17 Coisas Que Não Podem Faltar no Seu Site Empresarial

o que deve conter um site empresarial
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 13 de dezembro de 2022

Confira todos os itens essenciais para o seu site empresarial

Tem dúvidas sobre o que deve conter um site empresarial? Atualmente, ter um espaço na web exclusivo da sua empresa é um fator muito importante para o seu negócio. 

Para ter ideia, de acordo com a TIC Domicílios, em 2019, cerca de 70% da população brasileira está conectada à internet. Isso significa que se a sua empresa não possui um site, ela é praticamente invisível.

Imagine o tanto de oportunidades que você está perdendo, não investindo em um site? Dê mais visibilidade à sua empresa agora mesmo seguindo o passo a passo:

 

Conteúdo:

 

O que deve conter em um site empresarial?

Criar um site pode parecer algo simples, mas não é bem assim. É preciso que todos os elementos como a identidade visual, os gostos do seu público, a otimização para o Google, as chamadas para conversão e diversos outros pontos estejam bem estruturados e em sintonia.

Acompanhe as dicas e descubra todas as informações necessárias para a sua empresa se destacar na web.

 

1. Home ou página inicial

A página inicial ou Home vai ser o primeiro contato do seu cliente com o site da sua empresa, isso significa que uma home bem desenvolvida vai garantir a melhor experiência e permanência do usuário em seu site por mais tempo.

Uma página inicial de qualidade deve oferecer uma excelente navegabilidade, ter um layout adequado e outras questões técnicas. Pense que a página inicial seria como se fosse a fachada da sua loja. Ela precisa ser convidativa e fazer sentido para o usuário. 

Por isso, demonstre com clareza o seu produto, invista em call-to-action, que são estratégias de marketing digital para que o usuário realize uma ação. Também não esqueça de criar uma home page responsiva

 

2. Quem somos

Essa página vai ser aquela que você vai se conectar com o cliente, mostrar não só o propósito da existência da sua empresa e produtos oferecidos, como também humanizar a sua marca, contando um pouco da trajetória da sua empresa. Esse texto precisa conter os seguintes pontos:

  • Com o que a empresa trabalha: esse ponto é essencial que fique claro para o cliente o que a sua empresa está oferecendo aos consumidores. Neste item, seria como um breve resumo institucional da empresa.

 

  • Missão, visão e valores:  além de explicar o que está oferecendo, é importante colocar a missão, visão e valores. São pontos que irão humanizar a sua marca e mostrar ao cliente o objetivo que quer alcançar e porque a sua empresa é importante para o mercado. Mas, claro, isso deve ser feito de maneira sutil, leve e passar credibilidade.

 

  • Objetivos: os objetivos também devem ser descritos de maneira clara, foque nos benefícios da sua marca.

 

3. Produtos e serviços

É essencial que em seu site tenha os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa. Lembre-se de usar uma linguagem convidativa e criativa nas descrições, independente do ramo do seu negócio. Se for o caso, coloque imagens e outras mídias para deixar seus produtos mais convidativos.

Se sua empresa trabalhar com vendas, você pode integrar essa página com a sua loja virtual.

 

4. Clientes e cases de sucesso

Não adianta você descrever o quanto a sua empresa é boa, se você não tiver como provar isso. Por esse motivo, uma boa prática para destacar a sua marca é ter uma página mostrando os principais clientes e os cases de sucesso.

Essa tática usada em marketing digital irá ser uma espécie de gatilho mental em seu usuário, pois ele verá que mais gente se interessou pela sua empresa, ou seja, é a reputação da sua empresa, isso passa muita credibilidade para a sua marca. Sem falar que seu cliente se sente mais seguro em confiar no seu produto.

Outro ponto que você pode destacar aqui são premiações que sua empresa possa ter participado ou, também, caso tenha sido citado em mídias públicas, como na imprensa, por exemplo. É possível criar uma seção em seu site só para isso.

 

5. Informações de contato

É imprescindível que seu site contenha a informação dos canais de contato pelos quais o cliente possa se comunicar com você. Aqui, é possível incluir o e-mail, endereço, redes sociais e telefone.

Uma boa prática de marketing digital é incluir nesta página um formulário de contato. Isso significa que além de ter o contato do seu cliente, você terá informações sobre ele, dados pessoais que poderão ser usados para a criação de novos conteúdos, produtos, etc. É através desses formulários que você irá gerar e nutrir os leads.

 

6. Blog empresarial

Você já deve ter notado que muitos sites possuem uma seção com o blog da empresa. Esse recurso é ótimo para atrair mais clientes. É uma excelente oportunidade para oferecer ao consumidor um conteúdo de qualidade. Transformando a sua empresa em referência e autoridade no assunto.

  • Como escrever no site empresarial? A primeira coisa que você deve ter em mente é que os artigos postados em seu site devem fazer sentido para o usuário. Por exemplo, se a sua empresa vende cosméticos, o blog deverá ter artigos com conteúdos relevantes sobre o assunto, assim você mostrará ao usuário que sabe do que está falando. Na hora de escrever em seu site, foque nos itens abaixo.
  • Conteúdo educativo
  • Conteúdo com técnicas SEO
  • Foco nas propostas do site
  • Textos com a personalidade da empresarial

 

7. Página de dúvidas ou perguntas frequentes

Ter em seu site uma página onde estejam descritas as dúvidas e perguntas frequentes é algo que deve conter em seu site. Essa seção é importante, pois o usuário pode esclarecer possíveis dúvidas sozinho, sem precisar recorrer ao SAC ou chat de atendimento.

 

8. Autoatendimento

É muito comum que os usuários de um mesmo produto tenham dúvidas parecidas. Sendo assim, é importante que seu site tenha uma área dedicada para a FAQ, que quer dizer Frequently Asked Questions, ou seja, Perguntas Mais Frequentes. 

Isso significa que toda a vez que o usuário tiver uma dúvida, ele não precise recorrer aos chats, por exemplo. Com a FAQ ele terá mais autonomia para resolver suas dúvidas com o autoatendimento. 

É claro que irá depender de cada cliente. Existem pessoas que preferem conversar diretamente com o profissional do suporte. Ao passo, que existem clientes que preferem tentar resolver possíveis dúvidas ou problemas sozinhos. Por isso, é importante que os canais de atendimento ao consumidor ofereçam as duas possibilidades.

  • Chat bot ou WhatsApp corporativo: Aplicando a ferramenta de chat bot no seu negócio, melhora a experiência de atendimento e suporte. Isso sem falar que você pode melhorar seu faturamento. Pois, através de processos de automação do suporte, você não atende um cliente por vez, é possível atender vários usuários simultaneamente. 

 

 9. Domínio próprio

O domínio nada mais é do que endereço virtual de sua página na web. É a forma como os clientes buscarão seu produto (ou marca) na internet. Há muitas plataformas que oferecem o domínio gratuito. Mas, apesar de parecer um bom negócio, não é visto com bons olhos pelos usuários. Raramente você verá domínios gratuitos aparecendo nas primeiras páginas de buscas.

Por isso, para que a sua empresa tenha um bom ranqueamento no Google, por exemplo, é importante que você invista no seu domínio, pagando por ele. Além disso, ele deve ter um nome que traduz de maneira fiel a identidade da sua marca. 

Pode parecer algo simples, mas com um domínio forte, o seu site passará confiabilidade para os usuários, terá visibilidade online, estabelece um vínculo mais rápido com o cliente, facilita na divulgação da marca, oferece possibilidade da criação de subdomínios e, através de técnicas de SEO, irá melhorar o desempenho nos mecanismos de buscas.

 

10. E-mail profissional

Mesmo que a sua empresa possua redes sociais, site e WhatsApp, ter um e-mail profissional é um forte canal de comunicação do seu negócio. Um e-mail profissional com um domínio personalizado passa muita credibilidade ao usuário. Além disso, ele facilita a comunicação não só com os usuários, como também com os funcionários da sua empresa.

 

 11. Hospedagem para sites empresariais

Além do domínio, na hora de criar o site, é preciso que você pense também na hospedagem dele. E o que isso quer dizer? Hospedagem é basicamente o serviço onde seus site ficará disponível na Web. Ou seja, é o que possibilitará o seu site ser visitado 24 horas por dia em qualquer lugar da web pelos navegantes. 

Na hora de escolher a hospedagem é preciso que ela tenha um ambiente profissional e seguro para armazenar os dados do seu site.

  • Segurança de dados: Independente do ramo da sua empresa, na hora de contratar um provedor de hospedagem, é essencial que você escolha aquele que passe a maior segurança possível. Por isso, invista em uma hospedagem que ofereça backups, pontos de restauração, monitoramento de rede, remoção de vírus e Malware e outros mecanismos para a defesa e segurança dos dados.

 

12. Uma boa plataforma

Se você fizer uma breve pesquisa sobre as plataforma de gerenciamento para a criação de sites, verá que há uma grande variedade. Então, provavelmente irá surgir a dúvida sobre qual escolher. As plataformas mais famosas são WordPress e Wix. Selecionamos algumas dicas para essa decisão ficar mais fácil.

  • Qual a melhor plataforma para site empresarial? O WordPress é muito conhecido quando se fala em criação de blogs, mas o que nem todo mundo sabe é que também é utilizado para a criação de sites também. O Wix é outra alternativa de plataforma para criação de sites. Confira o comparativo entre eles:

 

  • Wix: O Wix possui um sistema de construção de site bem simples e fácil de usar, você não precisa ser um grande conhecedor de programação para conseguir executar o software. É possível criar e editar páginas, arrastar elementos, incluir botões, animais e outras facilidades. Apesar de ser gratuita, essa plataforma possui a desvantagem de ter um posicionamento muito fraco nas buscas do Google.Além disso, possui serviços limitados e um domínio padrão, ou seja, seu site não tem um domínio exclusivo. Lembra o que citamos sobre os domínios antes? Então, a falta de um domínio exclusivo pode trazer pouca credibilidade para seu site.

 

  • WordPress: O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) muito popular, oferecendo uma facilidade enorme na hora de criar um site. Uma das vantagens é que ele disponibiliza uma grande quantidade de plugins e extensões, isso significa que é possível adicionar diversas funcionalidades ao seu site. Oferece opções paga e gratuita, mas a versão paga possui mais funcionalidades, como, por exemplo, um domínio exclusivo. A dica para conseguir um maior aproveitamento das funcionalidades que o WordPress disponibiliza, écontratar uma empresa especialista em desenvolvimento de sites.

 

13. Site otimizado

Há algumas técnicas que é possível utilizar em seu site para que ele fique otimizado. E o que isso significa? Que através de técnicas de SEO, ele irá se destacar nas buscas, tendo um melhor ranqueamento. Selecionamos algumas dicas para otimizar seu site. 

  • Tenha uma URL simples e original:  URL significa “Localizador Uniforme de Recursos”, é basicamente o nome que o usuário digita para procurar um produto. Se você possui uma URL muito extensa, complicada e que não tenha similaridade com a sua empresa, provavelmente não terá um ranqueamento nas buscas muito satisfatório. Além disso, é interessante que tenha um nome criativo e original.

 

  • Utilize sempre a meta descrição: Sabe quando você faz uma busca na internet e aparecem vários sites? Então, todos eles possuem um breve resumo do que irá encontrar no site. Esse resumo é o que chamamos de meta descrição. Muita gente não olha apenas o título, mas também lê o resumo antes de clicar na página. Por isso, é importante escrever essa meta descrição de maneira original persuasiva e convidativa, para que o usuário prefira a sua e não o do concorrente.

 

  • Palavras-chave: As palavras-chave são uma excelente prática de Marketing Digital. Através de sites próprios para isso, é possível fazer uma pesquisa das palavras-chaves mais usadas em determinadas assunto. Posicionando-as de maneira estratégica, faz com que seu site suba no ranqueamento. Mas, lembre-se não é só colocar um amontoado de palavras-chaves, ok? É preciso posicioná-las de maneira estratégica dentro do seus textos. 

 

14. Design criativo, claro e responsivo

Ter um bom conteúdo é importante para a sua marca. Mas, também é essencial investir em um bom layout e design criativo responsivo para seu site se destacar entre os concorrentes.

Imagine se o usuário chegue até seu site pelos mecanismos de buscas, se encontrar um site cheio de informações e confuso, ele rapidamente sairá da página. Por isso, para que o cliente tenha uma ótima experiência e usabilidade, invista em um bom design. Também é importante que, independente da tela onde ele acessar seu site, o conteúdo fique claro e nítido ao seu leitor.

  • Templates para site empresarial: Se não faz ideia do que é templates, saiba que são páginas pré-configuradas, nas quais é possível editar conforme as suas necessidades. Assim, você publica os conteúdos de maneira rápida. O  template escolhido para o seu site empresarial devem fazer sentido com a proposta da sua empresa.

 

15. Navegação simples e intuitiva

Já aconteceu com você de navegar em um site e não encontrar o que está procurando? Ou que parece que as informações ficam escondidas ou dispostas de maneira que não faça sentido? Para que seu isso não aconteça com o seu site, é importante que ele tenha uma usabilidade intuitiva. 

Isso significa que vai ser agradável navegar nele e, consequentemente, o usuário vai acabar ficando mais tempo ali. E não porque ele está procurando informações, mas porque ele está encontrando tudo o que precisa acerca de determinado assunto ou produto. 

Para ter um site com layout intuitivo e simples de navegar, é importante que ele tenha sido bem desenvolvido. Se você não tem conhecimentos com programação de sites, talvez seja uma boa ideia contratar uma empresa especializada em criação de sites.

 

16. Imagens originais

Tão importante quanto o conteúdo descritivo de seu site, são imagens que você vai usar. É importante utilizar boas imagens, afinal elas possuem uma linguagem universal. Além disso, usar imagens originais é uma boa prática de SEO. Vale lembrar que as imagens devem possuir direito autoral para utilizá-las, não vai sair pegando qualquer imagem legal que ver pela frente, ok? 

  • Como encontrar fotos de qualidade? Uma dica é usar bancos de imagens liberadas para uso comercial, é possível assinar plataformas, como o Istock, por exemplo. Ou até mesmo bancos que disponibilizam imagens gratuitas, como o Pexels. Também é possível usar imagens próprias, mas fique atento se a resolução e qualidade estão boas. QUanto melhor a imagem, maior a credibilidade do seu conteúdo.

 

17. Redes sociais

Atualmente, uma marca que não tenha também redes sociais pode diminuir a confiança do usuário com a sua empresa. As redes sociais fortalecem a relação cliente-produto.

Por esse motivo, é importante que em seu site, na parte do “contato”, tenha uma integração com todas as redes sociais que tiver.

  • Por que é importante usar as redes sociais para a empresa? as redes sociais são excelentes canais para a divulgação e promoção da sua marca. Elas dão maior visibilidade para a sua empresa e, aumentam comunicação e a interação com os clientes e fornecedores.

 

 Qual a importância de um site empresarial?

Mesmo que a sua empresa já possua redes sociais e você até tenha e consiga seguidores fiéis, é muito importante que a sua marca também possua um site empresarial. Veja alguns pontos que é preciso levar em consideração, caso ainda tenha dúvidas se deve ou não fazer um site para a seu negócio

  • Passa credibilidade: imagine se você descobre uma marca de roupas no Instagram. E vai procurar o site da empresa e não encontra, você não vai achar estranho? Uma marca com um site institucional e bem feito passa confiança para a sua empresa.

 

  • Marca a memória dos clientes dentro do segmento: quando uma pessoa está buscando algo na internet, ela irá encontrar diversos sites que abordam o mesmo assunto. Se seu site for bem estruturado, usar práticas de Marketing Digital, e outras funcionalidades, o consumidor criará um vínculo maior com a sua marca. Isso sem falar que terá uma maior exposição da empresa.

 

  • Maior alcance de público: Um site ajuda a trazer mais visibilidade para a sua marca/empresa e aumenta a conquista de novos consumidores. Se você só tiver as redes sociais, lembre-se que os concorrentes que tiverem site, já estão saindo na sua frente. 

 

  • Demonstra autoridade no assunto: uma empresa que possui um site passa maior confiança para seus usuários e fortalece a imagem da marca.

 

  • Melhor custo-benefício e durabilidade: hoje em dia, ter um site não gera custos gigantesco, há muitos recursos gratuitos que você pode utilizar. Além disso, é possível estar sempre se renovando de acordo com o avanço das tecnologias.

 

  • O site faz parte do marketing digital: não adianta você ser um expert em redes sociais e não ter um bom site para sua empresa crescer no mundo digital. Ter um site faz parte do Marketing Digital. Pense que o site é uma possibilidade de ter mais visibilidade e um maior alcance da sua marca através do sistema de ranqueamento.

 

  • Tem a capacidade de gerar leads de vendas: diversificar as plataformas é uma ótima forma de gerar leads de vendas. Por isso, é interessante investir não somente em redes sociais, como também em sites.

 

  • Facilidade de divulgação: com um site, a sua empresa pode ter muita visibilidade. A internet pode ser um espaço em constante divulgação da sua marca.

 

Desenvolvimento de sites empresariais

Um site bem desenvolvido é ideal para seu negócio se destacar entre os concorrentes. Se não experiência com criação de sites, uma dica é solicitar uma ajuda especializada, há diversas empresas que oferecem serviços de desenvolvimento para sites empresariais.

A Studio Visual é um bom exemplo. Especialista em WordPress, a empresa possui uma equipe profissional e dedicada para criação e otimização de sites, trazendo soluções inteligentes e layouts funcionais para que seu cliente tome ações estratégicas.

 

Quanto custa para fazer um site empresarial?

O custo do seu site irá depender muito do que você está buscando, do quanto está disposto a investir, a quantidade de profissionais envolvidos no seu projeto e integrações necessárias para que a sua operação funcione. Mas, a média seria entre R$ 2.500,00 e R$ 7.800,00 para um site institucional. 

  • Como criar um site empresarial gratuito? Através de plataformas como WordPress e Wix é possível criar sites gratuitamente. Vale lembrar que muitas vezes o barato pode sair caro. Para que a sua empresa se destaque entre as demais, sugerimos investir em um site de qualidade.

 

Dicas para criar um site empresarial

Pode parecer bem simples criar um site, mas olhando melhor verá que há muitos fatores a serem levados em consideração. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas práticas que é interessante refletir antes de criar o seu site e também para ter uma noção do que esperar do projeto, no caso de contratar empresas especialistas em criação de sites. Leve em consideração alguns fatores, como:

  • Se coloque no lugar do seu cliente, assim você garante que ele tenha uma melhor experiência em seu site. Depois que seu site ficar pronto, faça testes para verificar se tudo está nos conformes.
  • Dê preferência para um design fluido, responsivo e claro. O seu cliente vai ter facilidade de encontrar o que procura, não será bombardeado de informações e poderá acessar seu site em diversas telas sem queda da qualidade.
  • Use estratégias de Marketing Digital para melhorar o ranqueamento do seu site. Por exemplo, utilize a Call to Action, que significa Chamada para Ação.
  • Utilize plataformas que oferecem uma possibilidade de deixar seu site com funcionalidades e que garanta uma boa usabilidade para o usuário.
  • Invista em empresas especializadas na criação de sites. Assim, seu site fica otimizado e aumentam as chances de visibilidade.

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