fbpx

Descubra como criar facilmente uma página no WordPress

Para deixar mais organizado e bem categorizado, é fundamental a criação de páginas. Mas, como criá-las? Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão no começo da montagem de um site. 

Acompanhe o passo a passo de como criar uma página no WordPress, uma das principais plataformas de criação do site do mundo. Tire as suas dúvidas e comece a produção de um site ou blog profissional.

Conteúdo:

Como criar página no WordPress sem código?

Muitas pessoas que querem começar um site não possuem conhecimento de programação. Mas saiba que não é necessário conhecer de códigos para criar uma página do WordPress. 

Dentro do próprio WordPress existe uma maneira de construir sua própria página sem precisar saber um único código. É bem simples de fazer. Confira o passo a passo abaixo e comece a montar a sua.

1. No painel do WordPress, selecione a opção “Páginas”

Para começar a criar uma página, é necessário criar um login no WordPress. Só assim para ter acesso ao painel de administrador do WordPress. No menu, haverá a opção de páginas, basta clicar nela.

2. Clique em “Adicionar nova página”

Como o site ainda não possui nenhuma página além da home, irá aparecer a opção para adicionar uma nova. Clique nesta opção.

Selecione "páginas" e depois clique em "adicionar nova"

Selecione “páginas” e depois clique em “adicionar nova”

3. Escolha o nome da nova página

O primeiro passo para a criação da página é o nome dela. Isso não deve ser feito de qualquer maneira. Consulte um profissional de SEO para selecionar os nomes das páginas do site. Elas devem ajudar a guiar o usuário pelo site.

4. Defina o conteúdo da página

O próximo passo é definir o tipo de conteúdo da página. Será apenas textos? Será adicionado vídeos? Ou ela vai servir como uma ponte para os textos? Isso também deve ser definido com um profissional de SEO.

Defina o nome e conteúdo da página

Defina o nome e conteúdo da página

5. Defina a hierarquia da página no site

Qual será a importância desta página no site? Ela será uma categoria? Será a página que terá as informações da empresa? As páginas possuem uma hierarquia diferente dentro do site. Isso é muito importante para manter o site organizado.

6. Escolha quando e como publicar a página

Se está pensando em criar páginas, é necessário criar um cronograma de publicação. Serão todas as páginas de uma vez só? Ou uma página é mais importante do que a outra. Faça um planejamento para a publicação ser bastante organizada.

7. Escolha um plugin construtor para personalizar

A página deve ser bonita para chamar atenção do público. Unir beleza com um bom conteúdo, é um dos pré-requisitos para a página ser um sucesso. Será possível alcançar isso com a ajuda de plugin construtores. Eles podem ser excelentes aliados na construção e manutenção do site. 

Confira os principais plugins construtores de páginas em WordPress disponíveis no mercado:

 

  • Prós e contras de um construtor de páginas: um construtor de página pode te ajudar a otimizar o tempo de criação de uma página. Com um prazo um pouco mais apertado de entrega, isso pode te salvar. O ponto negativo é não ficar totalmente à vontade para criar a página, e ficar refém do plugin. Ter conhecimento sobre programação, permite que você personalize o máximo possível o seu projeto, com algumas funções que os construtores não conseguem oferecer.

 

Como criar nova página no WordPress e incluir no menu?

Um dos principais motivos para a criação de páginas é para montar o menu do site. Todo site deve ter um. Então, é importante saber como criar a página e adicioná-la ao menu principal. Confira o passo a passo abaixo.

1. No painel do WordPress, selecione “Aparência”

No painel de administrador do WordPress, procure no menu a opção aparência e clique no link.

2. Clique na opção “Menus”

Selecione a opção Menus para poder configurar o visual do menu do site.

Selecione "aparência" e depois clique em "menus"

Selecione “aparência” e depois clique em “menus”

3. Crie um menu

A partir desse momento, será possível criar o menu do jeito que quiser. Tenha definido quais são as páginas que pretende colocar no menu do site. Consulte um profissional de SEO para auxiliar na montagem do menu.

4. Adicione as páginas ao menu

Com o menu pronto, basta adicionar as páginas ao menu. As páginas que irão aparecer no menu do site serão definidas na hierarquização.

Como criar página com código php no WordPress?

Uma outra opção para criar página é com código php. Para quem não quer ficar refém das páginas que o WordPress oferece, é possível criar uma do zero e exatamente do jeito que quer. 

Confira o passo a passo de como criar uma página com código. Mesmo que não seja um expert em código, dê uma olhada nas dicas e tente montar por conta própria.

1. Crie um arquivo de texto ou de código com o nome da página que será criada

No desktop do computador, crie um novo arquivo de texto ou de código e dê o nome da página que será inserida no site. Se é a página que conta a história da empresa, pode nomear como: “sobre nós”.

2. Abra o arquivo

Abra esse arquivo de texto ou de código, pois será necessário inserir conteúdo dentro dela. 

3. Cole o código abaixo no início do documento

<?php

/* Template Name: nome_da_pagina */

?>

 

4. Salve o arquivo com a extensão .php

Depois de inserir o código, salve esse arquivo para ela ficar gravada no computador. Isso é essencial para a página poder ir para a internet.

5. Insira os códigos com os elementos que a página deve conter

Depois que o arquivo de texto ou de código estiver salvo no computador, comece a inserir os códigos com os elementos da página. Título, texto, imagem e layout são alguns exemplos de elementos que deverão ser inseridos. 

6. No diretório do site, procure a pasta /wp-content/themes

Depois de inserir todos os códigos, será necessário ir no diretório do site e encontrar a pasta wp-content/themes. Essa pasta é fundamental para colocar a página no ar.

7. Faça upload do arquivo php criado

Faça o upload do arquivo de texto / código que foi criado para dentro desta página. Não irá demorar muito para completar o upload.

8. Faça login no painel administrativo do WordPress

Com o upload completo, entre no painel administrativo do WordPress para começar o processo de publicação da página.

9. No painel do WordPress, selecione a opção “Páginas”

No menu, haverá a opção de páginas, clique nela para começar o processo de publicação.

10. Clique em “adicionar nova página”

Para adicionar uma nova página nova, além da home, clique na opção para adicionar uma nova.

11. Escolha o nome da nova página

Adicione o nome a página. Ela deve ser igual ao do arquivo que foi feito.

12. Em “Atributos de página”, escolha o modelo criado com o arquivo php

Escolha a opção “atributos de página” e selecione o arquivo que foi criado. Assim, a página será carregada em seu blog ou site.

Qual a diferença entre uma página e os posts do blog?

Há muitas diferenças entre uma página e um post. O objetivo dos dois são bem diferentes. A idéia de um post é divulgar um conteúdo específico. Pode ser um texto, um vídeo, apenas uma galeria de imagens. 

Já a página é a reunião de todos todo o conteúdo de um determinado assunto. Um exemplo mais prático disso é uma categoria de um site. Quando se entra numa categoria, não se espera ler apenas um texto, mas encontrar todos os textos de determinado conteúdo.

Quais tipos de página criar no WordPress?

No tópico passado, foi dado um exemplo de página de um site, que são as categorias. Mas há outros tipos de páginas para serem adicionadas em um blog ou portal.

Confira os outros tipos de páginas que deve ter em um site ou blog do seu negócio.

 

Página de captura

Uma página para chamar a atenção do usuário. A página de captura é usada quando pretende vender algum produto ou serviço. Será necessário fazer algum tipo de cadastro para continuar navegando. 

Essa é uma das páginas que mais se exigem capricho da equipe criativa. Deve ter um texto e um visual que impressiona. O usuário deve ficar impactado e ter o desejo de comprar um produto.

 

Página de contato

Um usuário se sentiu atraído pelos produtos que vendo ou pelos serviços que oferece? Então, tenha uma página de contato (telefone, e-mail, localização da empresa) para ele poder conversar com você e tirar todas as dúvidas.

 

Página de vendas

Página exclusiva para vendas é padrão de e-commerce. A home deve ser uma bonita apresentação da marca, e as páginas devem conter os produtos para a venda. Faça tudo de maneira organizada para ter lucros.

 

Criar dentro do site uma página para blog

Dependendo do seu negócio, é muito importante criar uma página para blog. Essa é uma das principais maneiras de se posicionar no mercado. Além de vender produtos, mostre que também conhece sobre eles e produza conteúdo.

 

Empresa especialista em WordPress para criação de páginas

Caso a sua empresa não tenha uma equipe de TI, e tem um desejo de entrar no mundo digital, contrate uma empresa especialista em projetos WordPress para criar páginas para seu site. 

A Studio Visual é uma empresa especializada nesta plataforma. Entre em contato conosco! 

 

Por que contratar um profissional para criar uma página no WordPress?

Um profissional já possui experiência em criação de páginas. Ele sabe as dificuldades e facilidades do serviço. Uma pessoa dessa pode criar um produto de melhor qualidade em um tempo bem menor.

 

Quanto custa para criar uma página no WordPress?

O valor irá depender do tipo de página que deseja para o seu negócio. Para saber o preço exato, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e diga quais são suas necessidades.  

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Leave a Reply