Quando falamos em criação de sites institucionais, e-commerces e blogs, uma das primeiras plataformas que vem em mente é o WordPress. Mas afinal, o que é WordPress e como funciona?

Para você que quer aprender tudo sobre WordPress, fizemos esse artigo, acreditamos que ele será bem esclarecedor!

1 – O que é o WordPress, conceito principal:

Resumidademente, podemos dizer que o WordPress é uma plataforma de desenvolvimento de sites e blogs, extremamente prática e simples .

Essa plataforma consegue unir programadores, donos de empresas e criadores de conteúdo em um mesmo local.

Isso porque sua estrutura de área administrativa e desenvolvimento, permite que pessoas sem nenhum conhecimento em programação consigam editar o site, mudar imagens de banners, textos, criar conteúdo de blog, entre outras funcionalidades, de forma rápida e objetiva.

Por isso, os sites criados em plataforma WordPress também são conhecidos como sites gerenciáveis, ou seja, são sites que são facilmente editados por meio de área administrativa, após o seu desenvolvimento.

Exatamente por causa dessa facilidade de criação e edição de sites que a plataforma nos proporciona, ela se tornou extremamente popular e seu crescimento na internet é constante.

Para você ter uma noção da popularidade do WordPress em números, ele é o sistema de gerenciamento de conteúdo (ou Content management system – CMS) mais utilizado no mundo, sendo que 35,5% dos sites existentes na internet, são feitos em plataforma WordPress.

O domínio dessa plataforma na internet é impressionante, sendo encontrada em sites de empresas de todos os tipos e tamanhos.

1.1 – Um pouco sobre a história do WordPress

O WordPress é uma plataforma de desenvolvimento de sites que teve início em 2003, na época a empresa chamava-se b2/cafelog, ela era desenvolvida exclusivamente para criação de blogs.

Portanto, no começo não existiam recursos necessários para a criação de sites institucionais, lojas virtuais, portfólios, entre outros, a plataforma era voltada apenas para blogs.

Com o passar dos anos e aprimoramentos constantes da plataforma, ela acabou se tornando extremamente versátil e a marca WordPress foi disseminada ao redor do mundo.

Como falamos anteriormente, pelo menos 35% dos sites atuais disponíveis na internet são desenvolvidos em WordPress, inclusive sites de grandes empresas, o que confirma a qualidade e confiabilidade da mesma.

O que é WordPress

O que é WordPress

2 – Benefícios e funcionalidades WordPress:

Agora que você já entendeu melhor sobre a plataforma WordPress e sobre a sua relevância no mercado de criação de sites, avançaremos para os seus principais benefícios e funcionalidades, vamos a eles?

2.1 – Site amigável aos mecanismos de busca (SEO)

Esse é um dos principais benefícios oferecidos pela plataforma, uma estrutura amigável aos mecanismos de busca (como o Google), sendo assim, muito interessante para SEO (Search Engine Optimization).

Além da facilidade e praticidade que a plataforma proporciona destacamos sua qualidade estrutural.

Seu código é muito bem escrito e sua interface de blog é adaptada para ser facilmente rastreada pelos “robôs” do Google.

Isso porque o blog no WordPress trabalha com tags, categorias e posts que você consegue criar na área administrativa do seu site.

Recomendamos que você pesquise a fundo o que é blog, já que essa ferramenta é fundamental para estratégias de SEO.

Além disso, a plataforma tem um código limpo e muito bem escrito, sendo amigável aos mecanismos de busca.

Não por acaso, sites desenvolvidos em WordPress costumam ser os queridinhos dos profissionais de SEO.

Isso se deve por sua facilidade de uso na criação de posts para blog e também pela facilidade que a plataforma possui na sua estrutura para conseguir boas posições no ranking de pesquisa do Google.

2.2 – Oferece vários plugins e temas

Quando falamos de WordPress estamos falando de uma plataforma de código aberto que possui uma comunidade de desenvolvedores por trás dela programando os mais variados plugins e temas.

O que são plugins e temas? São programações já prontas, desenvolvidas para funções e layouts que podem ser implementados de forma simples no seu site.

A variedade de plugins e temas é imensa, existem plugins que irão traduzir o seu site para outras linguas, plugins que aumentam a velocidade de carregamento do seu site, criadores de chats, formulários, entre outros.

Aqui na Studio Visual nós produzimos nossos próprios temas e plugins, conseguindo tornar o processo de criação do seu site ainda mais profissional e personalizado.

Nosso foco é transformar as suas ideias em soluções digitais que geram resultados para a sua empresa.

2.3 – Facilidade de instalação

Além de ser uma plataforma de código aberto, trata-se de uma plataforma gratuita, você não paga para usá-la e a instalação é simples.

Com alguns pouco passos, ou melhor dizendo, poucos cliques, ela é rapidamente instalada no seu domínio e hospedagem, ficando pronta para acesso e desenvolvimento em poucos minutos.

Você pode fazer o download do WordPress direto no site da empresa e depois instalar no seu site.

Você também pode fazer a instalação da plataforma diretamente no seu provedor de hospedagem (a maioria dos provedores hoje em dia oferecem o serviço de instalação WordPress no Cpanel).

WordPress é de graça e de fácil instalação

WordPress é de graça e de fácil instalação

2.4 – Versatilidade

O WordPress é extremamente flexível, ele possibilita a criação de qualquer projeto online, entre eles destacamos a criação de lojas virtuais, blogs, sites institucionais e portfólios!

Basicamente ele consegue desenvolver qualquer tipo de site.

Talvez esse seja um dos pontos de maior destaque do WordPress, sua capacidade de personalização para diferentes demandas relacionadas a  sites.

Além disso ele permite a criação de funcionalidades e layouts variados, o que o torna extremamente versátil.

2.5 – Velocidade

Existe algo mais frustrante do que clicar no link de um site e este demorar minutos para carregar?

A demora no carregamento de páginas da web é péssimo, não apenas para o usuário como também para a classificação do seu site nos mecanismos de busca da internet, como o Google.

Desempenho das páginas, estrutura e velocidade de carregamento do site, esses são alguns dos fatores relacionados à experiência do usuário que são levados em conta pelo Google ao classificar o seu site.

A velocidade de carregamento do site é fundamental para o Google e consequentemente ela irá influenciar no seu posicionamento no ranking de buscas.

2.6 – Segurança

Por se tratar de uma plataforma de código aberto que conta com a contribuição de toda uma comunidade de programadores, algumas pessoas questionam se ela é realmente segura.

Esses questionamentos são infundados, pois atualizações constantes do sistema são feitas ao longo dos meses pelo próprio WordPress, trata-se de uma forma de se defender-se contra os hackers.

Ou seja, as atualizações constantes o tornam extremamente seguro, é um sistema que se defende bem contra possíveis ataques e invasões.

Para  garantir que o seu site esteja sempre seguro na plataforma, recomendamos que você faça as atualizações do sistema, sempre que elas forem solicitadas para o seu site.

Outra dica: faça o backup do seu site antes de qualquer atualização!

Isso porque algumas atualizações podem gerar conflitos com temas e plugins presentes no seu site podendo comprometer o sistema.

Segurança site

Segurança site

3 – Grandes sites feitos em WordPress

Tudo bem, agora você já sabe o que é WordPress, seus principais benefícios e funcionalidades, mas gostaria de ver na prática alguns exemplos de sites WordPress?

Separamos alguns grandes sites feitos em WordPress pela nossa empresa:

3.1 – Site Serasa Experian (Certificados digitais)

Fizemos o serviço de re-design do site, além de melhoria da estrutura do mesmo, tudo feito em plataforma WordPress.

Além disso o projeto teve como foco a melhoria da usabilidade do site, o que consequentemente influenciou positivamente nas vendas dos seus certificados digitais pela plataforma.

Grandes sites feitos em WordPress - Serasa Experian

Grandes sites feitos em WordPress – Serasa Experian

3.2 – Site Anhembi Morumbi (Instituição de ensino)

Fomos responsáveis pelo projeto do novo portal Anhembi Morumbi, desenvolvimento de todas as novas sessões da primeira universidade internacional do país.

O site foi desenvolvido numa plataforma WordPress 100% gerenciável, o que permitiu uma otimização do tempo de atualização do site.

Grandes sites feitos em WordPress - Anhembi Morumbi

Grandes sites feitos em WordPress – Anhembi Morumbi

3.3 – Site Atlantica Hotels (Hotelaria)

Também fizemos o serviço de re-design do site da empresa, em 2018, com o foco na melhoria da interface do usuário (UI).

O site, feito em WordPress, é 100% gerenciável, além disso fizemos sua integração da API.

Grandes sites feitos em WordPress - Atlântica Hoteis

Grandes sites feitos em WordPress – Atlântica Hoteis

Concluindo: para quem indicamos o uso do WordPress?

WordPress o que é

WordPress o que é

Em conclusão, nós indicamos o WordPress para todas as empresas que queiram criar um site.

Sejam elas pequenas ou grandes, sejam lojas online ou simplesmente sites institucionais, indepentemente do objetivo do seu projeto.

Isso porque é uma plataforma extremamente versátil, confiável e pratica.

Projetos de sites profissionais, personalizados e com prazos curtos podem muito bem ser desenvolvidos na plataforma.

Principalmente se você contar com a nossa equipe de especialistas em WordPress para desenvolver o seu projeto!

Agora que você sabe o que é WordPress, acreditamos que esteja convencido de fazer ou migrar o seu site para essa plataforma não é mesmo? Conte conosco para isso!

Trabalhamos com um atendimento personalizado e focado nas suas demandas, uma equipe qualificada, com grande competência em WordPress e programação em geral. Entre em contato!

Leave a Reply