fbpx

Descubra os principais motivos para ter uma intranet na sua empresa

Quem é do ramo corporativo sabe que, cada vez mais, as empresas trabalham com uma rotina frenética. 

Pensando nesse cenário, é preciso que todos os processos sejam organizados de forma que haja uma comunicação efetiva entre os eles, visando sempre um aumento da produtividade.

É aí que entra a intranet corporativa, um sistema capaz de centralizar todos os processos de uma empresa e/ou de um projeto. Isso significa que os funcionários poderão se comunicar de maneira muito eficaz, sem que estejam na mesma sala. Além dos administradores terem total controle de todos os procedimentos que estão ocorrendo simultaneamente.

Para descobrir todas as vantagens de usar a intranet configurada ao WordPress, acompanhe esse post e implemente esse versátil sistema em sua empresa.

 

Quero implantar intranet em minha empresa com a ajuda da Studio Visual!

 

Intranet

 

Conteúdo:

 

Porque usar uma intranet para a minha empresa? Quais as vantagens?

Quando pensamos em mudar o sistema de comunicação entre os departamentos e até com clientes externos de um empresa inteira, é normal ficarmos receosos à princípio. Afinal, mudanças sempre geram inseguranças, é perfeitamente normal se sentir assim. 

Para dar aquela acalmada e colocar na ponta do lápis se essa é a melhor solução para seu negócio, veja a seguir todos os benefícios que a intranet pode trazer para sua empresa.

 

  • 1- Aumento da produtividade: esse sistema possibilita a integração de todas as áreas da empresa em um único lugar. Isso faz com que seja possível acessar informações da sua empresa de maneira atualizada e em tempo real, agilizando os processos e tendo uma visão ampla e precisa das tarefas.

 

 

  • 2- Melhora a interatividade entre os colaboradores: como todos os membros conseguem ter uma visão do que cada um está executando, é possível tornar o ambiente mais próximo e acessível.

 

  • 3- É fácil acessar a intranet e implementar na rotina da empresa: ainda que a sua empresa pratique o home office, usar a intranet melhora a integração dos funcionários, facilitando a troca de informações em projetos colaborativos.

 

  • 4- É disponível para qualquer sistema operacional: talvez você possa ter algum receio em relação ao funcionamento da intranet de acordo com o sistema operacional utilizado pela sua empresa. Mas, isso não precisa ser uma preocupação de fato, uma vez que a Intranet não apresenta incompatibilidade com outros sistemas. Então, mesmo que a sua empresa use Linux, IOS ou Windows não haverá dificuldades para usar.

 

  • 5- Facilita a comunicação estratégica entre equipes e setores: como a intranet possibilita ter uma visão do quadro geral, um setor sabe exatamente quais tarefas cada equipe está trabalhando, facilitando a comunicação para a visualização de possíveis falhas.

 

  • 6- Melhora a integração de gestão de projetos: com a intranet você acompanha o projeto de perto, sabe quem é o responsável por cada tarefa, podendo ter maior dimensão do cumprimento dos prazos estabelecidos.

 

integração gestão de projetos

 

  • 7- Melhora o compartilhamento de informações: além de não causar o “telefone sem fio”, as informações ficam disponíveis para todos que possuem o login e de acordo com o seu nível de acesso. Assim, aumenta também a transparência da relação entre os colaboradores com a empresa.

 

  • 8- Total controle de personalização da plataforma:  é importante ter em mente que a intranet não é um sistema engessado, que você só replica o formato em sua empresa. Uma agência especializada em desenvolvimento de sites poderá construir uma intranet que tenha as funções ideais para a sua realidade.

 

  • 9- Possibilidade de criação de fóruns: imagine ter um lugar apenas para discutir assuntos, compartilhar ideias, publicar conteúdos e que todo mundo pode acessar? Com a intranet é possível criar fóruns de discussão e todos acabam contribuindo para o crescimento intelectual e profissional dos empregados. Além disso, você tem o registro de todas as informações, que também podem ser arquivadas.

 

  • 10- Controle de níveis de acesso: criando vários níveis de acesso, cada funcionário tem acesso ao que lhe compete de acordo com a sua função. Também é possível criar níveis de acesso para cada projeto, conforme houver necessidade.

 

  • 11- Diretório de equipe com nomes, cargos e detalhes de contato: na intranet é possível criar diferentes diretórios específicos para determinado assunto ou projeto. Assim, todos têm conhecimento de quem está trabalhando no projeto e ainda podem compartilhar informações.

 

  • 12- Possibilidade de criação de redes sociais privadas: não é algo muito comum de acontecer, mas também é possível criar uma rede social da sua empresa. No entanto, de modo geral, as empresas optam por criar comunidades que irão facilitar a comunicação interna e promover interação entre os departamentos.

 

  • 13- Maior segurança dos dados internos: com a intranet você tem uma maior segurança dos dados internos, uma vez que a plataforma é desenvolvida especificamente para empresa, possibilitando menos riscos de vazamento de dados e maior segurança para o compartilhamento de informações e arquivos. Além dos acessos serem feitos por meio de login e senha, o que facilita o controle dos administradores. Também há a possibilidade do sistema da sua empresa ficar em um servidor interno fechado, como fizemos com a intranet da PamCary.

 

Pamcary

 

  • 14- Arquivamento digital de documentos: quando precisar encontrar alguma informação dentro da empresa, não é necessário recorrer aos arquivos originais, uma vez que eles estarão digitalizados. Para o RH também é um facilitador para organizar as fichas dos funcionários.

 

  • 15- Possibilita o compartilhamento de multimídia: é possível incluir nos arquivos não somente documentos de texto, como também vídeos e fotos. E não para por aí, os usuário podem também fazer ligações de vídeo, o que facilita muito para empresas que trabalham home office.

 

Para quais empresas a intranet é indicada?

Ok, você já entendeu que a intranet traz uma infinidade de vantagens. Agora, provavelmente, deve ter surgido mais outra dúvida: mas, será que ela é realmente a melhor opção para meu negócio?

Saiba que a intranet é indicada para todas as empresas que desejam centralizar em um único local a gestão de todos os processos e departamentos.  

Dessa maneira, a escolha desse sistema, geralmente, é mais feita por empresas que usam muito os recursos digitais. 

Entretanto, independentemente do segmento do seu negócio, essa é uma ferramenta muito eficaz para ser usada tanto como um canal de comunicação, como também uma arma poderosa para a centralização de informações.

 

Como criar uma intranet para minha empresa com WordPress?

Se conhece o WordPress, provavelmente sabe que o sistema não foi criado para  que o software não foi designado para desenvolver intranet.

Mas, a plataforma oferece diversos recursos que acabam possibilitando a criação de uma intranet até mesmo para empresas de grande porte.

Porém, vale ressaltar que não basta sair instalando vários plugins para incluir funcionalidades, por exemplo. Esses recursos devem ser aplicados de forma estratégica e de maneira que não cause problemas em sua plataforma.

 

Criação de intranet com plugins: como funciona?

A intranet desenvolvida com WordPress pode ser feita utilizando plugins que irão adicionar recursos à sua plataforma e se adequando às necessidades da sua empresa.

Por exemplo, através do plugin  bbPress é possível adicionar um fórum de discussão, ou então, outros plugins que ajudam a configurar perfis de usuários, como o BuddyPress, além de diversas outras funcionalidades.

Outra forma de usar a intranet a favor da sua empresa é usar plugins, como o Knowledge Base, que possibilita a criação de uma área colaborativa centralizada onde são armazenadas informações e compartilhadas com facilidade com usuários ou grupos.

 E todas essas funcionalidades devem funcionar de forma segura, o que pode ser feito com uso de plugin também. O All-In-One Intranet garante a segurança da sua intranet através do WordPress. Oferece recursos de privacidade, redirecionamento de login, logout automático e muito mais.

 

Intranet feita internamente ou sob encomenda?

Se você tem uma empresa que presta serviço para outras empresas, por exemplo, e deseja criar uma intranet, talvez a primeira solução que lhe vier à cabeça será a de usar a sua equipe de TI para fazer isso, certo? Pois é, mas nem sempre essa pode ser a melhor solução. 

Afinal, você terá de fazer uma reestruturação nas tarefas, podendo sobrecarregar a equipe e desviar o foco de projetos importantes.

A implantação de uma intranet pode levar meses, não é algo tão simples assim. Por isso, a melhor alternativa é contratar uma empresa para fazer isso para você.

 

Agência para criação de intranet corporativa

Uma empresa especializada irá analisar os níveis de entendimento dos colaboradores com os recursos digitais.  Consequentemente, desenvolverá interfaces web intuitivas e que atendam às necessidades do seu negócio.

Portanto, se deseja implementar esse sistema em seu negócio, conte com uma empresa especializada. Afinal, a intranet corporativa será feita sob medida.

 

Como a Studio Visual pode ajudar sua empresa?

A Studio Visual possui uma equipe eficiente e competente que irá pensar e estruturar uma intranet perfeita para a sua equipe, considerando todas as particularidades da sua empresa.

Por mais que o processo de desenvolvimento possa levar algum tempo para chegar no patamar ideal, saiba que a sua empresa terá uma intranet totalmente personalizada e extremamente funcional.

 

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Leave a Reply