Como fazer um Site Institucional?

Como fazer um Site Institucional
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de dezembro de 2023

Entenda como criar um site institucional para a sua empresa

Com o avanço e expansão da internet, todo mundo está conectado. E, apesar das redes sociais serem muito úteis para a sua empresa, ter um site institucional oferece muito mais credibilidade e autoridade para o seu negócio.

Se não sabe como criar site institucional, confira, neste artigo, dicas valiosas na hora de fazer um site, que não seja apenas bonito, mas que otimize o seu negócio.

Entenda o que é um site institucional e todos os processos necessários para a criação de um site bem estruturado e de qualidade. Afinal, nada melhor do que utilizar todas as ferramentas disponíveis na internet para promover a sua marca.

 

Conteúdo:

 

O que é um site institucional?

Um site institucional nada mais é do que um espaço para a sua empresa na web. Através de páginas virtuais, você irá apresentar a sua empresa, informar os seus serviços e promover a sua marca.

Mesmo com as redes sociais, o site institucional é geralmente o primeiro canal que o usuário irá se informar sobre a sua marca.

Por isso, é muito importante ter um site bem estruturado, mostrando quem são vocês, a sua missão e todos os serviços oferecidos. Na prática, ter um site institucional irá dar credibilidade a imagem da sua empresa, destacando-a e alcançando mais pessoas.

 

Características de um site institucional

Se você pesquisar qualquer empresa na internet e visitar o site da marca, pode parecer algo simples à primeira vista. No entanto, o projeto de estruturação de um site é algo complexo.

Isso porque, é necessário que todas as informações significativas da sua empresa estejam nesse espaço. Por isso, é importante que nada fique de fora, mas todas essas informações devem ser estruturadas de maneira que garanta uma boa experiência para o usuário.

Para ficar mais claro, veja todas características essenciais que devem aparecer em seu site institucional.

 

Página inicial

A página principal ou Home seria como se fosse a “apresentação” da sua empresa. Não adianta colocar diversos dados, imagens e animações, porque seu usuário vai se perder no meio de tanta informação. Nessa página deverá ter apenas a missão, os valores e história da sua empresa. Ou seja, são as informações básicas sobre que ele irá encontrar ali.

  • História: para criar um vínculo com o seu usuário e não tornar o texto entediante, é interessante contar a história da sua empresa de uma maneira envolvente, mostrando a trajetória da empresa, cases de sucesso e fatos marcantes.
  • Missão e valores: esses itens são importantes porque irão mostrar a identidade da sua empresa, deixando claro o que ela oferece e o que almeja alcançar.

 

Quem somos

Nessa página você vai explorar ainda mais a missão da sua empresa, seria uma espécie de resumo institucional da empresa.

Nesta seção, irá mostrar ao seu leitor a importância da existência da empresa. Aqui, você irá apresentar os seus diretores e colaboradores. Também é importante contar os desafios e aspirações da sua empresa.

Dica: Não precisa ser um texto extenso, até porque o usuário não chegou até ali para ler um conto narrativo, mas sim, entender quem está por trás da sua marca.

 

Produtos e/ou serviços

Esse será o espaço dedicado para expôr, informar e detalhar todos os seus produtos e serviços. Não deve ter descrições muito longas, mas sim claras e objetivas. Dependendo da quantidade de produtos e serviços é possível criar um manual para download com informações bem completas para  incentivar a decisão de compra dos usuários.

Nesta página, é possível integrar seu site a e-commerces próprios ou sugerir distribuidores de seus produtos e serviços.

 

Página de clientes

Para passar mais credibilidade a sua empresa, tenha uma área especial para seus cases de sucesso. Assim, seu cliente terá mas confiança na sua marca/empresa. Pense assim: aqui você irá mostrar ao seu cliente a reputação da sua empresa. Se você mostrar que tem uma reputação sólida, o usuário criará confiança no seu produto/marca.

  • Cases de sucesso: não seja tímido ou modesto, mostre seus projetos bem sucedidos ou campanhas importantes e, se tiver, programas exclusivos. Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, mostre que os resultados estão dando certo. Aqui, também, é o momento para mostrar prêmios que sua empresa tenha ganhado.

 

Contato

Para mostrar ao visitante que sua empresa está pronta para atender o seu cliente ou onde ele pode te encontrar é preciso ter uma página com o contato da sua empresa.

Dica: você pode criar chats ou janelas logo no início para seu cliente entrar em contato com você.

Na área de contato, não esqueça de incluir o SAC da empresa, página de FAQ, e-mail, telefones e endereço.

 

Blog

Ué, mas um blog dentro do site? Sim, ter um blog em seu site é uma excelente forma de mostrar ao seu cliente que você sabe aquilo que está fazendo e oferecer um conteúdo de qualidade.

Muitas empresas usam o blog como estratégias de marketing para atrair muitos clientes, além disso, é possível mostrar ideias e soluções de sua empresa. 

Uma dica para criar seu site é utilizar a plataforma WordPress para isso. Se nunca ouviu falar, saiba que essa plataforma permite gerenciar seu site e publicar o conteúdo. 

E, como criar um site institucional com um blog no WordPress? É preciso primeiramente planejar, depois registrar um domínio, ou seja o endereço principal do seu site, também é preciso contratar um serviço de hospedagem. Feito isso é só escolher um tema e instalar plugins, que são recursos extras para o site. Além disso, é preciso inserir o conteúdo e criar um menu, pronto!

 

Redes sociais

Para um melhor alcance à sua marca é importante que no site você forneça links para os usuários acessarem as suas redes sociais. É fundamental que você faça uma integração com todos os canais que tiver.

Isso porque as redes sociais são essenciais para fortalecer a relação entre a sua empresa e os usuários, sendo eles clientes ou não.

 

Imprensa

Se sua empresa tiver divulgação na imprensa e mídias públicas, crie uma seção no seu site só para divulgação desse fato. 

E por que fazer isso? Basicamente, se a sua empresa ganhar destaque nos meios de comunicação, automaticamente ela ganha o que chamamos de mídia espontânea, sem custos financeiros.

 

Motivos para criar site institucional

Criar um site através do WordPress para a sua empresa, é um passo que só irá te trazer benefícios. Atualmente, por conta dos avanços tecnológicos e da internet, uma empresa sem um site é praticamente invisível. 

Se ainda está em dúvida se do por quê criar um site institucional, veja a seguir todos os motivos para você fazer isso o mais rápido possível. Pense que será um investimento a longo prazo da sua empresa

  • Fortalece a imagem da empresa no setor: a sua empresa passará maior confiança se tiver um site. Afinal, são cerca de 100 milhões de brasileiros conectados à internet, atualmente. Isso significa que mais gente terá acesso à sua empresa e ao produto que está vendendo.
  • Dá credibilidade: Com tanta gente online, não ter um site para divulgação da sua empresa, atualmente, não é algo muito inteligente. Pense nos seus concorrentes, se não tiver um site, a sua empresa automaticamente já fica e desvantagem. Isso sem falar que um negócio sem um site, pode ser visto como ultrapassado, pois não consegue se integrar no mundo digital.
  • Meio eficiente de informar clientes e clientes potenciais: Como o site é um espaço exclusivo somente para a sua empresa, você pode usá-lo para informar seus clientes.   
  • Possibilidade de alcançar mais clientes: Estar em diversos meios de comunicação, é a maneira mais assertiva de alcançar o maior número de clientes. Por isso, a importância de  ter também um site, além das redes sociais. 
  • Possibilidade de coletar dados e segmentar os clientes: Através de ferramentas como o Google Analytics é possível acessar dados incríveis sobre seu site, como o número de visitantes, gênero, idade, idioma, etc. Assim, você consegue segmentar segmentar o público por localização, dados demográficos, interesses…
  • Melhora a relação com o consumidor: com a internet, a relação do consumidor com a empresa mudou. Isso significa que as marcas ficaram mais próximas dos consumidores. Através dos canais de autoatendimento, chat online e FAQs, eles tem fácil acesso a sua empresa e isso ajuda a estreitar as relações.
  • Melhor custo-benefício em divulgação: por mais que a televisão, por exemplo, possui um maior alcance de clientes, o investimento é bem alto. Por isso, o marketing digital oferece um melhor custo-benefício. Por meio de estratégias de marketing digital é possível segmentar seu público, aumentar a visibilidade da sua empresa e alavancar conversões. Com o Google Adwords você paga somente quando alguém clica no anúncio e acessa seu site.

 

Melhores plataformas gratuitas, freemium e pagas para sites institucionais

Se você está querendo dar o primeiro passo para a criação do seu site, é preciso escolher a melhor plataforma para isso. Mas, como há diversas opções atualmente, é muito natural que surjam dúvidas sobre qual a melhor para a sua empresa. Selecionamos as melhores, veja.

  • WordPress: O WordPress é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas no meio digital. No qual é possível ter total controle sobre seu site, é otimizado para SEO e usar plugins avançados. Além disso, a plataforma está sempre se atualizando. Há opções gratuitas e pagas. Mas, é bom ressaltar que a versão paga oferece mais opções de templates. Vale lembrar também que a versão gratuita  mantém o submdomínio wordpress.com seu nome de domínio.
  • Wix: O Wix oferece ferramentas para a criação de sites completos e bem simples, você não precisa ser programador para conseguir criar seu site. Ele é mais indicado para empresas bem pequenas e profissionais autônomos. Oferece planos pagos e gratuitos.
  • Google Sites: O Google Sites é muito fácil de usar e totalmente gratuito.  Na escala de dificuldade ele encontra-se entre o WordPress e o Wix, sendo o WordPress com mais possibilidades de customização e com uma curva de aprendizado maior. Uma vantagem é que sites criados através dessa plataforma  irão ter um bom SEO com o motor de busca já de cara, sem precisar fazer um trabalho muito complicado em cima.
  • Webnode: A plataforma Webnode apesar de ser bem conhecida e oferecer planos gratuitos e pagos, possui recursos limitados se comparada às outras.
  • Weebly: Essa também é uma plataforma bem simples e fácil de usar, assim como a Wix não é necessário ter conhecimento em programação para conseguir usar. Porém, os recursos são mais limitados.
  • Uol: O Uol Host, no geral, é uma boa plataforma para a criação de sites. Oferece recursos variados e sem limites de visitas e armazenamento. Os pontos negativos são que não possui versão gratuita e a loja virtual é limitada.
  • Facebook: O Facebook não oferece a opção de criar sites, apenas páginas.

 

Como escolher a melhor plataforma para site institucional?

Na hora de escolher a melhor plataforma para seu site, a primeira coisa que você deve ter em mente é entender que tipo de produto quer oferecer para seus clientes e a sua realidade.

Por exemplo, se quer fazer seu próprio site o mais indicado é usar plataformas mais simples, como a Wix. No entanto, se já tem um negócio maior, uma dica é contratar agências que criam um site rápido com fácil gestão para você usar o WordPress.

 

Como fazer o conteúdo de um site institucional?

Um site com um bom conteúdo significa que a probabilidade do usuário ficar mais tempo em seu site e se tornar um cliente aumenta. Pense que há diversos outros sites por aí, se você criar um que não seja eficaz para seu cliente, ele fechará a janela e procurará outros.

Por isso, é importante criar um site que tenha sido projetados estrategicamente, de maneira que faça sentido e seja útil para seus usuários. O conteúdo do seu site também um ponto importantíssimo a ser levado em conta, pois é através do texto institucional, utilizando técnicas de SEO, que você vai mostrar ao cliente como a sua empresa pode ser importante para ele.

 

Texto institucional

Um bom texto institucional precisa explicar, de forma sucinta, como a empresa trabalha, quais os métodos e diferenciais que a fazem única. Para isso utilize um padrão de linguagem que reflita a personalidade da empresa, com uma linguagem acessível a seu público-alvo cria um vínculo maior com o seu potencial cliente.

Outro  fator a se levar em conta é planejar esse conteúdo em conjunto ao projeto do site, para que tudo esteja alinhado. Além disso, utilizar técnicas SEO é uma grande aposta para que seu site seja bem ranqueado pelo Google.

 

Como fazer SEO em site institucional?

Com técnicas de SEO o seu site tem uma maior probabilidade de subir no ranqueamento do Google. Isso significa que a possibilidade de um usuário encontrar seu conteúdo enquanto busca alguma informação no Google aumenta muito. Imagine se seu site só aparecer na quarta página de busca? Dificilmente o usuário irá chegar até a página onde seu site encontra-se ranqueado.

Por isso, na hora de construir seu conteúdo, é importante incluir técnicas de SEO. Para fazer isso, é preciso fazer uma pesquisa das palavras-chaves relacionadas ao tema do seu produto/empresa e incluí-las em seu conteúdo.

Outra dica na hora de fazer o SEO em seu site é escrever parágrafos mais curtos, utilizar links internos e externos e nunca copie conteúdo de outros sites. O Google usa estratégias avançadas para escanear esses conteúdos. Se perceber que o conteúdo do seu site é replicado de outro, ele cairá no ranqueamento.

 

Empresas que fazem site institucional

Se quer que seu site fique bem ranqueado, seja bem estruturado e ofereça a seus clientes um conteúdo de qualidade é importante contratar profissionais que trabalham com isso.

O que muita gente não sabe é que não é só criar um site, para que ele esteja sempre atualizado e com um conteúdo dinâmico é necessário efetuar a manutenção do site.

A Studio Visual, por exemplo, é uma empresa formada por especialistas em WordPress, visando transformar problemas em oportunidades digitais para melhorar as vendas da sua empresa. pensar em ideias e desenvolver projetos com foco em resultados.

 

Como fazer alteração em site institucional?

Ninguém nasce sabendo, certo? Para você criar um site é preciso contar com profissionais que entendem do assunto. Nós fazemos site institucional promovendo o crescimento da sua empresa.

Durante todo o processo de criação do site, nós estaremos sempre em contato para entregar o melhor produto. Você pode analisar os layouts, solicitar alterações e ajustes.  Tudo isso, é claro, será delimitado de acordo com o que estiver no contrato entre as partes.

 

Preço para fazer um site institucional

Os valores podem variar bastante de acordo com o número de  profissionais envolvidos no seu projeto da exigência da sua empresa e integrações necessárias para que a sua operação funcione. Mas, a média seria entre R$ 2.500,00 e R$ 7.800,00 para um site institucional. e entre R$ 9.200,00 e R$ 50.000,00 para E-commerce.

 

Dicas para criar um bom site institucional

Quer criar um bom site institucional para que seus clientes tenham a melhor experiência de usabilidade? Separamos algumas dicas que são legais saber na hora de você solicitar a criação de um site.

 

Como definir o design ideal?

Pensar no design digital ideal e a usabilidade do usuário é fundamental para ter um bom site WordPress. Isso significa que com design bem estruturado, o cliente vai encontrar as informações de que precisa rapidamente em seu site.

A identidade visual da empresa deve ser feita de forma objetiva e sem muitos efeitos, links e conteúdos multimídia. Esses conteúdos mais dinâmicos devem estar em outros canais de divulgação, como as mídias sociais, por exemplo.

 

Garanta uma boa usabilidade do site

Uma boa usabilidade de seu site é fundamental para que o usuário tenha uma ótima experiência em seu site e realizem as ações que possam gerar vendas.

Nós da Studio Visual, por exemplo, realizamos testes de usabilidade e navegação para compreender se o seu projeto digital proporciona uma boa experiência por meio de metodologias UX e UI.

 

Site responsivo e mobile friendly

Se não sabe o que são esses termos, saiba que são dois fatores que não podem faltar no seu site. Site Responsivo significa que ele foi projetado para se adaptar em qualquer tipo de tela. Isso significa o usuário pode acessar seu site pelo Notebook, Tablet ou até mesmo na Smart TV, e conseguirá navegar normalmente. 

Já um template mobile friendly é um segundo site que foi projetado apenas para se adaptar em apenas para a estrutura mobile.

 

Imagens originais e com alta resolução

Pode parecer algo meio óbvio, mas as imagens do seu site devem ser de qualidade para que seu usuário tenha uma boa experiência. É importante que ela sejam leves, com dimensões adequadas e que estejam alinhadas ao profissionalismo do seu negócio. Além disso,  as imagens também podem influenciar no ranqueamento no Google Imagens.

Dica: realize o upload de imagens compactadas para evitar qualquer dificuldade no carregamento. E SEMPRE obedeça à Lei de Direitos Autorais.

 

Relevância do conteúdo

Um conteúdo relevante ajuda a passar a credibilidade que tanto importa para a imagem da sua empresa. Além disso, é um bom meio de ficar bem ranqueado no Google, uma ótima estratégia de inbound marketing. Então, aposte em um conteúdo único, atualizado e relevante para que seus clientes tenham em seu site a respostas para suas dúvidas.

 

Como converter com site institucional

O seu site precisa estar estruturado de maneira que seus visitantes não somente navegam nele, como também possam ser vistos como oportunidades de venda do seu produto. E como fazer isso? Através de técnicas e estratégias de Marketing. Por isso, o layout deve ser pensado de maneira estratégica, ser simples e direto, para que o usuário não se distraia. Além disso, use estratégias de Call to Action, que significa Chamada para Ação, através de links ou botões você guia o visitante através das páginas do seu site.

 

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