fbpx

Descubra por que seu site está lento e como resolver

WordPress lento para carregar? Descubra quais são os motivos que estão deixando o seu WordPress lento e saiba como resolver esse problema para não prejudicar o desempenho do site. 

Com um WordPress rápido, o desempenho do site será ainda melhor, aumentando as chances do crescimento do número de conversões e vendas. Confira!

 

Site lento o que fazer

 

Conteúdo:

 

Por que o site WordPress lento para carregar?

Ninguém gosta de navegar em um site lento, não é mesmo? Se o seu site WordPress está com problemas na velocidade, é muito provável que esteja perdendo acessos por conta disso.

 

 

Mas, problemas com a velocidade podem ser resultado de uma série de fatores. Para esclarecer, selecionamos as principais razões pelas quais geralmente o WP apresenta lentidão. Veja a seguir:

  • WordPress lento na hospedagem: a hospedagem do site pode interferir na velocidade do painel de administrador e no site como um todo. Isso pode ter sido causado por conta de uma hospedagem sobrecarregada.
  • Servidor lento: um servidor sobrecarregado ou antigo também pode afetar na velocidade da sua plataforma. É necessário checar se o servidor é o ideal para o tipo de site que tem. Caso contrário, considere fazer uma migração. 
  • Lentidão por falta de atualização do software ou plugins: softwares e plugins são importantes para o funcionamento de um site. Mas, caso estejam desatualizados, interferem na performance do mesmo. Verifique se todos estão com as suas versões mais modernas. 
  • Tema WordPress lento: está usando um tema bonito, mas que é muito pesado? Então considere trocá-lo. Pode deixar o WordPress muito lento, e isso atrapalha na atualização de conteúdo do site. 
  • Excesso de plugins instalados: plugins são ótimos, ajudam demais no desempenho de um site. Mas, muitos deles, podem atrapalhar a performance do WordPress, caso não exista um monitoramento. 
  • Carregamento lento de imagens: caso isso esteja acontecendo, considere otimizar as imagens para deixá-las mais leves e carregar mais rapidamente. 
  • Como saber qual script está deixando meu site lento? Se nenhum dos motivos anteriores tenha resolvido, procure olhar o código do WordPress. Às vezes, na hora de adicionar um plugin ou widget autoral, o código teve algum problema e acabou afetando a velocidade do site. Faça uma revisão e veja se está tudo ok. 
  • Como descobrir qual plugin está deixando o site lento? Faça uma revisão nos plugins instalados. Veja qual deles é mais pesado e os que não estão sendo utilizados, considere desativá-los.

 

Como garantir a segurança do seu cliente no atendimento online?

Para seu negócio ser um sucesso e ter prestígio no mercado, é muito importante investir em segurança. Confira, neste artigo, os principais métodos e ferramentas de segurança para um negócio digital. Clique aqui e saiba mais.

 

Dicas para atualizar WordPress lento

Depois de apresentar os motivos que podem deixar o WordPress lento, é o momento de apresentar as soluções. O que pode ser feito para aumentar a velocidade da plataforma?

 

Escolha uma boa hospedagem

Avalie se é necessário trocar a hospedagem do seu site ou alterar o plano na hospedagem atual. O importante é ser de qualidade. A velocidade do site pode ser afetada.

 

Otimize todas as imagens do site

Otimize o tamanho de todas as imagens que forem publicadas no site. Além de melhorar a velocidade, o site também fica melhor ranqueado nos motores de busca com a descrição baseada em termos de busca SEO.

Veja, por exemplo, alguns plugins que podem ser utilizados para a otimização de imagens: 

  • reSmush.it 
  • EWWW Image Optimizer
  • ShortPixel Image Optimizer 

 

Faça sempre a minificação e concatenação de Scripts e CSS

Faça revisões no código do site sempre que possível. Só dessa maneira será possível fazer a minificação e a concatenação.

Por outro lado, caracteres que estão escritos e são desnecessários podem afetar a velocidade do site. Código em excesso por fazer mal para a plataforma.

 

Tenha bons plugins para cache

  • WP Fastest Cache
  • Plugin WP Super Cache
  • Autoptimize
  • WP-Optimize – Clean, Compress, Cache

 

Como saber se a otimização do meu site deu certo?

Depois de todo serviço, é necessário fazer o teste. Quando se faz a otimização de um site, visando aumentar a velocidade, é preciso verificar se realmente a plataforma está mais veloz. Confira algumas ferramentas para testes:

 

Ferramentas para teste de velocidade

Confira abaixo as principais ferramentas para teste de sites: 

  • GTmetrix
  • WebPagetest
  • Google Test My Site
  • YSlow
  • Pingdom

 

Por que é importante ter um site mais rápido?

O primeiro grande motivo é pela experiência do usuário. Tanto quem administra o site, quanto o usuário precisam ter uma plataforma digital rápida que resolva os problemas. Não há nada pior do que entrar num site e ele demorar para carregar ou travar. 

Com um site lento, a taxa de rejeição aumenta. Como resultado, isso acaba influenciando no segundo grande motivo para ter um site rápido: posicionamento nos sites de busca. O Google percebe quando um site está lento e não ajuda o usuário. Consequentemente, ele vai jogando o site para as posições mais baixas da busca.

 

Site wordpress lento

 

Empresa especialista em WordPress para resolver lentidão no site

Se o seu site está com problemas de velocidade, considere entrar em contato com uma empresa especializada em WordPress para entregar as melhores soluções. 

Para te ajudar a melhorar a lentidão do site, a Studio Visual conta com profissionais especialistas que conhecem a plataforma e que vão te ajudar a resolver esse grande problema.

 

Por que contratar profissionais para melhorar a velocidade do meu site?

Um profissional experiente em WordPress pode mostrar o caminho exato para resolver o problema. Além disso, pessoas que não são especialistas podem causar um dano maior e prejudicar o seu negócio. 

Portanto, deixe que os profissionais ajudem o seu site. O problema será resolvido de forma mais rápida e ágil. Vamos marcar uma conversa?

 

Studio Visual

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

 

Leave a Reply