O marketing digital é uma área que está mudando constantemente, estratégias e ferramentas se atualizam e o que funcionava há alguns meses atrás, pode não funcionar mais.

Pensando nisso, separamos algumas tendências de marketing digital para 2020 nas quais você pode se inspirar e até mesmo implementar para a sua empresa. Vamos a elas?

1 – Crescimento do conteúdo em áudio (podcast)

Tendências marketing digital 2020: Podcasts e conteúdo de áudio

As pessoas estão com pouco tempo disponível para as tarefas diárias e também para consumir conteúdo, pensando nisso, o conteúdo de áudio pode ser uma excelente opção para atingir o seu público-alvo.

Segundo pesquisa feita pela Deezer o podcast no Brasil, cresceu 67% em 2019. São números extremamente relevantes, e que tendem a continuar crescendo em 2020.

Além do podcast, vale destacar o aumento no número de pesquisas por voz. Você já ouviu falar da Alexa? Ou então do Google Home?

Tratam-se de assistentes digitais, com os quais você pode fazer diversas perguntas e interagir, tudo isso por meio da voz.

Tendo em vista tudo que foi dito, como podemos aproveitar ao máximo esse aumento de consumo de áudio?

Uma dica para os profissionais do SEO é adaptar todo seu conteúdo já existente, como blog posts e vídeos, também para o áudio.

Além disso, recomendamos que os profissionais da área explorem mais o áudio, por exemplo, criando um canal de podcast para a sua empresa, por que não?

O crescimento no número de canais de podcasts em plataformas como o Spotify nos evidencia que essa é uma tendência que veio para ficar, e o quanto antes você aderir a ela, melhor será para a sua empresa.

2 – Fortalecimento do TikTok – Tendências de marketing digital para 2020

Tendências de marketing digital para 2020: TikTok

Tendências de marketing digital para 2020: TikTok

O TikTok é uma rede social em expansão, principalmente quando nos referimos às novas gerações que são os principais consumidores desta rede social.

O app TikTok foi o segundo mais baixado no Mundo no último trimestre de 2019, ficando atrás apenas do WhatsApp.

Claro que boa parte do público adulto ainda não entrou na rede, mas vale lembrar que o Instagram também começou assim.

No seu início, o app Instagram era utilizado majoritariamente pelo publico jovem. Depois da sua validação pelos jovens, chegou o público mais velho nessa rede social.

Por que o TikTok tem feito tanto sucesso com o público jovem?

Acreditamos que seja pelo fato de ser uma rede social extremamente objetiva, simples e divertida, com um feed extremamente dinâmico em que o conteúdo se baseia em vídeos rápidos e dinâmicos.

3 – Marketing de conteúdo cada vez mais importante

Tendências de marketing digital para 2020: Marketing de Conteúdo

Tendências de marketing digital para 2020: Marketing de Conteúdo

Com o crescimento da internet e redes sociais as pessoas se tornaram muito mais seletivas com o conteúdo que consomem.

O formato de entretenimento antigo, como por exemplo, TV e rádio,  já não possuem a mesma audiência que antigamente por se tratarem de mídias invasivas em que o conteúdo é imposto ao público sem que ele possa escolher o que consumir.

Esse formato de marketing digital moderno e atual também é conhecido como Inbound Marketing e o marketing de conteúdo é uma das suas estratégias.

O marketing de conteúdo é uma forma permissiva de marketing, em que seu conteúdo auxilia, dá dicas ou entretem o seu público-alvo que escolhe por ouvi-lo ao invés de ser imposto a consumi-lo.

4 – Mercado de anúncios digitais mais segmentados

O poder de segmentação oferecido por plataformas de anúncios digitais como Google Ads e Facebook Ads é incrível.

Por elas, você consegue segmentar os anúncios para um público-alvo muito específico seja por informações demográficas, seja por interesses pessoais.

Essa segmentação é excelente para mercados de nicho que também estão em grande crescimento.

Adotar esse tipo de estratégia, tanto para negócios como para anúncios, em um mercado cada vez mais disputado e concorrido é fundamental para o crescimento da sua empresa.

Vale destacar que essa segmentação só é possível no marketing digital, que, diferente do marketing tradicional, deu um grande poder de segmentação para os seus anunciantes.

5 – Conteúdo de vídeo – Tendências de marketing digital para 2020

Tendências de marketing digital para 2020: Conteúdo de vídeo

Tendências de marketing digital para 2020: Conteúdo de vídeo

O conteúdo de vídeo tem conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de conteúdo e de redes sociais das empresas, isso se deve ao fato dele conseguir reter mais a atenção do usuário online.

Além disso, o vídeo consegue transmitir a mensagem que se deseja passar para o seu público-alvo de uma forma mais prática do que, por exemplo, o texto escrito.

Vídeos são tendência em todas as plataformas digitais, podemos constatar isso, por exemplo, ao analisarmos os nossos feeds do Instagram, que posssuem cada vez mais conteúdos de vídeos.

Portanto o crescimento do vídeo é acelerado e aplicado em praticamente todas as plataformas online.

Além disso, destacamos o crescimento constante de plataformas totalmente voltadas para o vídeo, como o YouTube.

Concluindo, acreditamos que essas sejam as principais tendências de marketing digital para 2020, o ano está apenas começando e ainda dá tempo de coloca-las em prática. Certamente elas lhe auxiliarão no crescimento no meio digital.

Caso precise de ajuda para implementar alguma dessas práticas de marketing digital citadas acima, entre em contato conosco, temos uma equipe de especialistas prontos para auxiliar na implementação das estratégias de marketing digital.

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