fbpx

Hoje em dia as redes sociais são uma parte inseparável da vida de muitos usuários da internet. Por esse motivo trabalhá-las integradas de alguma forma nos sites passou a ser algo comum.

Ter um site integrado com redes sociais é uma forma de reunir conteúdos, compartilhar assuntos e aumentar tráfego e interatividade entre visitantes.

No WordPress é possível trabalhar as redes sociais de diversas maneiras e com a ajuda de ferramentas específicas.

Nesse artigo separamos os melhores usos das redes sociais no seu site WordPress e plugins que te ajudam nisso. Confira!

Conteúdo:

Como trabalhar as redes sociais no seu site WordPress?

Como trabalhar as redes sociais no seu site WordPress?

Ícones sociais com links

Uma das maneiras mais simples de trabalhar a integração entre redes sociais e um site WordPress é adicionando no site ícones sociais que linkam para os perfis sociais.

Esses ícones possibilitam que os visitantes do seu site encontrem suas redes sociais de maneira rápida, sem precisarem buscá-las nas próprias redes ou em sites de pesquisas online.

Dois plugins que possibilitam a criação de ícones sociais são o Simple Social Icons e o Social Icons.

Ambos vinculam os visitantes aos seus perfis em diversas redes sociais, além de possibilitarem a personalização dos ícones e o alinhamento deles em lugares estratégicos do seu site.

Como trabalhar as redes sociais no seu site WordPress?

Botões de compartilhamento social

Entrar em um site e encontrar um conteúdo de qualidade é ótimo. Os visitantes ficam com vontade de postar, replicar e compartilhar esse conteúdo para outras pessoas.

Por isso uma outra ótima maneira de integrar redes sociais e sites WordPress é com a inclusão de botões de compartilhamento social nas páginas de conteúdo do seu site.

Esses botões são uma estratégia de marketing digital e inbound marketing, pois funcionam como grandes impulsionadores de conteúdos online, atraindo mais visitantes para o site.

Diversos plugins possuem essa função, entre eles o Easy Social Sharing e o Custom Share Buttons with Floating Sidebar.

Em ambos você pode escolher adicionar botões de compartilhamento de redes sociais populares, como Facebook, Instagram e Whatsapp, além de personalizar e escolher o local onde esses botões serão adicionados.

Comentários sociais

O WordPress possui um sistema nativo de comentários. Com esse sistema é possível criar uma seção de comentários nas páginas do site e os comentários podem ser lidos, rastreados e reordenados pelo painel de controle.

Apesar de o recurso nativo cobrir aspectos interessantes, ele é muito básico. A falta de funcionalidades adicionais e customização faz com que a integração de comentários de redes sociais no site WordPress seja interessante.

A integração de comentários de redes sociais cria um aspecto social que incentiva os demais visitantes a comentarem também. Fora que os comentários podem ser vistos tanto no site como nas redes sociais.

Um dos plugins WordPress mais conhecidos com essa funcionalidade é o Disqus. Ele pode substituir a seção de comentários padrão do WordPress e possui diversos recursos interessantes.

Outro plugin disponível é o wpDiscuz. Ele é um sistema de comentários em tempo real, que possui uma interface simples, limpa e pode ser integrada com redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo.

Feed social

Para facilitar a visualização das suas postagens nas redes sociais ou para manter unido todo o seu conteúdo online, adicionar um feed social no WordPress é uma boa opção.

Os feeds sociais atualizam seu site regularmente, mantendo-o relevante e constantemente atualizado com o conteúdo publicado nas suas redes sociais.

Adicionando um feed Social ao WordPress, você permite que qualquer visitante acompanhe minuto a minuto aquilo que você posta.

Feed Them Social e Social Feed são plugins que possuem essa funcionalidade. Com eles é possível exibir feeds de diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter, por exemplo. E tudo de forma personalizada.

Página de login social

Nos dias de hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não possua um cadastro em, pelo menos, uma rede social. Pensando nisso, o login a partir de cadastros em redes sociais é mais uma integração possível entre mídias sociais e WordPress.

A maioria das redes sociais possuem informações básicas sobre os usuários, como nome, e-mail e data de nascimento, por exemplo. O login social é uma técnica que permite que os sites utilizem essas informações já gravadas nas redes sociais em suas rotinas de cadastro.

Dessa forma, o usuário não precisa preencher todo um formulário de cadastro com suas informações, apenas selecionar a rede social que possui uma conta e reutilizar os dados cadastrados por lá.

O login social é muito usado em processos de cadastro e login de novos usuários em e-commerces.

Um exemplo de plugin WordPress que faz isso é o Social Login. Ele é gratuito e permite que visitantes façam login e se registram a partir de diversas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, entre outros.

Publicador de mídias sociais

Graças ao compartilhamento de conteúdo, as redes sociais são ótimos caminhos para atrair tráfego para um site. Porém, como redes sociais e sites são endereços diferentes, esse trabalho de compartilhamento muitas vezes é feito de forma manual.

Um sistema de publicação automática em redes sociais é ótimo porque automatiza esse processo. Você pode utilizá-lo para compartilhar automaticamente posts publicados no seu site em redes como Facebook ou Twitter.

Um plugin que faz essa automatização é o Blog2Social. Com ele é possível compartilhar o conteúdo do seu site ao mesmo tempo em diversas plataformas.

Essas só foram algumas das muitas maneiras de trabalhar a integração das redes sociais ao seu site WordPress. Tenha um site completo e uma gestão de redes sociais eficiente realizando também outras integrações!

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá,
podemos ajudar?
Powered by