fbpx

Entenda a diferença de ERP e CRM e como a integração dos dois pode ajudar o seu negócio

Quanto mais integrado estiver os processos de uma empresa, mais produtividade ela terá. Agora, imagine poder cruzar dados referentes ao relacionamento com o cliente junto aos dados internos da empresa? A integração entre CRM e ERP vai cuidar disso.

Tanto o ERP, quanto o CRM são ferramentas importantes para coleta de informações que serão úteis para otimizar os processos e aumentar a produtividade e engajamento da equipe.

Vamos supor que a equipe de marketing precisa segmentar os clientes por grau de importância. 

Porém, essa classificação, muitas vezes está baseada em frequência de compras do cliente. Esse tipo de informação está nos dados do ERP, afinal, esse aspecto se trata do faturamento da empresa. Com a integração, a equipe de marketing/vendas poderá ter acesso a esses dados de forma descomplicada. 

Para resumir, a integração entre os dois sistemas possibilita que se tenha uma visão precisa de informações do cliente depois que um pedido for feito, incluindo, por exemplo, o histórico de compras, situação do estoque, catálogo de produtos, entre outros dados.

Vem com a gente e descubra como essa integração pode ajudar a sua empresa!

integração entre crm e erp

 

Conteúdo:

 

 

ERP e CRM: quais são as principais diferenças?

Se por um lado, o ERP (Enterprise Resource Planning, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) vai lidar com a gestão de processos organizacionais.

Gerenciando as informações dos clientes após os pedidos realizados, incluindo histórico de pedidos, dados financeiros, emitindo notas fiscais, verificando detalhes de cobrança, entre outras informações. 

Por outro lado, o CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) vai lidar com a gestão de relacionamento com os clientes.

Possibilitando, portanto, o acesso a todas as informações sobre o cliente, como dados de compras, rastreamento de vendas, atendimento ao cliente. São dados muito importantes para as  equipes de vendas e marketing. 

 

Por que integrar ERP com o CRM?

Imagine poder integrar o setor comercial com o departamento financeiro? Assim, é possível ter, por exemplo, maior agilidade com as vendas e negociações. 

Com a integração, a equipe de vendas tem informações do ponto de vista financeiro (ERP). Se o cliente está inadimplente, por exemplo. Tendo acesso a esse dado, esse cliente vai entrar para a estratégia de cobrança da equipe de vendas.

Ou então, imagine o quanto iria facilitar os processos internos e estratégicos de vendas quando, por exemplo, um pedido de compras é feito para o setor comercial e, por conta da integração dos sistemas, os dados do estoque são atualizados automaticamente.

Dessa forma, há um ganho no tempo para a separação e entrega do produto, uma vez que a atualização dos dados é feita automaticamente. Portanto, isso significa que a equipe responsável pelas vendas pode ter acesso em tempo real sobre as mudanças internas.

O gerenciamento do estoque, entrega e pedidos de suprimentos, por exemplo, irá se integrar ao setor financeiro, atualizando os dados dinamicamente, otimizando assim os processos internos e externos.

 

As vantagens de integrar o CRM ao ERP

Tanto dos dados fornecidos pelo ERP, quanto pelo CRM são importantes para o crescimento dos seus negócios. 

Quando esses dois sistemas não estão integrados é preciso mantê-los sincronizados constantemente, qualquer alteração que acontece em um sistema, é necessário atualizar o outro.

Olhando sob essa perspectiva, não parece um processo um tanto lento? Integrá-los pode ser, portanto, a melhor solução para a sua empresa

 A sua equipe terá acesso a um banco de dados compartilhados e com a atualizações de maneira instantânea.

A seguir, veja as principais vantagens que a integração entre CRM e ERP oferecerão para a sua empresa:

 

  • Evita a duplicidade de dados

Com o compartilhamento de um único banco de dados, consequentemente o risco de ocorrer duplicidades de dados diminui consideravelmente. 

 

  • Reduz os custos

Uma única plataforma integrada é mais estratégico e econômico ao seu negócio. Uma vez que só irá gerar um custo de adesão, manutenção e suporte.

 

Redução de custos CRM ERP

 

  • Maior aproveitamento dos dados

Como a integração permite o acesso aos dados dos dois sistemas. Isso facilita a localização e acesso às informações que precisa, de maneira muito mais rápida.

Se pegarmos uma situação hipotética na qual o setor de vendas irá fazer uma proposta para um cliente, mas para fazer essa proposta, ele precisará ter acesso ao catálogo de produtos disponíveis, cotação, se há o produto x em estoque, etc.

Portanto, com a integração, você tem o acesso a esses dados de maneira muito rápida e automática.

 

  • Reforça a segurança da informação

Ter diversos softwares para a gestão em uma empresa, significa que há diferentes fontes de dados, o que pode facilitar, portanto, a ocorrência de fraudes. 

Por outro lado, quando há uma centralização dos sistemas, fica mais fácil manter a segurança. Facilitando na hora de fazer backups e sincronização dos provedores em nuvem, por exemplo.

 

  • Reduz o retrabalho

Quando há unificação de sistemas, há uma redução de erros oriundos de conflitos de dados quando lidamos com diferentes ferramentas e fontes. 

Ou seja, a integração irá possibilitar a otimização dos recursos e um ganho de tempo, além de facilitar a gestão e ter acesso a dados precisos.

 

  • Facilita a manutenção do sistema

Como a sua empresa estará lidando apenas com uma plataforma integrada, ao invés de duas separadas, o setor de suporte poderá se focar em apenas um sistema.

Em outras palavras, há mais agilidade, rapidez na identificação de falhas, melhora na gestão de custos, etc.

Manutenção do sistema ERP CRM

 

 

Como integrar essas duas ferramentas? A minha empresa está pronta para a integração?

Claro que todas essas vantagens não virão assim tão fáceis. A integração entre CRM e ERP deve ser personalizada, além de demandar tempo e investimento.  Além disso, a integração é feita de acordo com a necessidade e realidade de cada empresa.

É importante conferir se o software de CRM permite a integração conforme as especificidades técnicas e de negócio da sua empresa.  

Em suma, ela é feita a partir da informação das APIs usadas pela empresa e das regras de como enviar os dados. Ou seja, as APIs irão atuar como uma ferramenta de comunicação entre os sistemas CRM e ERP

Portanto, a atualização do sistema não será um problema para o seu negócio, mas sim, a solução!

 

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

Leave a Reply