fbpx

Qual é melhor, Wix ou WordPress? Qual oferece a melhor plataforma para criar loja online, blog ou qualquer outro projeto web?

Essas e outras perguntas nós iremos responder nesse review comparativo, Wix versus WordPress. Vamos às análises?

Conteúdo:

Wix ou WordPress

Wix ou WordPress

1 –  Qual plataforma é mais usada na internet, Wix ou WordPress?

Ambas as plataformas já são muito conhecidas na internet e no mercado de criação de sites, sendo que ambos possuem vários adeptos na internet.

Porém quando analisamos os números de cada plataforma, há uma disparidade: mais de 35% dos sites na internet são feitos no WordPress, enquanto o Wix possui uma participação de mercado de apenas 1,3%.

O grande número de sites usando a plataforma WordPress já é um indicativo da sua qualidade e predominância.

Participação de mercado anual das plataformas de criação de sites

Participação de mercado anual das plataformas de criação de sites

Nos próximos tópicos vamos destrinchar um pouco mais sobre as qualidades do WordPress, que o tornam tão buscado na internet, enquanto fazemos um comparativo com o Wix.

2 – Qual oferece mais flexibilidade de edição para iniciantes?

Nesse quesito o Wix é vencedor, sua plataforma é extremamente intuitiva, ao ponto de usuários que nunca mexeram em um site antes conseguirem facilmente produzir um.

Isso porque a edição do site como um todo pela plataforma Wix, é feita manualmente, no esquema de pegar e arrastar textos, imagens, ícones e outras partes do layout, para uma tela em branco, que seria o site.

A edição dos sites por meio do WordPress também consegue ser bem flexível, isso porque a quantidade de temas e plugins prontos para uso na programação do site é enorme.

Porém, a implementação desses temas e layouts é feita de forma menos intuitiva no WordPress, o que gera menos flexibilidade de edição para usuários iniciantes.

Ou seja, o WordPress exige do seu usuário um certo nível de conhecimento da plataforma, um estudo mais aprofundado das ferramentas oferecidas por ele antes de usar.

Esse estudo aprofundado da plataforma e ferramentas oferecidas já não é necessário quando estamos falando do Wix.

Ferramenta Wix

Ferramenta Wix

3 – Qual dos dois se posiciona melhor nas buscas do Google (SEO)?

Todos que sabem a fundo o que é SEO sabem que trata-se de uma estrtégia fundamental para aumentar a visibilidade do seu site na internet e consequentemente aumentar o número de visitas, leads e clientes.

Sendo assim, uma das estratégias mais utilizadas pelos profissionais do marketing digital (também uma das mais relevantes) é o SEO e a criação do blog.

Muitas pessoas se questionam por que criar um blog?

Nossa resposta é simples: você deve criar um blog para conseguir melhores resultados, o potencial de crescimento que ele oferece ao seu site e para a sua empresa é enorme.

Recomendamos que você busque mais informações sobre o que é blog, isso porque um bom trabalho de blog atrelado ao SEO faz com que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa do Google para determinadas palavras-chave.

No quesito SEO o WordPress oferece uma plataforma melhor do que o Wix.

WordPress ou Wix? Análise SEO

WordPress ou Wix? Análise SEO

Por que o SEO no WordPress é melhor?

Porque ele oferece ferramentas mais robustas e capacitadas para criação de blog posts e consequentemente para uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa do Google.

Por exemplo, pelo WordPress você consegue usar plugins avançados para a criação de blog posts, como o Yoast, Google XML Sitemaps e W3 Cache, o que é fundamental para as estratégias de SEO.

Ressaltamos que todos os plugins citados acima são exclusivos da plataforma WordPress, eles não podem ser usados, por exemplo, em outras plataformas de criação de sites, como o Wix.

Por que o WordPress possui tantas opções de plugins e funcionalidades variadas?

Isso acontece porque existe uma grande comunidade de desenvolvedores na plataforma.

4 – Wix ou WordPress para blog?

A criação do blog, principalmente quando falamos de blog corporativo, ou qualquer outro blog com o intuito de gerar renda, precisa ser atrelada ao trabalho de SEO.

Portanto, o WordPress é mais indicado nesse caso.

Isso porque o blog que vende e que gera uma grande quantidade de tráfego, usa e abusa de estretégias de SEO para ficar nas primeiras posições do Google.

Wix ou WordPress para blog?

Wix ou WordPress para blog?

5 – Qual oferece melhor design? WordPress ou Wix?

Nessa questão ambos possuem ferramentas adequadas para a construção de belos sites.

Ambos oferecem temas com layouts pré-definidos e bonitos.

Vale ressaltar que a qualidade do design depende muito mais da pessoa que produz o site do que da ferramenta em si.

Normalmente, um site com um design bem feito, depende do bom gosto e conhecimento sobre design e das ferramentas de criação de quem desenvolve o site.

Temas Wix

Temas Wix

Temas WordPress grátis

Temas WordPress grátis

6 – Qual oferece mais velocidade de carregamento?

Outro ponto super importante de analisarmos é a velocidade do carregamento dos sites em ambas plataformas.

Isso porque o tempo que seu site demora para carregar também é uma das variáveis analisadas pelo Google ao desenvolver o ranking de buscas.

Quando falamos na velocidade do site, tanto a plataforma Wix como a WordPress oferecem bons resultados.

Entretanto, graças a grande quantidade de plugins oferecidos pelo WordPress, as soluções para aumentar a velocidade de carregamento do site são melhores nessa plataforma.

Entre os principais plugins para aumentar a velocidade do seu site no WordPress destacamos: Wp Fasstest Cache e W3 Cache.

Esses plugins conseguem fazer com que o site WordPress tenha uma velocidade de carregamento ainda melhor do que os sites feitos no Wix.

Concluindo, para quem indicamos o Wix?

Fazer site Wix. Para quem indicamos?

Fazer site Wix. Para quem indicamos?

Indicamos o Wix para pessoas que pensam em criar o site sozinhas, sem ter nenhum conhecimento de programação.

Para pessoas que buscam facilidade e praticidade no desenvolvimento do seu site.

Por exemplo, com os planos pagos da Wix, você conseguirá sim ter um site profissional de domínio “.com” ou “.com.br”, desenvolvido por você, com as características desejadas.

Eles oferecem uma gama diversificada de apps no “App Marketing” que atendem às principais necessidades e funcionalidades desejadas na criação do site, como chats, fóruns, entre outros.

Concluindo, o Wix é uma opção mais simples e prática, que exige pouco conhecimento da plataforma ou de qualquer linguagem de programação para desenvolver um site.

Para quem indicamos o WordPress?

Fazer site com WordPress. Para quem indicamos?

Fazer site com WordPress. Para quem indicamos?

Indicamos o WordPress para pessoas que buscam um site completo e robusto, excepcional nos quesitos SEO, blog e velocidade.

Essa plataforma é usada por 35% da internet, por grandes empresas em todos os segmentos do mercado.

Isso se deve à capacidade de personalização e pelas ótimas soluções oferecidas por ele.

Destacamos que usar o WordPress irá demandar um certo estudo e conhecimento da plataforma, mas esse conhecimento pode ser adquirido por meio de cursos na internet.

Portanto recomendamos que você busque saber mais sobre a plataforma e sobre o que é WordPress.

Como agência especializada em criação de sites WordPress, somos apaixonados pela plataforma.

Caso o seu projeto exija um grande conhecimento técnico, um atendimento personalizado e soluções rápidas, nossa equipe de especialistas em WordPress está à disposição para lhe ajudar com o seu projeto.

Em conclusão, esperamos ter ajudado a esclarecer as principais diferenças entre as duas plataformas de criação de site, e que você agora possa começar o seu projeto escolhendo entre Wix ou WordPress!

Leave a Reply