fbpx

O que é servidor VPS? Essa sigla refere-se a “Virtual Private Server”, que traduzindo significa “Servidor Virtual Privado”. Trata-se de uma opção ideal para hospedar sites de médio porte de forma personalizada e segura.

Quando pensamos em servidores de hospedagem, as principais opções são: hospedagem compartilhada, o VPS, cloud server e o servidor dedicado.

Neste artigo vamos te explicar o que é VPS, seus diferenciais e suas principais funcionalidades, vamos a elas?

Conteúdo:

O que é servidor VPS

O  servidor VPS é um local virtual e privado onde você hospedará o site de uma forma mais segura e personalizada do que na hospedagem compartilhada (que é o tipo de hospedagem mais comum, usado por sites e projetos pequenos).

Nesse caso, uma única máquina cria vários ambientes virtuais que serão de uso exclusivo de cada empresa. Isso possibilita que a sua empresa tenha acesso ao root do servidor e o edite de forma personalizada, ou seja, você será responsável pelas configurações e segurança do seu servidor.

Para alguns, essa capacidade de personalização do servidor pode ser uma vantagem, para outros não, tudo depende do seu nível de conhecimento técnico.

o que é servidor VPS?

o que é servidor VPS?

Diferenciais do servidor VPS

Podemos classificar esse servidor no quesito qualidade como uma opção acima da hospedagem compartilhada porém abaixo do cloud server e do servidor dedicado.

Confira os principais benefícios que tornam o VPS uma opção melhor do que a hospedagem compartilhada:

  • Espaço exclusivo para hospedagem de diversos sites, softwares e aplicações;
  • Problemas em sites terceiros não irão afetar o servidor;
  • Maior capacidade e performance quando comparado com a hospedagem compartilhada;
  • Preço bem mais acessível do que o servidor dedicado ou cloud server.
Diferenciais do VPS

Diferenciais do VPS

Principais funcionalidades

A funcionalidade principal do servidor VPS, assim como de qualquer sistema de hospedagem, é oferecer um ambiente no qual o seu projeto web será hospedado e ficará disponível para o usuário online.

Porém dentro dessa funcionalidade principal podemos pensar em funcionalidades secundárias, entre elas destacamos:

  • Hospedar mais de um projeto web ao mesmo tempo no seu servidor;
  • Armazenar o seu projeto web com mais segurança e performance;
  • Personalizar o servidor de acordo com a sua vontade.

Para quem indicamos o servidor VPS?

Indicamos o uso desse tipo de servidor de hospedagem para projetos Web pequenos e intermediários que necessitem de uma capacidade de performance e armazenamento maior do que a oferecida pela hospedagem compartilhada.

Trata-se de uma opção barata, principalmente quando comparamos com os valores do servidor dedicado e cloud server (os quais nós indicados para grandes projetos).

Para quem indicamos o servidor VPS?

Para quem indicamos o servidor VPS?

Portanto, com o crescimento do seu projeto Web e consequentemente com o aumento do número de acessos ao site, a demanda por um serviço de hospedagem avançado se faz necessário.

O servidor VPS normalmente é buscado por empresas que estão com um projeto em expansão, que precisam de mais performance, memória, capacidade de armazenamento e segurança para o(s) seu(s) site(s).

Caso seja do seu interesse adquirir esse tipo de servidor recomendamos que busque pelas seguintes empresas:

Esperamos ter ajudado a entender sobre o que é VPS e suas principais funcionalidades. A escolha da melhor opção de hospedagem para a sua empresa vai depender das características do seu projeto, do seu tamanho, da quantidade de acessos que ele gera, performance buscada por você, potencial de crescimento do projeto, entre outros fatores, para todo tipo de projeto web existe uma hospedagem de site ideal  e que lhe atenderá de forma mais adequada.

Confira também: Ebook Gratuito – Como a performance do seu site influencia nas suas metas.

Leave a Reply