fbpx

Aprenda como criar seu próprio widget WordPress passo a passo

Os widgets são ferramentas muito importantes para a criação de um site WordPress. A função dele é adicionar conteúdo na barra lateral ou no rodapé da página. Isso ajuda a criar um ambiente digital mais completo e rico em informações. Um exemplo de widget é a barra de pesquisa. Um item fundamental para a maioria dos sites e blogs. 

O WordPress já apresenta um leque de widgets para o administrador do site. Mas nem todos eles são essenciais ao seu negócio. Para não ficar refém do que a plataforma te oferece, é possível criar o próprio Widget. 

 

como criar um widget para wordpress

 

Conteúdo:

 

O que é preciso para o desenvolvimento de widgets?

O que é necessário saber para criar um widget? Nessa primeira etapa é preciso conhecer as ferramentas necessárias para montá-lo. 

Para definir as funções, use a classe WP_Widget, que é considerada padrão da API. A classe disponibiliza aproximadamente 20 funções diferentes. Não há um limite de funções para adicionar. Avalie quais são necessárias para o que precisa. 

Porém, quatro funções são primordiais e deve ter em qualquer widget. Elas estão nos tópicos abaixo.

 

Método __construct()

Essa função será a base de criação do widget. Não à toa ele é chamado de construtor. É ele quem vai dar sustentação para a construção da ferramenta.

 

Método widget()

A função que irá determinar o conteúdo do widget. Provavelmente, é a função mais importante.

 

Método form()

A função que irá determinar as configurações do widget no painel do WordPress.

 

Método update()

Toda ferramenta online precisa de atualizações ao longo do tempo. É essa função que vai permitir que o widget seja atualizado sempre que preciso.

 


Como criar um widget para WordPress?

Conhecendo as funções para a criação de um widget, chega a hora de colocar a mão na massa e começar o processo de criação. Os próximos tópicos serão dedicados, portanto, a mostrar as peças necessárias para a formação desse quebra cabeças.

 

1. Frontend

A criação do widget ficará nas mãos de um programador frontend, que é a parte do site que o usuário enxerga. Há duas maneiras de iniciar a produção do código: com um plugin personalizado ou no arquivo functions.php do tema ativo. Será em um desses lugares que os métodos serão escritos. 

Neste artigo, explicaremos a criação em arquivo functions.php. Se preferir o método do plugin, há outro artigo no blog explicando como fazer dessa maneira.

 

2.  Administração (wp-admin)

O painel do WordPress será o lugar o widget será adicionado. Na lateral esquerda, existe o menu lateral do painel. Na categoria aparência, irá aparecer a opção de widgets. 

Nessa sessão, será possível usar um widget já pronto do WordPress ou adicionar o personalizado que você mesmo está criando. 

A função form() serve para adicionar campos de configuração no wp-admin, que é o painel do WordPress.

 

3.  Classe Widget (core)

Agora chegou o momento de falar da parte prática da criação do widget. Nos tópicos anteriores, foram citados as ferramentas e a linguagem para criar. Confira nos tópicos abaixo como deve ser feito. 

 

 

  • Construção

 

Para construir o widget, será necessário escolher uma das classes do WordPress. Como já foi adiantado, use o WP_Widget. 

A primeira etapa é criar a função  __construct(). Essa parte é onde o programador irá criar o id, título, nome da classe e descrição ao widget. Será a base do widget, onde todas as outras funções irão se apoiar. 

A próxima etapa será a widget(). Será o código daqui que irá gerar o conteúdo do widget. É ele quem vai definir os campos que serão exibidos pro usuário final poder interagir. Para esse processo de criação, você usará os PHPs. 

 

 

  • Exibição no frontend

 

A partir daqui, os códigos serão voltados para a tela de usuário. É a etapa do form (), que serão as áreas onde o usuário irá interagir com o widget. O nome form vem justamente disso. O usuário terá que preencher um form para então exibir os dados no front-end. 

 

 

  • Salve os dados

 

Essa é a parte do update (), a função que atualiza toda vez que você o salva. Isso é fundamental enquanto está no processo de criação.

 

criar widget wordpress

 

Como criar e exibir suas próprias áreas para widgets WordPress?

Com o widget criado, é necessário ter um espaço dentro do site ou blog para inseri-lo. Opções é o que não faltam. O WordPress oferece diversas áreas para exibição de widgets.  

Se for criar um layout do zero para o site, lembre-se de deixar um espaço para o widgets. Caso contrário, não terá espaço para nenhum e a aparência pode ficar pobre. 

Confira abaixo as principais áreas para adição de widgets no WordPress.

 

Como usar a nova área de widgets?

Quando estiver definindo os widgets no site, o WordPress irá apresentar quais são as áreas onde ele pode ser adicionado. No lado esquerdo da tela estarão reunidos todos os widgets, e no lado direito estarão as áreas onde poderão ser colocados. 

Basta arrastar os widgets desejados do canto esquerdo para o direito. As principais áreas de widgets são nas laterais do site ou no rodapé. Mas há outras opções também. 

Verifique com a equipe de design e SEO quais são os melhores lugares para adicionar os widgets ou entre em contato conosco! 

 

Como exibir widgets no meio do conteúdo?

Widgets também podem ser inseridos no meio do conteúdo. É muito comum, ao decorrer do texto, o editor colocar um formulário para que o usuário informe nome e e-mail para receber alguma vantagem. 

Neste caso, o widget terá que ser adicionado na área de adição de novo post. Como não é um widget padrão e que irá aparecer sempre no mesmo lugar, será necessário colocar manualmente em cada texto.

 

Como exibir widgets só com código?

Adicionar o widget usando apenas o código é uma das maneiras de colocar em prática o que foi dito no tópico passado. Sempre que adicionar um novo conteúdo no WordPress, há uma opção de link chamada embed. Ele irá mostrar o artigo em formato de código. Basta adicionar o código no lugar que achar melhor no texto. 

A recomendação é fazer uma análise com um mapa de calor para saber qual o lugar da página o usuário mais olha. Isso pode ser uma referência de lugar para colocar o widget.

 

Como funcionam os Widgets API do WordPress?

Se estamos falando de widgets personalizados, é porque o Widget API do WordPress existe. É graças a ele que é possível adicionar widgets que não sejam da plataforma de sites.

 

Como utilizar a documentação do WordPress para criar widgets?

Só será possível criar um widget se utilizar a documentação do WordPress. Basicamente, eles te dão liberdade para criar um do jeito que quiser, mas deve ser nos termos deles. É por isso que é necessário utilizar o WP_Widget, como foi mencionado no começo do artigo. 

Se quiser ver, com detalhes, a documentação necessária, confira a documentação completa do WordPress.

 

Como desabilitar um widget?

Um widget que era fundamental para um site em 2020, pode não ser mais fundamental para 2021. É bastante comum. Então, será necessário desabilitar o widget. Não há muitos segredos. 

No painel do WordPress, vá até o menu à esquerda e procure pela opção Aparência. Nele, encontrará o link Widgets. Irá abrir uma nova página mostrando todos os widgets disponíveis e quais está utilizando. Os que estiverem ativos no site, estarão ao lado direito da tela. Basta arrastar clicar e arrastar para o lado esquerdo da tela. Automaticamente, ele será desativado do site ou blog.

 

Empresa especializada em WordPress para criação de widgets  

Caso precise criar um widget em seu site, procure por uma empresa especialista WordPress. A Studio Visual está no mercado há muitos anos e possui uma equipe especializada que pode ajudar a resolver o seu problema.

 

Quanto custa para criar um widget?

O preço para criar um widget varia muito. Isso irá depender das funcionalidades que o widget irá oferecer para o usuário. Entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento.

 

Por que fazer um widget com uma equipe profissional?

Para fazer um widget, é necessário um grande conhecimento de programação. Não é qualquer pessoa que tenha facilidade com códigos e consegue mexer com ferramentas wordpress. Uma vírgula errada num código pode travar um site inteiro. 

Se precisar desse serviço, converse com profissionais da área para entregar o melhor material possível. 

 

Studio Visual ajudar no seu negócio

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

 

Leave a Reply