

Uma estratégia relevante quando falamos de SEO é a construção de links para o seu site.

Essa construção, para ser eficiente, deve ser feita internamente (links internos do seu site) e externamente (links externos, provenientes de sites e páginas de outras empresas).

Isso é importante porque trata-se de outro fator analisado pelo Google ao fazer a classificação do seu site nos seus mecanismos de busca.

Quanto mais sites na internet fazem links direcionados para o seu site (backlinks), melhor você será visto pelo Google.

Isso porque ele interpreta que, se existem outros sites “falando” sobre o seu é porque você provavelmente é uma autoridade no assunto.

Ele também interpreta que o conteúdo oferecido por você é relevante, ao ponto de outros sites e empresas falarem sobre ele.

Já quando falamos sobre links internos, O Google utiliza-os para avaliar quais páginas do seu site são mais importantes.

Resumidamente, aquelas páginas com o maior número de links internos dentro do seu site, costumam se destacar para o Google.

O que é SEO? Linking building.

O que é SEO? Link building.

1.5 – Gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais está dentro das estratégias de marketing digital, porém elas também podem ser extremamente relevantes para o SEO quando ajudam a aumentar o número de visitas no seu site.

Sim, a quantidade de visitas no site também é um critério de avaliação e classificação do Google.

Por isso, quanto mais pessoas você conseguir levar para o seu site, proveniente de diferentes locais da internet, melhor será para a classificação dele nos mecanismos de busca.

1.6 – Anúncios do Google (busca paga)

Os anúncios pagos no Google são uma forma extremamente rápida de colocar o seu site entre os primeiros resultados de pesquisa do mecanismo de busca.

Nesse caso você paga para o Google colocar o seu site entre os primeiros resultados de determinadas palavras-chave que você considera importantes para o negócio.

Por exemplo, suponhamos que você tenha um restaurante japonês na cidade “X” e você quer que ele apareça para as pessaos logo quando elas pesquisam por “restaurante japonês na cidade X”.

Pelos anúncios pagos do Google, você pode ser um dos primeiros resultados a aparecer para as pessoas que pesquisam por esse termo, o que pode ser extremamente benéfico para o seu negócio.

O que é SEO? Anúncios Google

O que é SEO? Anúncios Google

2 – SEO para que serve?

Quais os principais benefícios das estratégias de SEO quando elas são bem executadas?

2.1 – Aumento significativo das visitas no seu site

Quando analisamos o tráfego gerado para os maiores sites da internet, utilizando para isso ferramentas como o Google Analytics, constatamos que a principal fonte de tráfego desses sites costuma ser a busca orgânica.

Isso ocorre porque o Google possui diariamente uma quantidade média de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.

A plataforma é responsável por uma quatidade absurda de tráfego, por isso, os sites que conseguem responder às perguntas e aos termos que são mais requisitados no mecanismo de busca conseguem muito tráfego.

2.2 – Aumento na conversão do seu site

O que acontece quando várias pessoas começam a visitar o seu site, principalmente quando este é bem estruturado e quando essas visitas são qualificadas?

Conversão, ou seja, leads, vendas, novos clientes, esse é o principal objetivo da maioria dos sites na internet, gerar conversão, e para isso você precisa de visitas qualificadas no seu site.

Vale destacar que não basta levar visitas qualificadas ao site caso ele não seja profissional e não gere confiança aos usuários.

A conversão normalmente é consequência de uma junção de tráfego qualificado com uma boa estrutura de site, voltada para a conversão.

SEO para que serve? Gerar conversões

SEO para que serve? Gerar conversões

2.3 – Conhecer melhor o mercado em que a empresa atua

Com o trabalho de SEO você acaba entendendo quais são as principais necessidades do seu público-alvo, quais são as suas principais dúvidas e necessidades.

Além disso, na produção do conteúdo para o seu blog você aumenta o conhecimento sobre aquilo que você oferece, pois o trabalho de blog e SEO demandam de quem o produz muita aprendizagem.

3 – Principais ferramentas de SEO

Para colocarmos as estratégias de SEO em prática, recomendamos o uso de algumas ferramentas, dentre elas destacamos:

3.1 – WordPress

Essa ferramenta na verdade é uma plataforma para criação de sites, inclusive aqui na nossa agência todos os sites são desenvolvidos nela.

Por que o recomendamos para SEO? Porque ele possui estrutura amigável para os mecanismos de busca do Google.

As ferramentas de criação de blog oferecidas pelo WordPress são voltadas para que se consiga bons posicionamentos na classificação dos mecanismos de busca.

Ou seja, para seu projeto de site, recomendamos que utilize o WordPress.

Caso você precise de ajuda para isso, conte com os nossos especialistas em WordPress para o desenvolvimento do seu projeto.

SEO WordPress

SEO WordPress

3.2 – Yoast SEO

O Yoast é um plugin, uma ferramenta que você instala na área administrativa do seu site para lhe auxiliar na criação dos posts do blog.

Enquanto você desenvolve o texto, a ferramenta irá analisar e avaliar o texto que está sendo produzido, pensando em legibilidade e SEO.

Recomendamos que todos os textos produzidos no seu blog sejam acompanhados pelo Yoast e que sua qualidade de conteúdo se baseie na avaliação deste plugin.

As dicas e análises feitas pelo Yoast são fundamentais para a criação de posts que são amigáveis para o Google.

Essa ferramenta é fundamental para os profissionais do SEO.

Ferramenta de SEO: Yoast

Ferramenta de SEO: Yoast

3.3 – SemRush

O SemRush está entre as ferramentas mais interessantes para análise e pesquisa de palavras-chave.

Por meio dessa ferramenta você conseguirá descobrir quais são os termos e palavras mais utilizados pelo seu público-alvo ao buscar informações relacionadas à sua empresa.

Algumas das suas principais funcionalidades são:

  • Exibição de volume de buscas para determinados termos;
  • Ranking de dificuldade para se posicionar entre os primeiros resultados;
  • Informações sobre os sites concorrentes que estão em primeiro lugar para determinadas palavras-chave;
  • Sugestões de palavras e termos semelhantes àqueles que são muito buscados pelo seu público.

Recomendamos que essas pesquisas pelo SemRush sejam sempre realizadsa antes do desenvolvimento de qualquer site e antes do desenvolvimento de qualquer blog post.

Faça tudo de forma planejada, escolhendo aqueles termos que melhor encaixarão nas necessidades do seu potencial cliente.

`Plataforma de análise de palavra-chave: SemRush

`Plataforma de análise de palavra-chave: SemRush

3.4 – Ubersuggest

O Ubersuggest é uma opção semelhante ao SemRush, inclusive o objetivo das ferrmantas é mesmo: pesquisar palavras-chave que serão interessantes de se trabalhar no seu site ou blog.

A ferramenta também oferece excelentes recursos de pesquisa, e seu maior diferencial quando a comparamos com o SemRush é o fato dela ser totalmente gratuita.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Ubersuggest ferramenta de SEO

3.5 – Google Analytics

Análise de dados é fundamental, e quando se trata da análise das visitas que o seu site gera, o Google Analytics é a melhor plataforma para isso.

A plataforma lhe oferece análises interessantes, como o local de onde vem suas visitas, análise do público visitante, tempo que ele gasta dentro do site, entre outros dados.

Para usar a plataforma basta você acessar o Google Analytics e a partir disso você irá no painel administrativo da plataforma, copiar o código oferecido por ele e colar no “header” do seu site.

É um processo que podemos considerar simples para ser implementado no site, você pode executá-lo por conta própria ou pedir para que o desenvolvedor do seu site o faça.

Para mais informações sobre esse processo acesse: Como configurar o Google Analytics no seu site.

Análise de dados do site Google Analytics

Análise de dados do site Google Analytics

3.6 – Google Search Console

Outra plataforma excepcional oferecida gratuitamente pelo Google é o Search Console, essa também focada na análise do seu site, porém de uma forma bem mais voltada para o SEO do mesmo.

Nessa plataforma você irá analisar quais são as palavras-chave que os usuários da internet estão utilizando para chegar até o seu site.

Ela também analisa a velocidade e responsividade do seu site (que também são critérios de SEO), quais são os links externos direcionados ao seu site, e também os links internos dele.

Análise de palavras-chave Google Search Console

Análise de palavras-chave Google Search Console

4 – Concluindo, o que é SEO?

O SEO é uma estratégia fundamental para o marketing digital de qualquer empresa, sendo uma das que gera o maior retorno quando o objetivo é gerar tráfego e conversão no seu site.

Se a sua empresa ainda não aplica esse tipo de estratégia no site ou blog, recomendamos que você comece o quanto antes a implementar essas estratégias.

Esperamos ter esclarecido para você o que é SEO, coloque em prática as estratégias citadas acima para que o site da sua empresa consiga excelentes resultados!

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