O Marketing Digital como estratégia para fidelizar clientes abriu portas para conquistar fãs na internet. Diversas métricas permitem avaliar de perto o comportamento do seu público e ferramentas garantem uma interação digital, que contribui para manter uma linha de comunicação eficaz entre empresa e consumidor.

Listamos neste artigo dicas de como é possível fidelizar clientes a partir de 3 passos estratégicos do marketing digital. Além disso, vamos falar sobre como algumas ferramentas de automação de marketing podem contribuir para um novo relacionamento com seu cliente.

 

1 – Marketing de conteúdo como estratégia para fidelizar clientes

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais importantes para conquistar clientes. Como? A partir de conteúdos de qualidade com base no interesse do seu público. Além disso, ele se baseia em diferentes estágios, que consistem em: atrair, captar, converter e, o mais importante, fidelizar clientes.

Blog

Já que o assunto é gerar conteúdos de qualidade, vale lembrar que o blog é o principal canal para trabalhar a estratégia. Afinal de contas, seus clientes são influenciados por seu conteúdo – desde que sejam de qualidade – e podem buscar por informações sobre o produto ou serviço que acaba de adquirir.

Aproveite para avaliar os interesses dos seus clientes para ter ideias de novos conteúdos. Explore o que descobriu sobre o seu público a cada venda que gerou e desenvolva conteúdos mais relevantes.

É uma forma de atrair novos usuários para o seu site e conquistar mais a confiança dos seus clientes.

 

2 – O poder de uma campanha de e-mail marketing pós-venda

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais valiosas do marketing digital. Trabalhar o planejamento de fidelização de clientes a partir de campanhas de pós-vendas permite amplificar a interação com seus clientes.

A etapa mais importante nesse processo é ter em sua campanha um e-mail de agradecimento pela compra de determinado serviço ou produto. O segundo passo é segmentar sua base de acordo com os interesses do seu cliente. Por isso, as campanhas de e-mail marketing pós-venda devem ser classificadas em duas estratégias:

Histórico de compras

Envie ao seu clientes conteúdos disponíveis no blog da sua empresa sobre o produto ou serviço que ele adquiriu. É a hora de mostrar seu conhecimento e demonstrar preocupação na forma em como seu cliente pode aproveitar melhor sua compra. É uma forma de prepará-lo para a compra de outros produtos relacionados e compreender melhor seu interesse.

Mostre que o processo de compra não chegou ao fim e que sua empresa está lá para ajudá-lo no que for necessário.

Necessidades

Imagine que o nicho de atuação da sua empresa é Ar e Ventilação, onde seu principal produto é ar-condicionado. Pense que para esse tipo de produto é necessário uma manutenção periódica. Por que não antecipar a necessidade do seu cliente neste caso?

Avalie como complementar seu produto e serviço e envie e-mails periódicos para seu cliente não ter dores de cabeça e buscar em outros lugares o que você já oferece.

 

3 – A interação é TUDO quando o foco é um bom relacionamento

Por fim, vamos falar sobre três pontos fundamentais no marketing digital como estratégia para fidelizar clientes:

Atendimento

O passo mais importante para conquistar o seu cliente é saber como anda a qualidade do seu atendimento pós-venda. Não deixe que isso jogue fora todo o processo estratégico que o levou a comprar seu produto ou serviço. Aproveite esse momento para garantir o melhor atendimento e aprender mais com o seu público.

Lembre-se… seu cliente quer ser ouvido e espera que você possa ser o ponto foco para manter a boa qualidade de sua compra

Feedback

Incentive sempre as avaliações do seu cliente sobre seu produto ou serviço em redes sociais, comunidades ou até mesmo em seu site. São oportunidades de transformar alguns desses comentários em depoimentos.

Não tenha medo de lidar com feedbacks negativos… isso permite que você possa acompanhar o desempenho do seu produto ou serviço.

Redes sociais 

É aqui que sua empresa vai construir uma interação forte com seus consumidores. Mostre que está presente nas redes sociais e construa um bom relacionamento com seus clientes.

Considere monitorar comentários e criar interações positivas, ter um atendimento personalizado ou até mesmo gerar novos conteúdos por seus próprios clientes.

Agora que descobriu algumas maneiras de fidelizar seu cliente com o marketing digital, que tal colocar em prática algumas ações?

Leia também: Boas práticas para montar e-mail marketing com foco em resultados

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉