fbpx

Descubra como integrar pagamento online e ter mais lucro com seu site

Como o e-commerce vem crescendo cada vez mais no Brasil, a integração dos processos de pagamento da sua loja virtual é um passo importante para que suas vendas aumentem. 

Por que? Porque um site que oferece diversas formas para pagamento e proporciona um ambiente seguro na hora do pagamento passa bastante credibilidade, fazendo com que seu cliente confie em fazer compras em seu site.

Entenda os processos para integrar seu site para pagamentos online, tipos de pagamentos e todas as informações necessárias para que escolha a melhor plataforma de pagamento para seu site.

 

Conteúdo:

 

Qual a importância de ter pagamento online no site?

Como o comércio eletrônico está em expansão, a concorrência também aumenta. Pensando nesse cenário, é importante que seu site ofereça uma excelente experiência para os usuários para sair na frente dos concorrentes.

O que você deve ter em mente é que de nada vale se seu site possui um ótimo catálogo, fotos incríveis, SEO otimizado, é responsivo, oferece boas ofertas aos clientes, se na hora de finalizar a compra, o usuário encontrar poucas opções ou ter problemas com o pagamento.

Por isso, para que seu site atraia clientes, ele deve oferecer a melhor experiência em todas as etapas. Investir, então, nos processos de integração para pagamento online do seu e-commerce é um importante passo para converter clientes.

 

Como o pagamento online impacta nas vendas?

Para quem está acostumado a fazer compra online, escolher os itens, colocá-los na sacola e fazer o pagamento são procedimentos simples.

Mas, se seu site não possuir boas opções de pagamento e, principalmente, não oferecer um ambiente seguro para seu cliente, ele pode desistir da compra ou nunca mais voltar. Por isso, essa é uma das etapas mais importantes para a construção de um bom site de compras. 

Um site estruturado com boa opções de pagamento, aumenta as chances de atrair clientes, deixa seu usuário satisfeito e faz com que eles retornem ao seu site.

 

Como integrar pagamento online no meu site?

Há diversas formas de oferecer pagamento online para seus clientes. Lembre-se que com diferentes opções de pagamento, as chances de um usuário finalizar a compra em seu site, aumentam.

Se é novo no ramo, saiba que é possível incluir no seu site gateway de pagamento, API, adquirente e outros. Confira como é cada uma e como fazer para integrá-la em seu site.

 

Adquirentes

Adquirentes são empresas como a Stone, Cielo e Rede. Elas fazer a liquidação financeira através de cartões de crédito e de débito. E essas adquirentes se comunicam com as bandeiras dos cartões visa, mastercard, amex e diners e com os bancos itaú, bradesco, citibank, santander, etc.para processar as transações.

Para implementar esse tipo de pagamento, é necessário negociar diretamente com as empresas adquirente e seguir as normas estabelecidas por elas. Essa pode ser uma opção para fazer acordos e negociar custos mais baixos e aumentar seu lucro.

O que é preciso reforçar nesse tipo de transação é o serviço antifraude, uma vez que a adquirente que faz o intermédio direto entre o e-commerce e os bancos, o que pode aumentar as chances de fraude. Por isso é importante buscar alternativas para aumentar a segurança diretamente com o provedor.

 

Gateway de pagamento

Gateway são intermediadores de pagamento no momento do check-out. Na prática, o Gateway irá se comunicar com a adquirente, que, por sua vez, irá contatar o  banco emissor, o qual irá checar os dados pessoais do comprador e o saldo disponível para fazer a compra. Depois, quem fará o repasse do recebimento ao lojista é a adquirente.

Essa é uma boa opção de pagamento porque irá integrar em um único lugar adquirentes, antifraude e conciliadores. Além disso, o lojista pode acompanhar todas as etapas, tendo um maior controle sobre as operações. Isso sem falar que é bem seguro, pois as informações são criptografadas com certificados de segurança, como o PCI DSS.

 

Intermediador de pagamento

Como o nome já diz, intermediador de pagamento é um sistema que irá fazer a ponte entre o consumidor,  site da loja, instituição bancária e operadora do cartão.  

As grandes vantagens é que essas plataformas possibilitam a negociação de boas tarifas, além de possuir um sistema antifraude eficiente. Isso sem falar que, caso o cliente não faça o pagamento, os intermediadores assumem a responsabilidade no lugar do cliente. 

Os melhores intermediadores de pagamento usados pelo WooCommerce são o Yapay, PayPal, PagSeguro, Mercado Pago,GerenciaNet e Iugu.

 

API de pagamentos

API significa “Application Programming Interface” e é uma forma de integração mais sofisticada. 

Esse sistema é usado para lojas que possuem um sistema próprio de venda online e aplicativos móveis. A API também facilita a interação entre dois programas distintos.

 

Quais as formas de pagamento online para meu site?

Além dos processos de integração dos pagamentos, é preciso oferecer opções de pagamentos para seus clientes.

Pensando nisso, confira a seguir as formas mais comuns de pagamento online, as diferenças entre elas e as especificidades de cada uma.

 

Boleto bancário

Pagamento por boleto bancário possui um alta popularidade na hora dos pagamentos. Para ter ideia, quase 30% dos s pedidos aprovados nas lojas virtuais utilizam boleto bancário como forma de pagamento.

  • Vantagens e desvantagens: as grandes vantagens de pagamento por boleto bancário incluem desconto de 10% para o cliente, facilidade na emissão do boleto e no pagamento, além de ser uma forma segura de comprar online e o comerciante também recebe o dinheiro do cliente mais rapidamente. 
  • Dentre as desvantagens estão a demora na constatação do pagamento e desistência de pagamento. Até que o prazo do boleto expire, a loja terá de reservar o produto para esse cliente.

 

Cartão de crédito

Compras feitas por cartões de crédito são as campeãs no e-commerce. Isso porque é um método que oferece rapidez e a praticidade para pagamento nas compras online, em questão de segundos seu pagamento é aprovado. 

  • Vantagens e desvantagens: as vantagens de se comprar com cartão de crédito incluem agilidade no pagamento, possibilidade de parcelamento, alguns tipos de bônus, como as milhas. 
  • A grande desvantagem dessa forma de pagamento é que ela pode oferecer riscos, é preciso ficar muito atento na hora de informar seus dados. É importante que seu site oferece sistemas de segurança para a garantia dos pagamentos. Além disso, se fizer compras em site estrangeiro, é importante verificar se seu cartão de crédito está habilitado para operações internacionais.

 

Carnê de pagamento

Carnês nada mais são do que vários boletos emitidos para pagamentos parcelados. Essa é uma prática muito comum utilizada por lojas de varejo há muito tempo. Porém, não há muitas lojas online que oferecem esse tipo de pagamento. 

Atualmente, a Casas Bahia implantou um sistema online de carnê, afinal, a loja já era muito conhecida pela emissão dos carnês físicos.

  • Vantagens e desvantagens: a grande vantagem é que como o pagamento pelo carnê é feito mensalmente, é uma boa opção para diminuir os atrasos nos recebimentos. Também é uma boa opção para quem não tem  cartões de créditos ou conta em banco. Além de oferecer um controle maior das suas  finanças.
  •  A desvantagem fica por conta do risco de alto índice de inadimplência, uma vez que o pagamento não é feito de forma automática.

 

Transferência online

Transferência bancária online é uma opção de pagamento relativamente nova usada pelo e-commerce. Ela oferece aos compradores uma grande facilidade na hora de pagar, com apenas alguns cliques você finaliza a sua compra.

Mas, para implementar esse tipo de pagamento em seu site é preciso a integração por meio de um gateway ou implementação da API.

  • Vantagens: os benefícios da transferência online são: confirmação de pagamento é bem rápida, sem riscos de estorno, isso sem falar que é considerada uma forma de pagamento segura de pagamento. 
  • As desvantagens incluem: se a compra for feita nos finais de semana ou feriados, a confirmação do pagamento pode demorar mais. Além disso, para o cliente, pode haver cobrança de taxas referente a transferência entre bancos diferentes.

 

Carteiras digitais

Pagamento por carteiras digitais é um método relativamente novo no Brasil. conhecidas como e-Wallets, ela possibilita o pagamento meio de aplicativos sem a necessidade de utilizar dinheiro ou cartão.

Seus dados irão ficar armazenados nessas carteiras digitais, o que garante o uso com segurança e privacidade. Então, quando você opta pela carteira digital para fazer o pagamento, não há necessidade de digitar seus dados, pois eles já estão armazenados pela empresa intermediária que irá fazer a transação, como a PayPal, por exemplo.

  • Vantagens e desvantagens: a maior vantagem é que não precisa carregar cartões ou outros dispositivos para fazer a compra, você só precisa do seu smartphone. O pagamento é feito através de QR Code ou o NFC (pagamento por aproximação). Isso sem falar que a transação se torna mais segura, sem perigo de errarem o troco ou clonar o cartão.
  • A desvantagens desse tipo de pagamento é que se o seu celular acabar a bateria, sua carteira digital terá utilidade zero, como cliente não são todas as lojas que é possível utilizar a carteira digital

 

Troca de milhas

A troca de milhas é um sistema que usa troca de pontos acumulados no seu cartão de crédito por produtos ou outros serviços. Esses pontos são acumulados pelas compras que fizer. É um sistema muito usado pelas companhias aéreas, que oferecem voos mais baratos ou até gratuitos.

  • Vantagens e desvantagens: qualquer empresa pode adotar esse modelo de pagamento, sendo uma ótima opção para fidelizar clientes. Também é possível entrar para um programa de milhas junto de outras empresas, podendo fazer parcerias com terceiros, como a Multiplus, por exemplo. A vantagem é que a empresa que irá fazer a intermediação, repassa o valor do produto para o varejista online
  • A desvantagem para o cliente é que ele poderá perder descontos referente a pagamentos à vista.

 

Como escolher as melhores formas de pagamento?

Montar um e-commerce que funcione de maneira eficiente e que seja atrativo para as pessoas não é uma tarefa muito simples.

Mas, oferece diversas opções de pagamento para os clientes às cegas, sem pensar estrategicamente pode ser prejudicial para o seu negócio. 

Confira alguns aspectos que é preciso dar atenção antes de implementar a integração com os meios de pagamento em sua loja virtual. Entre em contato conosco para entender melhor. 

  • Segurança dos dados: infelizmente, gerenciar pagamento para a sua loja pode deixá-la sujeita a fraudes. Por isso, é necessário analisar o tipo de pagamento que ofereça segurança tanto para o cliente, quanto para o varejista. Os intermediadores de pagamento oferecem uma boa solução com bastante segurança, por exemplo. Afinal, eles possuem sistema antifraude atrelado. Outra prática que pode ser bem simples, independente do tipo de sistema de pagamento, é informar ao seu cliente o tipo de pagamento oferecido e as exigências de cada um.
  • Menor taxa para receber pagamento online: confira as taxas cobradas em cada sistema de pagamento online. Todas possuem taxas, o que você deve analisar é o valor delas. Intermediador de pagamento costumam cobrar taxas mais altas, cerca de 2% a 8% a depender da transação. Já os Gateways cobram taxa menores, entre 2% a 5%. boletos bancários só exige o pagamento da taxa de emissão, que pode variar de banco para banco.
  • Prazo para recebimento: cada sistema de pagamento trabalha com prazos diferentes. Isso também ser analisado na hora dessa escolha. Pagamentos com cartão de crédito, por exemplo, geralmente possuem um prazo extenso para o recebimento, o que pode influenciar no seu caixa. Pagamentos por boletos bancários precisam esperar o prazo de 72 horas para o banco compensar. Já o débito online é o que possui o prazo mais rápido, pois é feito entre contas.
  • Facilidade de integração: Usar intermediadores de pagamento, por exemplo, vão levar os clientes para uma outra página, o que pode causar desconforto ou estranhamento para quem não está acostumado. Já os Gateways permitem que você crie plugins na própria página da sua loja, pois eles já fazem a integração entre a sua plataforma, instituições financeiras e operadoras de cartão. 
  • Experiência do usuário: de nada vale você criar um site que seja super vantajoso para você e não proporcionar uma boa experiência para o usuário, pois sem clientes, seu negócio não irá desenrolar. É importante oferecer não somente um tipo de pagamento, lembre-se que há diversos tipos de compradores.

 

Qual a melhor plataforma de pagamento online para site?

Com o avanço das tecnologias e sistemas de pagamento, há cada vez mais opções para liquidar as compras. 

Apesar de ainda ser muito usado, os cartões de crédito não são mais a única opção para fazer seus clientes fazerem as compras. 

Veja a seguir algumas opções de plataformas que podem ser usadas para implementar os tipos de pagamento no seu e-commerce.

 

1. Pagseguro

Muito popular aqui no Brasil, o PagSeguro é um serviço desenvolvido pela UOL e aceita diversas formas de pagamento. 

É possível fazer pagamento com cartão de crédito e débito, transferências bancárias e até pagamento  via celular. 

A grande vantagem é que as tarifas desse serviço são baixas e oferece um ambiente seguro.

 

2. Paypal

Talvez uma das plataformas mais conhecidas entre os compradores, o PayPal é considerada também uma das mais seguras pelos usuários.

 Ela se destaca por  integrar diversas formas de pagamento diferentes, sendo possível incluir a opção de pagamento internacional.

Para ter ideia da praticidade dessa plataforma, é possível fazer o pagamento por  boleto bancário, transferência digital, cartão de crédito de diferentes bandeiras e outras.

 

3. Mercadopago

Mercado Pago começou como um sistema de pagamento exclusivo do Mercado Livre. E hoje em dia encontra-se em expansão. 

Possui muitas facilidades para integração com diferentes formas de pagamento, tanto com boletos, como com cartões de créditos.  Aceita até 6 bandeiras diferentes de cartão. 

 

4. Cielo

A Cielo é uma das plataformas para pagamento mais conhecidas no Brasil, ele oferece suporte para as bandeiras Visa e MasterCard para pagamento em débito e para as bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Elo, Diners Club, Discover, JCB e Aura para pagamento em crédito. 

Você consegue resgatar os recebimentos em débito em até um dia útil, e em crédito até 31 dias corridos.

 

5. Itaú Shopline

Itaú Shopline é um Gateway que é incorporado em seu site, permitindo pagamentos à vista por transferência, crediário automático, cartões da rede Itaucard (MasterCard, Diners ou Visa) e por meio de boleto bancário.

 

6. Bcash

A Bcash é uma plataforma que irá intermediar a compra entre comprador com o vendedor. É uma plataforma que oferece bastante segurança tanto para quem está comprando, quanto para o varejista. 

Possui a facilidade de aceitar diversos tipos de pagamento como depósito bancário, cartão de crédito, boleto, entre outros.

 

7. Moedasegura

Essa plataforma oferece boas opções de integração para pagamentos em sua loja virtual. Ele possui uma ferramenta diferente das demais plataformas, que permite que o vendedor transfira o’dinheiro para a sua conta quatro vezes no mês.

 

8. Moip

Pertencente ao grupo iG, o Moip é uma plataforma que visa reduzir a complexidade na hora de receber os pagamentos. Oferece a possibilidade de pagamento por cartão de de débito, crédito, boletos bancários, desconto em conta e transferências pelo celular. Também permite parcelamento em até 12 vezes e o valor é creditado para o varejista em até  dois dias úteis.

 

9. Moneybookers

É muito usado no mundo todo, mas ainda não é muito conhecido aqui no Brasil. Oferece as funcionalidades parecidas com o PayPal. Além disso, se destaca por seus processos de segurança.

 

10. Paggy

Essa plataforma vem ganhando cada vez mais espaço entre as opções de pagamento online para e-commerce. Ela possui um sistema que permite que o vendedor inclua cobranças e emita para os clientes, caso haja necessidade. 

Oferece opções de pagamento em cartão de crédito e boleto bancário. Um ponto positivo dessa plataforma é que ela oferece uma interface totalmente em português.

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Leave a Reply