Um guia para escolher o melhor template WordPress

O WordPress é hoje o CMS mais usado no mundo – com informações compartilhadas entre milhares de profissionais e pessoas que buscam por novas atualizações e melhorias.

Neste sentido, pensamos nas inúmeras possibilidades de construir um site WordPress do zero sozinho, sem o apoio de profissionais especializados, porém considerando diversos detalhes – a começar pela definição de um bom tema WordPress.

Por isso, devemos levar em conta, primeiramente, a importância de escolher o melhor tema WordPress, considerando ainda sua performance para um site com carregamento rápido e também:

  1. Recursos (realmente) necessários para o seu site.
  2. O tema ser otimizado e responsivo (que hoje se tornou fundamental).
  3. Garantias de uma template seguro e com suporte.
  4. Plugins que de fato irão contribuir para o seu site.

Há uma maneira simples de fazer isso? O que devo levar em consideração? Como posso economizar e ainda construir um bom site com um tema gratuito? Já que estamos falando sobre temas WordPress, listamos aqui algumas dicas para ajudar você a responder isso e ter uma base de onde começar para montar o seu site.

 

O que é importante na hora de escolher um tema WordPress?

O primeiro passo antes de encontrar um tema WordPress para o seu site é analisar suas necessidades. O que de fato você precisa? Qual o objetivo da sua marca e como pretende apresentar seu conteúdo (produtos, serviços, blog, entre outros)? Isso ajuda muito na hora que buscar pelo tema ideal.

Busque por fontes confiáveis, como o Themeforest ou, se preferir, diretamente no WordPress.Org. Considere ler o review de cada tema (positivos e negativos) – isso pode ser um peso na hora de avaliar.

Nesse momento, você deve avaliar se os recursos disponíveis nos temas são realmente necessário para o seu site. Porém, não esqueça de fatores indispensáveis, como:

  • Tema WordPress responsivo.
  • Compatível com os principais navegadores web.
  • Possuir uma estrutura SEO amigável.
  • Os padrões de customização do tema.

Atente-se também às datas de atualizações do tema que estiver avaliando, pois isso mostra o quanto os desenvolvedores buscam por melhorias. Além disso, considere analisar os plugins de cada tema – se podem contribuir ou não para os recursos que busca para o seu site em WordPress.

Por fim… mais uma dica: tente escolher um tema que foi criado por desenvolvedores conhecidos e que tenham bons reviews – claro que isso não deve ser considerado o fator fundamental.

 

Devo optar por um tema WordPress gratuito ou premium?

Conforme mencionamos inicialmente, um dos primeiros passos antes de buscar um bom tema WordPress para o seu site é listar os recursos que precisa. O preço, neste caso, não pode ser considerado um fator relevante.

Há inúmeros temas pagos e gratuitos, com plugins que atendem às suas necessidades 0 seja para um e-commerce, blog, site institucional etc.

Entenda as características de um tema premium e gratuito entre os melhores temas WordPress para o seu site.

Características de um tema gratuito

Há diversos temas gratuitos ótimos para quem busca por recursos padrões e um site simples. Os temas listados no diretório oficial do WordPress passam por processos de revisões e são corrigidos e otimizados.

Desenvolvedores de temas premium criam temas gratuitos por amor; além disso jovens que buscam aperfeiçoar novas técnicas.

Listamos aqui algumas das suas principais características:

  • Não há custos
  • Design simples (com recursos pré-definidos)
  • Customizável (com algumas limitações)
  • O desenvolvedor pode não atualizar mais o tema
  • Há suporte, porém limitado

 

Características de um tema premium

Os temas premium são desenvolvidos com foco profissional e buscam compartilhar informações com toda a comunidade Open Source. A qualidade dos temas são destacadas como principais diferenças e possui muitos recursos ilimitados

. Algumas das principais características dos temas premium do WordPress:

  • Custam entre 20 e 100 dólares
  • Customização ilimitada (além das cores e fontes – códigos)
  • Suporte dos desenvolvedores (mínimo 6 meses ou mais)
  • Os temas são atualizados constantemente

 

Como avaliar os plugins do tema WordPress?

Os plugins são responsáveis por todas as funcionalidades do seu site, enquanto o tema é destinado à apresentação. Ou seja, quando estamos falando de WordPress, você pode imaginar qualquer recurso – certamente existirá um plugin para isso.

Por isso, na hora de buscar o tema ideal para o seu site em WordPress recomendamos avaliar cada um dos plugins. Se possível, tente listar todas as funcionalidades que precisa de acordo com os plugins antes de definir um tema.

Muitos plugins ajudam a qualificar o tema certo para o seu site conforme os recursos que buscar. Para avaliar cada plugin, você deve se perguntar:

  • Há quanto tempo o plugin existe?
  • Qual a sua última atualização?
  • Devo analisar os reviews (pontos positivos e negativos)?
  • É um plugin free (pode haver recursos limitados) ou premium?

A escolha de um bom tema contribui para construir um site otimizado e que seja encontrável na web. É possível montar seu site WordPress sozinho, mas é importante lembrar que o apoio de um profissional pode oferecer outra visão de como obter um ótimo desempenho.

Leia também: Razões para criar seu site WordPress com especialistas

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉