fbpx

Descubra como melhorar seus resultados com uma manutenção eficaz

Você investe em atualização e manutenção de sites em seu negócio digital?

Um site é um produto que pode apresentar problemas, desde os mais básicos aos mais complexos, e é muito importante ter soluções sempre à sua disposição. Sem falar que esse cuidado pode fazer uma diferença enorme para os resultados do seu projeto digital…

Desse modo, saiba como as manutenções podem ser essenciais para a melhora de performance, influenciando diretamente nos seus lucros. 

Quer saber como modernizar o seu projeto? Vem com a gente e te mostraremos!  

 

manutenção e atualização de sites

 

Conteúdo:

 

 

A importância da manutenção do site nas estratégias digitais

O meio digital está em constante evolução. Sempre surgem novas tecnologias no mercado. Certamente, se não ficar atento e se adaptar, o seu negócio pode ficar trás. E ninguém quer isso, não é mesmo?

 

Um case que serve de exemplo é o da Kodak. Mesmo não sendo um site ou um aplicativo, o caso dela é bastante emblemático. Durante os anos 1970, a empresa era responsável por 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras nos Estados Unidos. 

Porém, ela se negou a modernizar e não aderiu às câmeras digitais, que caíram nas graças do público nos anos 2000. Quem nunca viu a propaganda da Tekpix? 

Isso fez com que em 2012, a Kodak entrasse com um pedido de falência. Ela existe até hoje, porém, longe da grandeza que se encaminhava. 

Sendo assim, em um negócio digital, a manutenção é ainda mais importante. Em outras palavras, uma ferramenta que está em alta hoje, pode não ser essencial daqui há cinco anos. 

Dessa maneira, sempre busque fazer mudanças e adaptações para alcançar os objetivos do seu negócio. 

 

Benefícios em fazer a manutenção do seu site

Para ficar mais claro como a manutenção pode ajudar no seu site, confira uma seleção dos principais benefícios que esse serviço proporciona para muitos projetos digitais. 

  • Maior segurança do site: as manutenções vão dar uma maior proteção ao seu negócio, evitando, desse modo, que invasores roubem seus dados e dos clientes.

 

  • Valorização do seu negócio: empresas alinhadas com novas tecnologias tendem a ficar um passo à frente da concorrência. O cliente presta atenção nesses detalhes, o que o leva a consumir, portanto, marcas mais modernas. 

 

  • Melhorias na experiência do usuário: os ajustes têm como objetivo melhorar a experiência do cliente dentro do seu site. Desse modo, as taxas de conversão acabarão subindo.

 

  • Mecanismos de busca e ranqueamento de palavras-chave otimizados: atualmente, o usuário acessa mais sites pelos motores de busca do que digitando a URL. Por isso, implementar tecnologias que permitam um bom ranqueamento no Google é fundamental para conquistar mais clientes. 

 

  • Melhorias na nutrição de leads e relacionamento com o cliente: o relacionamento com o cliente não acontece apenas no momento que ele entra no seu site. Começa muito antes disso. Por isso, invista em leads e em marketing de conteúdo. Dessa maneira, quando ele estiver procurando por uma marca, terá muito material sobre o seu negócio.  Vale lembrar que, atualmente, o cliente preza muito por uma comunicação direta entre ele a marca. Como resultado, a sua empresa passa a ser vista como um negócio no qual o foco é a melhor experiência do consumidor.

 

Captar leads

 

Tipos de manutenção para colocar em prática

Enquanto você lê esse artigo, deve estar pensando: “como posso fazer manutenção no meu projeto digital?”.

Para esclarecer, cada projeto está em um determinado estágio, então, há várias maneiras de fazer uma manutenção. Dessa forma, vamos apresentar cada uma delas e como elas podem agregar ao seu projeto.  

 

Manutenção corretiva

Uma equipe de profissionais irá fazer uma análise no seu projeto digital. Se for encontrado algum erro que não tenha sido identificado durante a fase de teste, será feita a correção dela para voltar a funcionar normalmente. 

Em suma, essa é uma manutenção voltada para resoluções de problemas que surgem em seu projeto. Um plugin não está respondendo da maneira correta ou o carregamento das páginas está lento e precisa resolver o mais rápido possível. 

Normalmente é um tipo de manutenção para colocar o projeto de novo nos trilhos

 

Manutenção adaptativa

É necessário fazer esse tipo de manutenção para manter um produto ou um software utilizável em um ambiente alterado ou em vias de alteração.

Esse é um tipo de manutenção para se manter competitivo no mercado, mantendo, portanto, a sua estrutura atualizada. 

Essa manutenção será feita quando for preciso instalar um novo sistema operacional ou quando precisar de um upgrade para voltar a funcionar com a mais alta performance.

Sendo assim, são adaptações que serão feitas no sistema para ter um melhor desempenho.

 

Manutenção evolutiva (ou perfectiva)

Uma manutenção que busca a evolução do seu projeto. Nos planos iniciais, você e seus sócios tinham uma ideia de projeto, certo? Porém, surgiu no mercado algum software e tecnologia que podem te colocar em um outro patamar. 

Dessa maneira, uma equipe de profissionais irá melhorar o software, instalar novas funcionalidades ou até mesmo fazer alterações no código fonte. Tudo isso visando uma melhora de performance do projeto. 

 

Manutenção preventiva (reengenharia)

Um tipo de manutenção que tem como principal objetivo prever futuros problemas. São feitas alterações ou adaptações no software pensando à frente. Antes mesmo de ter algum tipo de transtorno, o seu projeto já estará com a solução em mãos.

Por incrível que pareça, esse é o tipo de manutenção menos feita no mercado. Segundo Roger S. Pressman, escritor e presidente da R.S. Pressman & Associates, consultoria especializada em treinamento e métodos em engenharia de software, apenas 4% das manutenções são preventivas

Essa é uma maneira de se destacar no mercado. Enquanto isso, seus concorrentes trabalham para consertar erros, pense adiante e evite futuros problemas.    

 

grafico manutenção preventiva

 

Como realizar uma atualização e manutenção de site eficaz?

A melhor maneira de fazer a atualização e manutenção de sites é contratando uma equipe de especialistas. O mais importante é que essa equipe irá fazer análises constantes no seu projeto. Por isso, não deixe que o problema aconteça para tentar resolver.

Em primeiro lugar, os especialistas são profissionais que estão por dentro das novas tecnologias. Em segundo lugar, eles trarão sugestões para prever problemas e, por fim, atualizarão o software sempre que possível. 

Seja um expoente na sua área e sempre ofereça uma excelente experiência para seu cliente. Desse modo, irá se destacar no mercado.  

 

Como a Studio Visual pode ajudar na atualização e manutenção do seu site

Quando estiver procurando por profissionais de manutenção, é nessa hora que a Studio Visual vai aparecer. Somos uma empresa especializada em WordPress que pode entregar a manutenção que o seu projeto precisa. 

Contamos, portanto, com uma equipe de profissionais para fazer uma análise completa e os ajustes necessários para o seu projeto despontar no mercado. 

Fale com nossos especialistas, mostre seu projeto e vamos fazer todas as manutenções necessárias.

 

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Leave a Reply