fbpx

Descubra quais as melhores plataformas para criar o seu site

Quer saber quais as melhores plataformas para criar site? Descubra, neste post, dicas de plataformas para você começar seu negócio online. 

Se quer ter um espacinho na web para divulgar a sua marca, empresa ou produto é importante criar um site exclusivo. Por isso, confira as melhores plataformas de criação de site, blogs, e-commerce e portfólios.

Como há diversos sites na internet de tudo o que é assunto, é importante escolher a plataforma ideal para seu site se destacar.

 

Conteúdo:

 

Quais tipos de site que posso criar de maneira profissional?

Há diversos tipos de sites que você pode optar para vender sua marca ou promover sua empresa. A escolha ideal deve estar alinhada com o seu empreendimento. Por exemplo, se não irá vender produtos, não há porque ter um e-commerce em seu site.

O tipo de site mais comum usado pelas empresas são os institucionais e blogs corporativos. Eles são ideais para divulgação da sua marca e passar autoridade para sua empresa. Se irá vender algum produto, é possível integrar o e-commerce no seu site.

Mas, se quer apenas compartilhar suas experiências, o ideal é criar um blog pessoal. E, por fim, se quer divulgar os seus trabalhos, um site de portfólio é a sua melhor escolha.

  • Sites e blogs corporativos
  • Blogs pessoais
  • Sites para E-commerce
  • Sites de portfólio profissional

 

Melhores plataformas para blogs e sites corporativos

Para quem quer criar um blog do zero, há algumas plataformas que você pode usar para dar o pontapé inicial no seu negócio online.

Uma das plataformas mais populares é o WordPress, mas há outras que podem servir a depender da finalidade do seu empreendimento. 

Confira as características das principais plataformas de sistema de gerenciamento de conteúdo. Descubra também qual é a melhor plataforma para criar site imobiliária.

  1. Wix: plataforma é bem simples e fácil de usar, além de possuir muitos serviços gratuitos. Porém, apresenta algumas desvantagens como baixa indexação no Google, por conta de problemas com SEO, por seu site não ter um domínio próprio, não terá muita credibilidade entre os concorrentes.
  2. Weebly: dentre as vantagens dessa plataforma para criação de um site estão: oferece um domínio gratuito, sistema fácil de usar e intuitivo, oferece personalização avançada do seu site, além de serem otimizados para mobile, possui ainda um desempenho ágil e planos avançados de e-commerce. Agora, as desvantagens ficam por conta do acesso à maioria das funcionalidades ser pago, além disso, é preciso contratar um plano para cada site.
  3. WordPress.org: Oferece planos gratuitos e pagos, sistema relativamente fácil de usar, design responsivo, é Open Source, grande quantidade de plugins e extensões, é atualizado constantemente, otimização de SEO para seu site e possui um ótimo suporte. Os pontos não tão favoráveis ficam por conta de precisar comprar um domínio e hospedagem se quiser ter um domínio só seu, então ela não é totalmente gratuita, embora ofereça muitos plugins gratuitos. Além disso, para incluir algumas funcionalidades em seu site é necessário ter conhecimento de PHP.
  4. Joomla: sistema Open Source, possui um bom suporte, é atualizado com frequência, oferece ferramentas de marketing em suas extensões, possui gerenciamento de conteúdo bem fácil, conta com diversas extensões. Porém, a plataforma apresenta algumas desvantagens, como a necessidade de algum conhecimento de programação e para manter um blog no Joomla é preciso instalar extensões para um funcionamento favorável.
  5. Drupal: o Drupal oferece alguns pontos positivos, tais como uma maior flexibilização para personalizar conteúdo, controle de acesso e permissões para usuários, possibilidade de inserir novas funcionalidades na plataforma. Os aspectos negativos ficam por conta do sistema não ser tão simples de usar para quem não tem experiência com desenvolvimento e programação e não possui muitos fóruns sobre a plataforma.
  6. Ukit: essa plataforma é muito usada por quem não possui muito conhecimento técnico para criação de sites, por possuir uma interface descomplicada e fácil de usar. ALém disso, há a possibilidade de adquirir um domínio próprio para seu site, possui ferramentas de SEO e o custo não é muito alto. Dentre as desvantagens estão: não há planos totalmente gratuito, poucas opções de templates para seu site, não oferece ferramentas para tratar imagens e é preciso ter conhecimento com desenvolvimento e programação para criar seu site.

 

Melhores plataformas para blogs pessoais

Ter um blog pessoal é um passo importante para disseminar a suas ideias na internet. Também é possível criar um blog empresarial para atrair leads para a sua empresa.

Essa ferramenta pode ser um arma poderosa de divulgação se souber usá-la com sabedoria. Confira as melhores plataformas para criação de blog e as características de cada uma.

  1. Squarespace: Essa plataforma é uma das melhores para quem deseja criar um blog. Ela oferece a opção de agendamento de post, Google Author Rank embutido, tags, suporte a múltiplos autores, geotagging, URLs customizáveis, a possibilidade de importar seu blog do WordPress para o Squarespace e para quem tem experiência com desenvolvimento você tem total acesso aos códigos, da tag de doctype de abertura até o rodapé. Também possui a opção de atualizar o conteúdo no computador e pelo aplicativo.
  2. WordPress.com: A fama do WordPress começou justamente por conta da praticidade e funcionalidades para a criação de blogs.Oferece a possibilidade de criar um blog gratuito e de fácil gerenciamento. Além disso, possui diversas opções de customização, temas e plugins. Possui uma ferramenta para agendar posts, mecanismos de SEO e também é responsivo.
  3. Blogger: A plataforma é gratuita, possui milhares de templates também gratuitos, é bem fácil de utilizar, não precisa contratar serviço de hospedagem, é possível administrar vários blogs em um único painel. Dentre as desvantagens destacam-se ter algum conhecimento de  HTML e CSS para configurações de template e SEO, então se você é leigo no assunto poderá encontrar um pouco de dificuldade.
  4. Tumblr: sucesso entre os adolescentes, o Tumblr é uma plataforma gratuita, que se define como um espaço para se expressar livremente. É muito usado para divulgação de imagens e textos curtos, mas não chega a ser um microblog como o Twitter. Totalmente personalizável, possui diferentes templates e oferece opção para mobile. 
  5. Textpattern: plataforma CMS, de código aberto. Possui diversos  plugins e temas gratuitos, além de poder personalizar seu blog como achar melhor. Também Integra gerenciamento simplificado de comentários.
  6. Medium: essa plataforma oferece um serviço gratuito para publicação online. Além de poder criar um blog personalizável sem dor de cabeça, o serviço se destaca por distribuir o conteúdo do seu blog por meio de uma vasta rede de leitores e escritores, como uma rede social. Ou seja, ele uniu o sistema CMS com rede social.

 

Melhores plataformas para e-commerce

Se você possui uma loja física, que tal expandir suas vendas e explorar o mercado online? Mas, para isso é preciso ter um bom site para divulgar o seu produto.

Veja, a seguir, as plataformas para criar o seu e-commerce e descubra qual a melhor plataforma para criar um site loja virtual. Confira ainda as características de cada uma para poder escolher aquela que melhor se adequa à realidade do seu negócio.

  1. Wix: O Wix é uma plataforma muito intuitiva e fácil de usar, também sendo possível criar uma loja virtual. Mas não tem tantos recursos e funcionalidades disponíveis, o que pode acabar limitando o seu negócio. 
  2. WordPress.com: é possível criar um e-commerce de qualidade com o WordPress. Oferece uma grande variedade de extensões e plugins que podem ser bem úteis para a criação da sua loja online.
  3. Simvoly: um dos destaques dessa plataforma é que é totalmente gratuita e  oferece a opção de gerenciar seu site diretamente no seu smartphone, porém pode deixar a desejar é que possui algumas limitações em relação às funcionalidades.
  4. Silex: outra opção para quem deseja ter um negócio online. Oferece design moderno, com opção de desenvolvimento e marketing de comércio eletrônico. É possível personalizar a sua loja com recursos e funcionalidades que correspondam perfeitamente à sua marca.
  5. Shopify: Essa plataforma permite que você adicione HTML personalizado mas apenas para a homepage da sua loja, o que acaba limitando seu negócio. Oferece a possibilidade de integração com redes sociais. Seu ponto fraco é que esse plugin cobra uma taxa mensal do usuário. 
  6. PrestaShop: essa plataforma é voltada apenas para e-commerce, sendo possível criar seu negócio online totalmente gratuita. Além disso, possui fácil instalação e interface amigável, também é otimizado para SEO. Os pontos desfavoráveis da plataforma é que pode ter muitos bugs em atualizações e o fato de ainda não ter uma comunidade tão ativa no Brasil.
  7. BigCommerce: Uma das grandes vantagens dessa plataforma é que não limita o número de contas da equipe que você pode criar, também oferece um ótimo suporte, diversos modelos e temas para você personalizar sua loja e ferramentas para marketing digital. os recursos e funcionalidades para deixar seu site do jeito que deseja, em sempre funciona de maneira satisfatória. Não possui uma versão totalmente gratuita, apenas avaliação teste gratuita por 7 dias.
  8. Uol Host: O Uol Host  Oferece recursos variados e sem limites de visitas, possui suporte para windows e linux, além de não precisar conhecimento prévio de HTML ou outro tipo de código para criar seu site. As desvantagens ficam por conta do espaço de disco limitado e migração, não possui versão gratuita e a loja virtual é limitada.
  9. Nuvemshop: as vantagens dessa plataforma incluem a facilidade de criar o seu site, interface versátil e intuitiva, painel de administração da loja virtual, gerenciamento dos usuários e ambiente seguro para usuários e compradores. Os pontos fracos dessa plataforma são as opções escassas de planos, além de precisar de um custo alto para ter um bom site.

 

Melhores plataformas para portfólio

Todo artista ou profissional autônomo precisa ter um espaço onde possa deixar “guardado” todos os seus trabalhos já feitos.

Antigamente era muito comum as pessoas levarem seu portfólio com os trabalhos para uma entrevista de emprego. Porém, com o avanço da internet isso mudou. Os portfólios são online.

Mas, você sabe qual a melhor plataforma para criar o seu portfólio? Descubra as principais plataformas e as características de cada uma.

 

  • Wix: é muito simples de criar um portfólio usando o Wix. Também é muito simples para a manutenção e há a opção da versão gratuita, porém ela é mais limitada. A versão paga oferece maior liberdade para criar seu portfólio. Um dos pontos fracos do Wix é que a personalização é meio confusa e pode não agradar a todos.
  • Webnode: dentre as opções que essa plataforma oferece, está a criação de portfólio. Apesar de não ser muito utilizada para esse fim, ela oferece  alguns modelos de portfólio, preparados para suas necessidades e facilmente personalizáveis. Também é possível otimizá-lo para SEO.
  • WordPress.com: geralmente utilizar o WordPress para portfólios é a opção mais adequada para empresas e profissionais, sendo muito raro ser usado por estudantes, por exemplo. Ele é um pouco mais complicado no quesito utilização em comparação às plataformas mais tradicionais como Behance, Carbonmade ou Dribbble. Mas, pode ser interessante para criar site de banda e de fotografia, por exemplo.
  • Medium: se você é escritor, criar um portfolio no Medium é uma ótima opção, pois oferece a possibilidade de contato com redatores de diversas partes do mundo. Também é uma plataforma com credibilidade no mercado e é possível expressar sua identidade com muita liberdade na criação do seu portfólio. Outro benefício é poder otimizar seu portfólio para SEO, fazendo com que as publicações atinjam bons posicionamentos nas buscas.

 

Outras plataformas para criação de sites

Pela lista abaixo, já deu para perceber que há uma infinidade de plataformas que você pode utilizar para a criação do seu site, não é mesmo?

Mas, cada uma possui as suas particularidades, vantagens e desvantagens. Entenda o que elas oferecem e as principais informações sobre elas. Assim fica mais fácil decidir por qual optar.

  1. Jimdo: A Jimdo é uma plataforma de fácil personalização, com temas personalizáveis. Mas, não há muitas opções prontas de modelos para seu site, há a opção de criar um tema do zero.
  2. GoDaddy Website Builder: este criador de site permite gerenciar em um único lugar seu site, loja online, social mídia e funciona até como uma agenda com acesso a seu e-mail de marketing e compromissos.
  3. Yola: essa plataforma gratuita permite que você você crie e publique seu site online sem anúncios. Com centenas de estilos diferentes, é possível personalizar sua página na maneira que preferir ou utilizar o consultor de sites do próprio software.
  4. Webflow: software que oferece serviço para construção e hospedagem de sites. Com interface fácil de utilizar, não é necessário ser um grande expert em código HTML e CSS. 
  5. Strikingly: plataforma que permite a criação de um site moderno e responsivo. Possui interface descomplicada e intuitiva. 
  6. One: a plataforma é fácil de navegar e oferece ferramentas de estratégia de marketing digital 
  7. MockPlus
  8. Mobirise: essa plataforma permite a criação de sites sem a necessidade de saber programar. Com ela é possível criar websites, landing pages, resumos online, portfolios, websites de promoção de aplicações, eventos, serviços e produtos. Interface fácil de usar e otimizado para mobile.
  9. IM Creator: essa plataforma permite a criação de site profissional gratuitamente, não oferece muitos recursos, o que pode acabar limitando o seu site. O grande destaque fica por conta dos tipos de modelos disponíveis, possuem design moderno e bem estilosos, também oferece opção responsivo.
  10. Dunked: essa plataforma é voltada para a criação de portfólio, ideal para artistas visuais, designers e fotógrafos. Possui diversos modelos e interface muito fácil de usar.
  11. Duda: com interface intuitiva, o Duda permite criar sites de maneira muito fácil e rápida, oferece a possibilidade da criação de sites responsivos, replicando em vários servidores ao redor do mundo, o que deixa seu site incrivelmente rápido. 
  12. BuilderEngine: software open source para criação de sites, loja virtual ou blog. Oferece gerenciamento de conteúdo, permitindo streaming de vídeos e áudios, além de poder hospedar 2 sites em uma única conta.
  13. Webador: essa plataforma de criação de site possibilita começar seu site do zero sem a necessidade de conhecimentos de programação, pois oferece uma interface muito intuitiva e fácil de entender. Possui design responsivo e otimização para ranqueamento no Google. Também é possível criar uma loja online para a sua empresa.
  14. SITE123: plataforma ideal para a criação de sites empresariais em apenas 3 etapas (daí o nome). Possui recursos para otimização de SEO, domínio personalizado(pago), além de possuir uma interface fácil de utilizar, não havendo a necessidade de saber de processos de programação. Também oferece a possibilidade da criação de loja virtual
  15. Kirby: Com um desempenho incrível, essa plataforma possibilita que o usuário crie o conteúdo do site da forma que achar melhor.
  16. Jekyll: com interface versátil, a plataforma possibilita a criação de blogs, landing pages, sites institucionais e loja virtual. Segurança e velocidade são aspectos fundamentais dessa plataforma.
  17. Famous: totalmente gratuito, o Famous oferece a possibilidade da criação de sites,  portfólios, landing pages, e-commerces e páginas pessoais. Só possui a versão em inglês, mas foi projetado para ser utilizado por usuários comuns, sem que precisem de conhecimento em programação.
  18. BlogPress: essa plataforma possui recursos para criação de sites. Apesar de não ser tão eficiente quanto o WordPress, é possível criar sites de todos os tipos. Vale destacar que, o BlogPress é mais focado para quem deseja criar um blog. 

 

Dicas para encontrar um bom criador de site

Mesmo com tanta tecnologia a nosso dispor e todas as facilidades das plataformas para criação de site, às vezes, para que seu negócio ganhe destaque, será preciso investir um pouco mais em seu projeto.

Para que fique claro a função das plataformas para criação de sites, confira diversas dicas para você encontrar aquela que ofereça o melhor serviço para você.

Outra opção, ainda, é contratar uma empresa que fará um site personalizado do seu negócio, onde todos os processos serão tomados por especialistas.

 

Design e possibilidades de customização

Por mais que use os temas e plugins para deixar seu site com um bom layout, saiba que uma equipe formada por designers e desenvolvedores transformarão um site bacana em um site incrível.

Isso pode ser um grande diferencial para se destacar entre os concorrentes, um site com um design fluido e customizado do jeitinho que você almeja.

 

Suporte para loja virtual

Se tem planos de integrar seu site com uma loja virtual, é importante que tenha um suporte de qualidade para gerenciar seu site.

Certifique-se de, na hora de contratar um prestador de serviços para desenvolver sua loja virtual, verificar o tipo de suporte oferecido. É importante saber a quantidade de horas do suporte,por quais meios de comunicação será feito o atendimento, os horários em que estará disponível, e outros.

Outro ponto a ser observado é como acontecerá o suporte em casas de migração da plataforma, uma vez que é possível acabar perdendo dados neste processo.

 

Permissão para otimização de conteúdo

Outro fator que deve ser levado em conta na hora da escolha da plataforma é se ela possui permissão para otimização de conteúdo.

Um site com conteúdo otimizado tem maiores chances de crescer nas buscas no Google, isso fará com que seu site possa ser visto por uma quantidade maior de usuários.

Se a plataforma escolhida não oferecer recursos para que você possa otimizar seu conteúdo, talvez seja melhor você rever a sua escolha, e optar  por uma que te ofereça essa possibilidade.

 

Suporte técnico online

Quando escolher o melhor criador para seu site, verifique se ele oferece a possibilidade de incluir um suporte técnico online em seu site.

É muito importante ter um suporte online disponível para esclarecer as dúvidas do seu cliente e oferecer mais informações.

 

Suporte para plugins e aplicativos

Um fator a se levar em conta na hora de contratar uma plataforma para criar site, é importante verificar se ela oferece suporte para plugins e aplicativos.

E por que isso é importante? Porque com um suporte de qualidade, qualquer problema ou dificuldade de utilização do plugin você pode recorrer ao suporte ou fóruns do programa. 

O WordPress, por exemplo, possui uma comunidade bem extensa, o que é ótimo para soluções de problemas.

 

Nível de conhecimento para utilizar a plataforma

Isso vai depender muito do seu nível de conhecimento de desenvolvimento e programação. Se tem pouco ou nenhum conhecimento nessas áreas, dê preferência para plataformas de fácil utilização para o usuário.

Caso contrário, não conseguirá criar seu site. Mas, também é possível contratar empresas especialistas na criação de sites empresariais.

 

Uso de domínio próprio

Muitas plataformas oferecem a opção da criação de sites gratuitamente. Porém, muitas delas não oferecem a possibilidade de ter um domínio próprio para seu site. 

O Wix é um exemplo. A URL vai ficar asim: seu-nome.wixsite.com/meusite. Isso não é bom para o seu negócio. Porque não passa credibilidade para a sua empresa.

Por isso, na hora de escolher a plataforma, prefira aquelas que oferecem um domínio próprio.

 

Site responsivo

Atualmente, ter um site responsivo é de suma importância para seu negócio. Uma vez que sites responsivos são aqueles que podem ser acessados em diferentes telas. 

Ou seja, não importa se ele acessar seu site no computador ou celular, seu site terá uma boa resolução e os mesmos recursos, independente de onde o usuário estiver acessando. 

Por esse motivo, sempre escolha uma plataforma que ofereça essa possibilidade, como o WordPress, por exemplo.

 

Planos oferecidos

Antes de comprar o primeiro plano que aparecer pela frente, a melhor dica é pesquisar todos os planos disponíveis na plataforma.

Dependendo do tamanho do seu negócio, você só vai precisar de um site bem simples, sem muitas funcionalidades. Nesse caso, não vai precisar de um plano muito expansivo. 

Então, verifique se o plano contratado condiz com a realidade da sua empresa e do que está buscando para seu site.

 

Suporte para técnicas SEO

Um site sempre será acessado na internet. Ok, isso é óbvio. Mas, um fator que você precisa levar em consideração na hora da escolha da plataforma para criar seu site é que ela precisa oferecer bons recursos de indexação.

Afinal, um site com SEO otimizado, crescerá nas buscas no Google, por exemplo. E quanto melhor ranqueado tiver seu site,maior a possibilidade de alcançar as primeiras páginas e ser visto pelos navegantes.

 

Suporte para conteúdo bilíngue

Esse aspecto pode parecer pouca coisa, mas escolha uma plataforma que ofereça a possibilidade de alterar o idioma do seu site. Mesmo que a plataforma seja em inglês, escolha aquela que possui suporte para conteúdo bilíngue.

 

Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Se está pesquisando sobre plataformas para criar sites, provavelmente se deparou com a sigla CMS. Mas, você sabe qual a definição de CMS?  CMS é uma sigla do inglês, que significa Content Management System

De modo geral, é um sistema de sistema online que permite colocar um site no ar de forma prática e rápida. Plataformas como WordPress utilizam esse sistema.

Ou seja, ele permite que qualquer pessoa que utilize o software crie, organize, publique e apague conteúdos do seu site.


Principais dúvidas sobre a criação de um site profissional

Agora que já sabe todas as plataformas disponíveis, para que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto, veja as principais dúvidas que os usuários costumam ter na hora de criar um site.

  • Posso fazer o meu site sozinho ou preciso contratar um web designer? Com tantos recursos oferecidos pelas plataformas de CMS, atualmente, é possível criar seu próprio site sozinho. Mas, é preciso levar em consideração o tamanho do seu negócio e que tipo de produto quer entregar para seus clientes. A depender do que está procurando, o melhor caminho é contratar um web designer para desenvolver o seu site. Agora, se a sua empresa é de porte médio ou grande, o caminho mais indicado é contratar um empresa para criar seu site. Se não sabe por onde começar, converse com a gente que iremos oferecer toda a assistência necessária para a criação do seu site.
  • Como funciona o registro de domínio? A grosso modo, o domínio é o espaço da sua empresa na internet. Mas, seu endereço na Internet precisa ser registrado diretamente com os distribuidores nacionais ou internacionais. Para isso, é preciso que você tenha um domínio próprio.
  • Como eu adiciono recursos ao meu site? Isso depende muito da plataforma que está utilizando e dos processos de desenvolvimento do seu site, mas, geralmente, os recursos são adicionados por meio de plugins e extensões disponíveis no software que está usando.
  • Preciso instalar um software de criação de site no meu computador? Na verdade não, se usar plataformas como o WordPress, é possível utilizar o software de maneira online. O que é muito vantajoso, pois é possível acessá-lo em qualquer computador, tendo os dados de acesso.

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

 

Leave a Reply