O novo editor de texto Gutenberg no WordPress

O assunto que tem sido destaque na Comunidade WordPress é a chegada do tão esperado editor de texto Gutenberg. A ideia é que os layouts avançados da plataforma se tornem mais acessíveis para os usuários. Porém, o que será que podemos esperar do novo editor para a versão 5.0 do WordPress?

Criado por desenvolvedores da Automattic, o Gutenberg se tornou o centro de atenção do WordPress, que tem planos para incorporar o projeto ainda neste semestre. Atualmente, o editor tem sido testado como plugin. Mas é notável que a mudança deixa claro que estamos diante de um novo modelo de trabalho.

Vamos entender o que é o Projeto Gutenberg e como isso pode ser visto como uma mudança positiva no posicionamento da plataforma com relação ao conteúdo.  

 

O que é o Projeto Gutenberg?

O Gutenberg é um projeto que tem como objetivo melhorar a estrutura de conteúdo de páginas e publicações na versão 5.0 do WordPress. Isso indica que ele irá substituir o atual, que apresenta algumas limitações para usuários com poucos conhecimentos na plataforma.

A proposta do editor de texto Gutenberg é ser um builder que nasceu para tornar o processo de inserção de conteúdo, desenvolvimento e design totalmente prático.

Todas as informações serão apresentadas e separadas por blocos, que será muito similar ao visual composer – plugin que já vem incorporado em alguns temas do WordPress. Isso contribuirá para definir o layout de cada página diretamente no editor. Dessa maneira, não será mais necessário ter conhecimentos de HTML ou CSS para configurar conteúdos com formatos complexos.

É possível testar com o plugin Gutenberg, que está disponível desde o início do ano. O editor, todavia, ainda está em fase de testes na versão Beta e ainda apresenta problemas, que são reportados na Comunidade WordPress.

 

Como funciona o editor Gutenberg no WordPress?

O Gutenberg vai funciona como um editor de texto como na plataforma WordPress. Porém, agora teremos a possibilidades – se não, liberdade – de estruturar conteúdos complexos a partir de blocos pré-moldados. Será possível mover blocos, definir layouts ou cores sem a necessidade de conhecimentos avançados em HTML ou CSS.

Além disso, o editor de conteúdo passa a contar com opções de inserção de conteúdos externos de maneira simplificada. Não será mais necessário utilizar códigos para incorporar vídeos do YouTube, Playlists do Spotify, Tweets, links embedados, entre outros. Só clicar, escolher o formato e inserir no post ou página

É nítido, portanto, que estamos diante de uma grande mudança com a chegada da versão 5.0 do WordPress.  

 

O que irá mudar com a chegada do Gutemberg?

O objetivo do editor de texto Gutemberg é simplificar o fluxo de trabalho e acessibilidade à plataforma WordPress para usuários comuns. Portanto, é fato que algumas mudanças ocorram e tragam impactos.

A principal mudança com a chegada do Gutenberg no WordPress será seu próprio editor de conteúdo. Agora tudo passa a ser mais dinâmico e prático para postagens.

A partir da atualização de temas, vamos encontrar modelos com folha de estilos e blocos do projeto. Dessa forma, a remoção de blocos nativos também serão mais flexíveis e incluir blocos customizados não será mais uma tarefa complicada.  

E, consequentemente, a Comunidade WordPress tende a mudar seu comportamento a partir de atualizações que colocam o Gutenberg à frente. Dessa maneira, podemos esperar  temas aprimorados e plugins melhores.

 

Bom… ao que tudo indica é que o Gutenberg chegou para tornar o WordPress um CMS ainda mais flexível e prático. Isso quer dizer que será necessário nos preparar para termos em mente maneiras que vamos atender essa demanda e criarmos conteúdos ainda melhores.

Leia também: Criar site WordPress com especialistas? 

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉