fbpx

Descubra quais são os principais benefícios de usar o WordPress para criar o seu site

Quer inserir a sua empresa no mundo digital, mas não sabe por onde começar?  Descubra, neste post, todas as vantagens do WordPress para criar um site para o seu negócio.

Como existem diversas plataformas que oferecem serviços para a criação de sites, é muito comum ficar na dúvida de qual escolher. Como especialistas em WordPress, selecionamos 20 motivos para usar a plataforma na criação do seu site.

 

Quais as vantagens do WordPress?

Se está com dúvidas sobre qual plataforma escolher na hora de fazer seu site, veja a seguir a seleção com 20 vantagens para utilizar o WordPress.

Você verá que essa plataforma será uma grande aliada da sua empresa para desenvolver conteúdo e se inserir mercado digital.

 

1. É Open Source

O WordPress é uma plataforma Open Source. Se esse termo lhe soa estranho, em tradução literal Open Source quer dizer “código aberto”.

O que, na prática, significa que qualquer desenvolvedor ou programador é capaz de entender a linguagem do WordPress e contribuir para a melhoria do software. 

Isso faz com que a plataforma esteja sempre em constante aperfeiçoamento. Além do fator de trazer diversas possibilidade para o desenvolvimento do seu site, podendo integrá-lo com blogs, outros portais e e-commerce.

 

2. Interface simples

Você não precisa ser um expert em programação para começar a usar o WordPress. Com uma interface simples, o usuário consegue se guiar de maneira muito intuitiva.

Através dos plugins e ferramentas de fácil utilização, é possível administrar e configurar a aparência do seu site em poucos cliques.

 

3. Possibilidade de otimização SEO

Uma das grandes vantagens de utilizar  WordPress é que ele possibilita a otimização de SEO. Para que o seu site consiga um bom ranqueamento nas buscas, é importante que ele esteja estruturado de acordo com SEO. O WordPress oferece ferramentas e plugins como o YOST que te ajudam a otimizar seu conteúdo para melhorar o posicionamento nas buscas.

Ou seja, mesmo que você não seja um expert em SEO, é possível aplicar algumas táticas usando os plugins disponíveis.

 

4. Design responsivo

O WordPress possibilita que seu site seja responsivo. O que isso quer dizer? Que ele irá se adaptar em diferentes telas. Isso é ótimo, pois os usuários utilizam internet não somente em frente a um computador, mas sim no celular, televisores, tablets, etc. 

Há pouco tempo, era preciso bons conhecimentos de programação para se ter uma versão do seu site para ser usada via Mobile. Com o WordPress, você cria seu site com design responsivo.

Dica: verifique se o tema que pretende usar para o seu site oferece a possibilidade de se adequar a diferentes resoluções.

 

 5. Acessibilidade

O WordPress oferece a possibilidade de usar plugins que ajudam resolver problemas de acessibilidade. Isso significa que a comunidade WordPress é preocupada em ser inclusiva e acessível o máximo que puder.

 

6. Gestão de conteúdo CMS

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Management System) mais popular do mundo. Isso não é pouca coisa.

Ou seja, ele permite que qualquer pessoa que utilize o software possa criar, gerenciar e alterar o conteúdo em um site.

Por esse motivo, o WordPress é uma ferramenta muito utilizada na criação de sites, não é necessário entender sobre codificação para conseguir executar.

  • Vantagens e benefícios de usar CMS WordPress: a grande vantagem é que pessoas que não são expert em desenvolvimento e programação de sites, podem criar o seu. Além disso, por ser um sistema de código aberto você muita liberdade para montar seu site da maneira que achar melhor. Sem precisar ficar engessado, você pode criar um layout do jeitinho que quiser.

 

7. Participação de mercado

Há diversos outras plataformas que oferecem serviços semelhantes. Mas, o WordPress é um dos mais populares.

Para ter ideia, de acordo com o W3Techs o WordPress é usado por mais de 63% dos sites com sistemas de gerenciamento. 

Se compararmos com outros softwares como o Joomla e o magneto, juntos, eles representam apenas pouco mais de 6% do mercado de CMS.

 

8. Gestão de usuários

O WordPress possibilita um ótimo gerenciamento da sua equipe. Isso significa que, de acordo com a função do seu funcionário na sua empresa, você define os níveis de acesso que ele poderá ter na plataforma.

O que é uma ótima ferramenta para você coordenar sua equipe e ainda assegurar a segurança do seu site.

 

9. Fácil acesso às configurações do site

O WordPress foi projetado para oferecer um fácil acesso aos seus comandos e configurações.

Na prática, isso quer dizer que sem muita complicação, é possível definir a aparência, a estrutura de links, quais plugins vai habilitar e utilizar e outras configurações do seu site.Além disso, é possível alterar qualquer definição, sempre que houver necessidade.

 

10. Compatível com diferentes mídias e formatos

Como o WordPress oferece um design responsivo, o seu site pode ser visto em diferentes mídias e formatos.

Além disso, oferece a possibilidade de incluir em seu site imagens de diferentes tamanhos, e até otimizá-las, e incorporar arquivos de áudio e vídeo. Através da utilização de plugins essa tarefa não demanda muito trabalho.

 

11. Migração e alteração do plano de hospedagem

A hospedagem irá possibilitar que seu site fique online. O WordPress oferece a possibilidade de hospedar seu site em precisar ter um conhecimento técnico avançado. 

Há alguns planos de hospedagem que você pode escolher. Quando se cria um site é normal escolher um plano com recursos mínimos, mas conforme seu site cresce, será necessário contratar um plano com mais recursos.

O WordPress possui diversos plugins que ajudam na migração do seu site em pouco tempo.

 

12. Alta variedade de plugins e extensões

Para customizar e melhorar seu site, o ideal é fazer isso por meio dos plugins e extensões. E o WordPress oferece diversas possibilidades para seu site. Para ter ideia, são mais de 47 mil plugins disponíveis para otimização do seu espaço na web.

São ferramentas poderosas, eficientes e práticas para estruturar seu site. or meio de um plugin  é possível incluir e-commerce, formulários, integração com redes sociais, e muito mais.

E o melhor: nem sempre a aquisição desses plugins precisa gerar custos para a sua empresa, há diversos plugins gratuitos e pagos para escolher.

 

13. Troca de templates fácil e sem alteração do conteúdo

Através dos temas você consegue personalizar seu site do jeito que achar melhor, deixando-o com uma aparência exclusivo. 

Uma das grandes vantagens é que o WordPress oferece milhares de temas diferentes, gratuitos ou não. Para instalar não é necessário ser programador ou desenvolvedor, o programa oferece instalação descomplicada e não altera o conteúdo do seu site.

 

14. Atualizações constantes

Para garantir maior segurança e usabilidade, geralmente, o WordPress é atualizado a cada 6 meses, e você tem acesso a uma nova versão. 

Os desenvolvedores do software estão em constante atualização do sistema, o que é ótimo não só para quem utiliza a plataforma, como também para oferecer uma excelente experiência aos usuários.

 

15. Adaptação para qualquer tipo de website

Como o WordPress permite a criação de sites responsivos, você não terá problemas para que os usuários acessem seu conteúdo em diferentes dispositivos.

O seu site se adapta à diferentes telas, sem que você precise inserir códigos ou usar técnicas avançadas de programação. Basta inserir os plugins certos que seu site será responsivo.

 

16. Controle total do seu site

O WordPress oferece máxima liberdade para você guiar o projeto do seu site e desenvolvê-lo da maneira que preferir.

Além disso, você  tem o total controle das publicações e atualizações do conteúdo, também pode agendar os posts, integrar membros e muitas outras funções.

 

17. É o melhor suporte para blog

A fama do WordPress começou porque a plataforma se tornou referência na criação de blogs. Para ter ideia, é uma das melhores plataforma de gerenciamento de conteúdo para blogs.  Hoje em dia, é possível criar sites institucionais e até loja virtual. 

Uma outra possibilidade que o WordPress oferece é integrar um blog no site da sua empresa.

 

18. Custo benefício

Sem dúvidas, o WordPress é uma das plataformas CMS que oferecem o melhor custo x benefício. Para quem está começando no mundo digital, a dica é começar com a versão paga.

Mesmo na versão paga, você tem acesso a diversos plugins gratuitos, ou seja, também dá para criar um site de qualidade gastando pouco. As maiores despesas que teria seria com o domínio e a hospedagem do seu site.

E, se tem algum poder de investimento, é possível economizar com a contratação de plugins gratuitos.

 

19. Totalmente traduzido para o português do Brasil

O WordPress oferece a possibilidade de deixar a plataforma traduzida para o português, isso é ótimo, pois você não precisa ser um expert em inglês para pode usar o sistema.

Para passar o WordPress para o português basta entrar no no painel de administração > Settings > General. Depois, no final da página, onde estiver escrito “Site Language”, escolha a nova língua, no caso, português do Brasil.

 

20. Comunidade WordPress

Como o WordPress é um sistema de código aberto, ele acaba sendo acessado por muita gente, o que resultou na criação de uma grande comunidade. Por isso, é muito fácil conseguir um suporte caso tenha algum problema na utilização na plataforma.

Há diversos fórum oficiais e até suporte dos plugins  que você pode recorrer caso precise de ajuda. 

Também há uma infinidade de blogs independentes em diversas línguas que oferecem conteúdos de qualidade para quem mexe com WordPress.

 

Por que usar WordPress?

Depois desses 20 motivos deu para perceber porque precisamos de um artigo inteiro só dedicado às qualidades do WordPress, não é mesmo?

Você consegue criar um site do zero sem precisar ser um gênio da informática, é um sistema dinâmico, moderno, inovador e atualizado. São fatores que vão garantir a criação de sites e blogs de qualidade.

 

WordPress para produção de conteúdo

Uma alternativa para agregar mais visitantes e clientes para o seu site, é integrar um blog que ofereça conteúdo alinhado ao seu produto. Essa é uma oportunidade de oferecer conteúdo de qualidade para os usuários, passar credibilidade e atrair possíveis clientes.

 

Quais as diferenças, vantagens e desvantagens do wordpress.com e wordpress.org?

O WordPress possui duas versões diferentes, o WordPress.com, que seria a versão gratuita da plataforma, e o WordPress.org, que seria a versão paga.

  • WordPress.com: para quem está começando um negócio, a versão grátis é uma boa alternativa, pois não gera custos altos e você pode montar seu site sozinho, pois as ferramentas oferecidas são mais simples. A grande desvantagem da versão gratuita é que não é possível usar um domínio personalizado, ou seja, o nome do seu site sempre terá o sufixo “wordpress.com”, também não é possível vender anúncios, a não ser que tenha uma visitação de no mínimo 25 mil pessoas.
  • WordPress.org: oferece uma ampla possibilidade para seu site, ele é voltado para quem deseja um site profissional. Oferecendo uma grande capacidade de personalização, diversos plugins, personalização do código, entre outras facilidades para deixar seu site ideal para o que deseja alcançar. Além disso, essa plataforma possui um custo, que é o da hospedagem. A desvantagem é que se você não tiver conhecimento de criação de sites, poderá encontrar dificuldades para manter seu site atualizado, monitorar todas as funcionalidades, como comentário dos usuários, sem falar que é preciso ter noção das implicações legais dos conteúdos postados. Por isso, considere contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de sites.

 

Vantagens do WordPress sobre os concorrentes

Não é só o WordPress que oferece um sistema para gerenciar conteúdo online. Há outras plataformas que oferecem o mesmo tipo de serviço. Confira um comparativo das principais com o WordPress.

  • Wix: Essa plataforma é muito simples e fácil de usar, mais fácil do que o próprio WordPress. Além disso, é gratuita. A grande desvantagem é que não conta com tantos recursos, o que pode acabar limitando o seu negócio e a criatividade do seu projeto.
  • Joomla: O Joomla vem crescendo bastante no mercado CMS, sendo uma ótima alternativa para a criação de blogs. Uma das grandes desvantagens é que o Joomla não oferece um diretório com temas e possui poucas opções de plugins, o que pode acabar limitando as funcionalidades e layout do seu site.
  • Weebly: O Weebly também é uma plataforma bem simples e fácil de usar. As maiores desvantagens dessa plataforma é que os recursos são mais limitados, o que pode não ser a melhor escolha, a depender do seu projeto.
  • Webnode: O Webnode possui uma interface muito fácil e intuitiva de usar. Um dos diferenciais dessa plataforma é que ela oferece suporte para mais de 20 idiomas. As desvantagens é que seu site não possui um domínio próprio, oferece poucas ferramentas SEO e layout limitado.

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

 

Leave a Reply