fbpx

Descubra como desenvolver no WordPress com segurança para o seu negócio

Segurança em primeiro lugar, sempre. Se você tem um negócio online, certamente esse deve ser um dos principais fatores na hora de escolher uma plataforma para seu site.

Por isso, deve estar se perguntando se o WordPress é seguro. Se está com essa dúvida, esse artigo foi escrito para você.

Saiba quais as medidas, estratégias e técnicas para aumentar a segurança do seu site. Você vai ver que, muitas vezes, a questão não é o WordPress em si, mas, sim, a blindagem do seu site.  Criar camadas de segurança para que seja mais difícil invadir ou roubar informações do site, entre outras estratégias.

Mas, se não sabe por onde começar ou como fazer isso, converse com a gente. A Studio Visual vai blindar seu site usando todas as ferramentas disponíveis do WordPress.

Wordpress é seguro?

 

Conteúdo:

 

Por que o WordPress é seguro?

O WordPress, atualmente, é o CMS mais utilizado no mundo. Para ter noção do que estamos falando, são mais de 3,5 milhões de sites cadastrados na plataforma, segundo pesquisas feitas pelo W3Techs. Para fazer com que todos esses administradores de site consigam colocar seus projetos em prática, é necessário uma equipe de segurança. 

A equipe de segurança do WordPress é composta por aproximadamente 50 especialistas, incluindo desenvolvedores líderes e pesquisadores de segurança. A função deles é rastrear, testar e corrigir bugs e problemas de segurança.

Se for um problema de hackeamento não muito sério, os membros responsáveis pela segurança, informam no painel do WordPress. Quando acontecem ataques mais sérios, o aviso é dado pelo WordPress.org na página de notícias do site.

É possível afirmar que o WordPress possui uma equipe de profissionais dedicados proteger a plataforma e encontrar soluções de segurança diariamente. Um forte investimento numa equipe como essa faz com que a plataforma seja uma opção muito segura.  

 

O WordPress é mais seguro que outras plataformas?

O WordPress conta com uma equipe de segurança, chamada de WordPress Project. Essa equipe é quem trabalha lado a lado aos desenvolvedores quando há ameaças na segurança. Eles que são os responsáveis por garantir que nada de inseguro irá invadir o sistema. 

Dessa maneira, ter um site no WordPress proporciona a vantagem de ter uma grande equipe por trás voltada para a segurança da plataforma.

 

Quais são as vantagens do WordPress em segurança?

O core do WordPress é bem definido e passa constantemente por atualizações que visam a melhoria da plataforma. Confira quais são os fatores que fazem com que a plataforma saia à frente de seus concorrentes no mercado.

  • Grande equipe de segurança;
  • Constante atualização da plataforma e plugins; 
  • Ser um dos principais membros do OWASP;
  • Criação de ferramentas de criptografia;
  • Tem a confiança de empresas de escala mundial.

 

Como o WordPress pode proteger os dados da minha empresa e clientes?

Você pode fazer uso de diversos recursos disponíveis para blindar ainda mais o seu site, como incluir funções específicas para manipulação de banco de dados, sistemas de arquivos e afins. 

Além das ferramentas de proteção, a plataforma também faz parte do Open Web Application Security Project (OWASP), uma comunidade online dedicada à segurança de aplicativos da web. Os participantes criam metodologias, ferramentas e tecnologias no campo da segurança web. 

 

WordPress Nonces

Uma das principais ferramentas é o WordPress Nonces (número usado uma vez, na tradução direta), um recurso semelhante ao Token que os bancos oferecem aos clientes. É um tipo de criptografia usada para prevenção de ataques, protegendo URLs e envio de formulários contra usos maliciosos.

Esse recurso é muito utilizado para evitar ataques do tipo CSRF e também para a proteção de informações. 

 

LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados no WordPress

É muito importante que seu negócio esteja regulamentado de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que protege informações de identificação pessoal (IIP) em todos os países na União Europeia. 

Mesmo que essa lei ainda não se aplique no Brasil, se tem uma loja, por exemplo, e precisa enviar produtos para clientes pertencentes a União Europeia, será preciso seguir a LGPD para encaminhar o produto sem desrespeitar a lei. Após a criação da lei, em 2018, todas as versões do WordPress passaram a seguir a lei. 

 

De quais vulnerabilidades o WordPress pode proteger meu projeto?

Infelizmente, todo site está sujeito a ataques com vírus, malwares e outros tipos de técnicas para tentar pegar dados, adicionar spam, entre outros. Mas, afinal, de que tipo de vulnerabilidades estamos falando?

Confira quais são os tipos de ataques mais comuns na internet e como o WordPress vai deixar o seu site mais seguro contra esses tipos de ataques.

 

Proteção contra hacking de dados de usuários

Muitos ataques dos hackers provém dos dados coletados no site. Para proteger os dados é importante garantir que esteja usando a versão mais atualizada do WordPress.  Segundo dados coletados pelo site da Sucuri, softwares desatualizados têm maior probabilidade de sofrerem ataques de hackers. 

Um exemplo é o Cross-Site Scripting (XSS), esse ataque rouba os dados de identidade do outro usuário. Geralmente, postando uma mensagem em um fórum, a qual redireciona o usuário para um site falso para pegar dados e informações do usuário.

 

Proteção contra hacking de dados institucionais

Outro ataque que pode acontecer são aqueles chamados de hacking de dados institucionais. O mais comum deles é o Backdoors, que nada mais são do que arquivos maliciosos escondidos em algum lugar. Uma dica é escanear seu site com ferramentas como o SiteCheck, esse programa detecta Backdoors mais comuns com facilidade. 

Além disso, há também o ataque por tentativas de login por brute-force. Ou seja, esse tipo de hack tenta acessar seu site por meio de senhas fracas através de scripts automatizados. Por isso, sempre use senhas com pelo menos 8 caracteres com letras minúsculas e maiúsculas e caracteres especiais. 

Outro ataque que não é muito comum de acontecer, mas é difícil de prevenir é o Supply Chain Attack (Ataques de Cadeia de Suprimentos). Ele se infiltra por meio de um provedor externo que possui acesso ao seu sistema e dados. A dica aqui é ficar de olho no no Wordfence, quando algum plugin sofre esse tipo de ataque, o WordPress informa que ele foi removido do repositório do WordPress.org. 

 

Proteção contra redirecionamentos maliciosos

Esse tipo de ataque acontece quando um código é inserido em seu site com intenção de redirecionar o visitante para outro site. O mais comum é o Pharma Hacks, um tipo de ataque que se aproveita dos seus esforços de SEO para adicionar conteúdo como spam. 

No geral, esses redirecionamentos possuem a intenção de gerar impressões de publicidade. Mas, alguns podem ser mais prejudiciais e explorar a vulnerabilidade do computador do visitante.

 

Denial of Service (DoS) e Distributed Denial of Service (Ddos)

Ataques dessa natureza são mais sofisticados e os danos causados podem ser bem altos. Esse ataque acaba gerando sobrecarga em um serviço ou computador para que o sistema fique indisponível para os usuários. 

Uma dica para manter a segurança do seu site em dia, é contratar uma agência de desenvolvimento que irá configurar seu site para que ele tenha toda a segurança necessária, tanto para o seu negócio, quanto para os usuários.

 

Verificação de vulnerabilidade a um ataque

Além de instalar diversas ferramentas que vão deixar o seu site WordPress mais seguro, a Studio Visual também faz um serviço de verificação. Essa é uma maneira de fazer uma revisão no site e checar se ele está ou não vulneráveis a ataques.   

Para garantir uma verificação constante no site da sua empresa, considere um contrato de manutenção (inserir link do texto de contrato de manutenção).

Confira as verificações que a Studio Visual pode fazer no site e verificar se a segurança está da maneira ideal.  

 

Verificador de plugins vulneráveis

O site  Hacker Target  pode ser seu aliado para verificar a vulnerabilidade dos plugins. Além disso, no site do Sucuri é possível encontrar uma lista com diversas URLs infectadas por malware conhecido. 

O WP SCANS utiliza seu banco de dados de vulnerabilidades para verificar se o plugin ou tema está infectado. 

Outra ferramenta que você pode usar é o WP Neuron, que verifica as vulnerabilidades do WordPress, incluindo os plugins instalados.

 

WordPress desatualizado

Uma versão desatualizada pode ser a porta de entrada para invasões de hackers e esse fator não se deve à plataforma que não oferece segurança, mas sim ao usuário que não tomou as devidas precauções. 

Por isso, saiba que a Studio sempre irá garantir que o seu negócio esteja usando a versão mais atualizada, pois ela terá os recursos mais recentes de segurança.

 

Temas ou plugins desatualizados

A recomendação acima também vale para os plugins. Sempre use versões atualizadas dos plugins e dos temas. Essas atualizações são feitas para que a segurança e correções de bugs sejam melhoradas cada vez mais. 

 

Instalação de temas ou plugins suspeitos

Em hipótese alguma utilize plugins e temas piratas. Muitos usuários acabam fazendo download de plugins via torrent, por exemplo, e o problema é que a grande maioria estão infectados. 

Sem perceber, você acaba criando vulnerabilidades e instalando plugins sem saber se é seguro ou não. Por isso, é importante que esse processo seja feito por profissionais capacitados, que irão usar uma metodologia que vise a segurança na aplicação dos plugins e temas.

 

Soluções Para deixar o WordPress mais Seguro

Ok, já deu para notar que o WordPress já é bastante seguro e que há um grande investimento na proteção da plataforma.

Mas, sabia que é possível criar uma blindagem ainda maior? Esse trabalho de blindagem pode ser feito por uma agência especializada em WordPress. 

A Studio Visual está há mais de quinze anos no mercado entregando projetos em WordPress com todos os requisitos de segurança necessários.

 

Segurança para seu site wordpress

 

Veja o que podemos fazer com o site da sua empresa, tornada a vida de invasores muito mais complicada. 

  • Proteção ao diretório wp-admin: usamos duas senhas fortes para acessar o diretório wp-admin.
  • Criptografia de dados: estamos sempre atentos aos certificados, como o certificado SSL, pois isso irá dificultar a invasão de hackers ou falsificação de informações.
  • Proteção ao banco de dados e backup regulares: fazemos backups com frequência em um local de segurança.
  • Segurança da hospedagem: uma hospedagem segura irá garantir que seu site fique mais protegido a ataques e invasões de hackers.
  • Aplicação de um WAF (Web Application Firewall): usamos o WAF – Web Application Firewall. Uma espécie de filtro para o acesso ao servidor de hospedagem, protegendo seu site de ataques comuns, como Cross-Site Scripting (XSS) e SQL Injection e DDoS.
  • Proteção o arquivo wp-config.php: com um wp-config.php inacessível é mais difícil de hackers violarem a segurança do seu site.
  • Desativar a listagem de diretórios com .htaccess: sempre nos preocupamos em colocar um arquivo index.html nos diretórios para proteger que os visitantes consigam a  listagem completa.
  • Instalação de antivírus e anti-malwares, alerta de vulnerabilidade e plguins de segurança.

 

Afinal, devo confiar na segurança do WordPress?

Muitas vezes, os ataques de hackers e instalações de malwares maliciosos estão ligados ao fato de que o usuário está utilizando uma versão desatualizada, não só do sistema, como dos plugins e temas. Usando os métodos de segurança e as medidas de prevenção seu site ficará seguro.

 

Criação de site WordPress com segurança

Ainda que exista muito material disponível gratuitamente na internet para resolver as questões de segurança da sua plataforma de maneira autônoma (e nós até demos algumas dicas aqui), a melhor forma de garantir a segurança do seu site é através de uma equipe profissional. 

Um desenvolvedor experiente poderá implementar a segurança de maneira eficaz e sem deixar brechas para que invasores ataquem seu site.

 

Como a Studio Visual pode ajudar no seu projeto

A Studio Visual trabalha com uma equipe profissional e capacitada que conhece e tem experiência em diversos projetos no WordPress.

Somo especialistas e criamos seu site com todas as funcionalidades necessárias para que ele se destaque e some novos visitantes. O seu projeto será criado com versões atualizadas e modernos recursos para garantir sua segurança e dos seus visitantes.

Studio Visual ajuda na segurança do seu site

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Leave a Reply